Como Fazer o Comunicado de Venda de Um Veículo?

Aprenda em simples passos como fazer o comunicado de venda de um veículo. Entenda o que é este essencial processo e porque é tão importante ser feito. Saiba quais são os documentos necessários, quanto custa e muito mais.

como fazer a comunicacao de venda de um veiculo

Saber como fazer o comunicado de venda de um veículo é essencial quando você tem um carro, moto entre outros e resolve fazer a troca, ou simplesmente resolveu vender mesmo indiferente do motivo. Então, se você está passando por este processo jamais deixe de fazer a comunicação da transferência da propriedade do veículo junto ao Detran quando se desfizer do mesmo.

Este é um processo muito simples de ser feito, e você não tem motivos para não fazer. Afinal de contas, você não quer que possíveis infrações de trânsito cometidas pelo novo proprietário do veículo sejam de sua responsabilidade quer?


E como este é um assunto importante, elaboramos este guia com todas as informações que necessita para fazer a comunicação da venda do veículo, e ficar totalmente livre de problemas. Saiba que este comunicado é tão importante que é o único documento que comprova que o bem não é mais seu, o que te isenta de toda e qualquer eventualidade.

O que é a comunicação da transferência da propriedade do veículo?

O comunicado de venda de um veículo é um processo simples no qual seu objetivo é fazer com que o proprietário de um veículo faça a comunicação de venda do mesmo junto ao Detran do seu estado quando se desfizer do bem, ou seja vendê-lo.

Quando este comunicado não é feito, toda e qualquer penalidade que seriam aplicadas ao novo dono do veículo, caíram sobre você.


Poderá levar multas, perder pontos na habilitação e muito mais. Assim sendo, vendeu faça a comunicação da venda.

Caso não saiba o comprador tem 30 dias para transferir o veículo para o nome dele, mas se ele não fizer será você o responsabilizado por toda e qualquer infração que ele vier cometer.

E a pessoa que está vendendo tem o prazo de até 60 dias para comunicar os órgãos de trânsito competentes, no caso o Detran sobre a venda, e assim ficar totalmente isento da responsabilidade sobre aquele veículo.

Quais são os documentos necessários para fazer o comunicado de venda de um veículo?

Já sabendo o que é a comunicação da transferência da propriedade de um veículo, e porque é tão importante fazê-la, saiba quais são os documentos necessários:

  • Documento oficial que contenha foto e CPF do dono do veículo (vendedor);
  • Cópia do CRV ou do ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo), devidamente preenchido com os dados do vendedor e do comprador, assinados pelos dois e autenticado tanto na frente quanto verso;
  • Cópia do formulário de comunicação de venda que está disponível no site do Detran de cada estado preenchido corretamente.

Se por ventura o vendedor for pessoa jurídica é só acrescentar à lista de documentos o CNPJ da empresa e também o contrato social da empresa. E não podemos deixar de mencionar que alguns documentos podem sofrer variação de um estado para outro.

Por isto, a dica é para fazer uma consulta no site oficial do Detran de seu estado para conferir a lista de documentos atualizada.

Como fazer o comunicado de venda de um veículo?

Fazer a comunicação de transferência de propriedade de um veículo é muito simples e fácil, e pode ser feita através da internet em muitas localidades brasileiras, tudo vai depender da região, e dos serviços disponibilizados pelo Detran daquele estado.

Por isto reforçamos sempre consultar o portal oficial do Detran de sua região antes de iniciar o processo.

Então para fazer o comunicado basta o vendedor e o comprador irem no cartório de posse dos documentos que mencionamos, onde os dois irão reconhecer firma de suas assinaturas no CRV ou então no ATPV-e.

Em seguida o vendedor de posse dos documentos já citados pode se dirigir pessoalmente a uma sede de atendimento do Detran da sua cidade e fazer o comunicado pessoalmente com um dos atendentes.

E para saber se o serviço online está disponível para você na sua cidade é só consultar o site oficial do Detran de seu estado. Se estiver disponível o serviço encontrará um campo chamado “Comunicação de Venda”.

É só fazer login, caso não tiver acesso ainda é só criar na hora mesmo usando seus dados pessoais, ler e preencher atentamente todos os campos solicitados e enviar toda a documentação que pedirem se necessário for e assim a comunicação da venda online será feita.

Então vendedor, lembre-se que o prazo estabelecido pelo CTB é de 60 dias para fazer o comunicado conforme Art. 134.

Quanto custa para fazer a comunicação de venda de um veículo?

Da mesma forma que alguns documentos exigidos para fazer o comunicado possa variar de um local para outro do Brasil, tenha em mente que o valor do comunicado também podem sofrer variação.

Em muitos lugares o Detran não cobra nenhum taxa por este serviço, sendo ele gratuito. Enquanto em alguns locais a taxa pode custar aproximadamente uns r$ 15,00 reais.