Como Descobrir o Renavam Pela Placa do Veículo Grátis?

Saiba o que é, para que serve, qual é a importância e como descobrir o Renavam de um veículo pela placa gratuitamente.

como saber o renavam pela placa do veículo grátis

Se você está querendo saber como descobrir o Renavam pela placa do veículo grátis, então é bem provável que esteja efetuando a compra de um carro usado, ou até mesmo um modelo seminovo. E fazer essa consulta é essencial, pois através dela conseguirá ver todo o histórico e também as características do veículo.

Dessa forma, podemos dizer que conseguirá fazer uma negociação muito mais segura, e sem ter complicações futuras, além de também descobrir se o veículo possui alguma pendência em atraso, se já teve passagem por leilão, sinistro entre outros.


E como nosso único interesse aqui é ajudar você nosso leitor, preparamos esse texto completo para poder tirar todas as suas dúvidas sobre como consultar o Renavam de um veículo pela placa de forma gratuita. Então fique conosco até o fim desse importante tema e tenha suas dúvidas todas respondidas.

O que é e para que serve o Renavam do veículo?

Renavam significa “Registro Nacional de Veículo”, ele nada mais é que o documento responsável por fazer a identificação do veículo, o mesmo tem um grande valor, sendo até mais importante que a placa.

Resumindo, o Renavam é como se fosse o CPF de seu automóvel ou motocicleta, justamente por isso ele é extremamente importante.


Normalmente quando você efetua a consulta de um CPF de uma pessoa, no resultado da consulta saberá todos os dados do histórico tanto de crédito, e também de outras informações importantes.

Assim acontece com o Renavam, onde o mesmo tem o objetivo de manter todo o histórico de um veículo, desde informações da sua fabricação, ano, modelo, marca, se passou por modificações e transferências de proprietários.

Muitas pessoas ainda se confundem achando que o Registro Nacional de Veículo e a numeração do chassi são a mesma coisa, mas ambas são informações completamente diferentes. S

endo que a numeração do chassi trata-se do nome dado à estrutura de um veículo, onde o mesmo da sustentação a carroceria, peças do motor, entre outros componentes. E o Renavam reúne dados e informações à respeito do veículo.

Saiba que a numeração do Renavam de um veículo jamais pode ser modificada, sendo assim o seu número será sempre o mesmo desde que foi registrado pelo Detran pela 1ª vez até a sua baixa, caso aconteça.

Tenha em mente que essa numeração não é alterada nem mesmo em casos onde o veículo passe por modificações, como por exemplo: mudança de cor, troca de motor entre outros casos.

O número do Renavam de um veículo automotor fica impresso na parte de cima do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV.

E com esse dado em mãos você conseguirá ver todas as informações do veículo, como por exemplo:

  • Informações sobre o licenciamento anual;
  • Pendências como multas, dívidas de IPVA;
  • Quais são as características físicas do veículo;
  • Configurações e modelo do automóvel;
  • Transferência de proprietários e localidades;
  • Emplacamento;
  • Informações sobre bloqueios judiciais;
  • Informações se o mesmo já passou por leilão;
  • Dados sobre roubos, furtos e sinistro.

Como descobrir o Renavam pela placa do veiculo grátis?

Devido à motivos de segurança, tenha em mente que descobrir o Renavam de um veículo tendo em mãos somente a placa do mesmo, saiba então desde já que não conseguirá.

Somente o atual proprietário do automóvel tem o acesso à esse número que está impresso no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

E na grande maioria dos estados brasileiros, além da numeração do Renavam, saiba que pode ser necessário informar também o CPF ou o CNPJ do proprietário e a placa do veículo para conseguir ter acesso a esses dados e informações que necessita.

Então, se estiver fazendo a compra de algum veículo peça essas informações ao atual proprietário, e se por ventura ele não quiser passar esses dados para você, saiba que esse é um grande motivo para desconfiar da negociação.

Já que fazer a consulta do extrato da atual situação do veículo é de extrema importância para evitar cair em golpes.

E em alguns estados, também pode ser solicitado no momento da consulta a numeração do chassi do veículo, ele é composto por 17 caracteres, sendo letras e números, onde o mesmo é único para cada veículo.

O número do chassi pode ser facilmente encontrado na coluna da porta do lado do passageiro (lateral direita), no motor do automóvel, no para-brisa, embaixo do banco e também em um dos vidros da parte de trás.

E claro ele é facilmente encontrado impresso no CRLV.

Como mencionamos no início desse tópico, descobrir o Renavam somente com a placa do veículo é impossível em todos os sites dos Detrans de todos os estados, no entanto em algumas empresas particulares você pode sim conseguir as informações que precisa à respeito de um veículo mas precisará pagar para obter as informações e os dados que precisa.

E isso se tornou possível através da Portaria nº 15/2016 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), sendo ele o órgão superior máximo de todo o sistema Nacional de Trânsito em todo o território brasileiro.

Saiba também que o valor cobrado por essas empresas pelas consultas realizadas é estabelecido pelo Denatran, sendo assim poderá assinar um plano mensal para fazer consultas. Ou pode pagar por consultas únicas para descobrir o número do Renavam pela placa do veículo.