Como Consultar o Licenciamento do Veículo? Guia Completo

Aprenda neste texto como fazer a consulta do licenciamento anual de um veículo. Entenda o que é, porque é importante fazer está consulta. Diferença entre CRLV e CRV, e muito mais.

como fazer para consultar o licenciamento de um veículo

Saber como consultar o licenciamento do veículo é uma prática que todos os motoristas devem ter a obrigação de aprender a fazer, isso pois o prazo para a quitação dessa taxa é definido e obrigatório.

E seu prazo para pagamento deve ser cumprido e respeitado por todos os proprietários de veículos, sem falar que isso evitará multas ou que você tenha seu automóvel apreendido em alguma blitz de trânsito.


A taxa de licenciamento anual é obrigatória para todos os veículos que rodam pelo país, mas os prazos para pagamento e as taxas podem sofrer alguma variação de um estado para outro, e seu pagamento deve ser feito conforme a numeração final da placa do veículo. Tudo depende da onde o mesmo está registrado.

Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre como fazer a consulta da taxa anual do licenciamento do veículo, preparamos esse guia essencial simplificado para responder todas as suas perguntas sobre o assunto.

O que é o licenciamento anual veicular?

O licenciamento de veículos é o nome dado ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), também muito conhecido como o documento do veículo.


Documento esse de porte obrigatório, onde ele deve ser renovado todos os anos conforme estabelecido no Art. 130 do CTB (Código de Transito Brasileiro).

Sendo assim todo veículo automotor, articulado, elétrico, reboque ou semirreboque para poderem circular nas vias terrestres brasileiras deverão ser licenciados todos os anos pelos órgãos de transito responsáveis por cada estado onde o veículo estiver devidamente registrado.

E rodar com o veículo sem estar devidamente licenciado trata-se de uma infração considerada gravíssima, onde o motorista receberá multa e perda de pontos na carteira de habilitação. Sem falar também que o veículo será apreendido até que seu proprietário regularize a situação.

Saiba que é através do licenciamento anual veicular que as autoridades sabem que determinado veículo está apto para trafegar pelas vias públicas de todo o país.

Como consultar o licenciamento do veículo?

Para você fazer a consulta do licenciamento anual do veículo é muito simples, basta acessar o site do DETRAN do estado em que ele está registrado, não há necessidade de realizar nenhum cadastro.

É só ter em mãos o número do RENAVAM e a placa do veículo, mas a grande maioria só pede mesmo a numeração do RENAVAM.

Então, se o mesmo estiver registrado em São Paulo, realize a consulta no portal do DETRAN de lá, se estiver registrado em Minas Gerais é no site do estado de MG que terá de consultar.

Nessa consulta verá se o veículo possui débitos pendentes, como o IPVA atrasado por exemplo, se existem multas, se o veículo tem algum alerta de furto ou roubo. Entre muito mais informações importantíssimas.

Também nessa consulta é possível saber qual é o valor da taxa anual do licenciamento, e isso varia de estado para estado também, onde a mesma pode ser reajustada anualmente pelos órgãos de trânsito.

Depois de efetuar o pagamento ele será confirmado pelo DETRAN do estado e assim será emitido o CRLV, onde o mesmo só está disponível agora em formato digital e não mais no papel moeda.

Você pode baixar o certificado no portal do órgão de trânsito responsável, ou então baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e imprimir ele em uma folha de papel A4 comum.

Diferenças entre CRLV e CRV:

A única diferença entre o CRLV e o CRV está na validade de ambos, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo tem de ser pago e renovado anualmente, enquanto o Certificado de Registro do Veículo não tem prazo de validade.

E outra diferença é que o CRV permite que o veículo seja transferido em caso de venda. O Certificado de Licenciamento é o documento usado para poder trafegar.

Principais dúvidas sobre o licenciamento de veículos:

Agora que já sabe como fazer para consultar o licenciamento de um veículo, preparamos uma lista com uma série de dúvidas que a maioria dos proprietários de veículos tem, confira:

Andar com o Certificado de Licenciamento é obrigatório?

Sim, esse é um documento de porte obrigatório, seja ele no formato impresso em papel ou no formato digital. Não portar o CRLV trata-se uma infração gravíssima, onde o condutor levará uma multa, perderá pontos na CNH e terá seu veículo apreendido.

Posso fazer o licenciamento de automóvel com dívidas?

De forma alguma conseguirá licenciar um carro que tenha pendências, tudo precisa ser regularizado para poder transferi-lo.

Quais são os documentos necessários para licenciar o veículo?

A documentação exigida pelos órgãos de trânsito podem variar de um estado pra outro, por isso recomendamos que consulte o site do DETRAN do estado onde o mesmo será registrado.

Como fazer o licenciamento de um veículo de outro estado?

Caso o automóvel estiver registrado em outro estado, saiba que o licenciamento poderá ser realizado de forma eletrônica pela internet. Mas vale salientar que o documento novo será enviado pro endereço que estiver registrado no DETRAN local, pois é permitido somente fazer o registro em sua localidade de residência.

Perdi o prazo para pagar o licenciamento, e agora?

Você poderá efetuar o pagamento normalmente depois do prazo, mas juros e multas serão inclusos. E se for parado em uma blitz com o documento atrasado já sabe que levará multa, perderá pontos na carteira e terá o veículo apreendido.

Perdi o documento. Como pedir uma segunda via?

Depois que o CRLV digital entrou em vigor no Brasil, saiba que não é mais possível pedir a segunda via do documento impresso. Precisará fazer isso baixando o mesmo do site do DETRAN de seu estado e imprimi-lo, e o mesmo contará com o código QR Code para que as autoridades possam confirmar sua validade.

É preciso passar pela vistoria para obter o licenciamento?

Somente alguns veículos necessitam realizar a vistoria, como os que são movidos a GNV (gás natural), e veículos de transporte como ônibus e os que fazem transporte escolar.