Como Fazer o Curso de Reciclagem da CNH Pela Internet?

Descubra como fazer o curso de reciclagem da CNH pela internet e economize tempo e esforço. Entenda o que é a reciclagem da CNH, saiba quem exatamente precisa fazer, o que diz a lei sobre a reciclagem via internet, custo, duração e o que acontece com quem não faz a reciclagem.

como fazer pela internet o curso de reciclagem da cnh

Fazer a reciclagem para muitos motoristas parece ser um enorme problema, mas o que eles não sabem é que esse procedimento pode sim ser simplificado. Você só precisa saber como fazer o curso de reciclagem da CNH pela internet. O mesmo torna-se preciso se por ventura o condutor perder o direito de dirigir, o que pode ocorrer por inúmeros motivos.

Na grande maioria dos casos acontece quando o motorista ultrapassa o limite da pontuação da sua carteira de habilitação, onde o limite caso não saiba é de 20 pontos.


Então, saiba que todos os motoristas que ultrapassarem e estourarem o seu limite de pontos perdidos na CNH por infrações, e possíveis delitos cometidos no trânsito devem realizar o curso de reciclagem caso queiram voltar a dirigir.

Infrações que são consideradas gravíssimas como por exemplo, fazer o transporte de crianças de maneira irregular, ou dirigir alcoolizado entre outras, são ações suscetíveis de suspensão. Se esse for o seu caso, fique conosco até o final dessa leitura importantíssima e saiba como fazer o curso de reciclagem da CNH pela internet.

O que é o curso de reciclagem da CNH?

O curso de reciclagem da Carteira Nacional de Habilitação é muito parecido com o treinamento teórico que o futuro motorista também realiza durante o processo para tirar a sua CNH pela 1ª vez.


São 30 horas aula, onde são abordados temas como:

  • Direção defensiva;
  • Primeiros socorros;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Boas condutas;
  • Regras no trânsito;
  • Legislação.

Depois do participante do curso assistir o treinamento completo, onde o mesmo necessita conseguir um aproveitamento mínimo de 70% nas provas que são aplicadas pelo DETRAN de cada estado. Então, caso reprove 1 vez, é possível sim realizar uma nova tentativa.

Mas se por ventura o motorista venha a reprovar pela 2ª vez, o mesmo terá de assistir todo o treinamento teórico novamente, e dependendo do tipo de infração cometida, poderão ser exigidas até mesmo um novo exame psicotécnico, e até mesmo alguma prova prática de baliza e direção.

Tudo isso para a pessoa ter de volta a sua carteira de motorista e o seu direito à dirigir novamente.

Quem precisa fazer o curso de reciclagem da CNH?

Como dito logo no início desse texto, o curso de reciclagem da carteira de habilitação deve ser realizado por todos motoristas que tiveram suspenso o seu direito de dirigir.

É de extrema importância que você entenda que ter a carteira suspensa é completamente diferente de ter ela cassada. E para que entenda melhor segue a diferença entre suspensão e cassação:

CNH suspensa:

Quando o condutor tem a sua carteira suspensa, ele acaba perdendo o direito de dirigir por um período máximo de 2 anos, mas esse prazo pode variar, pois os motivos que levaram a suspensão também serão levados em consideração.

CNH cassada:

Já quando o motorista tem a sua CNH cassada, o mesmo então não poderá dirigir por um período de 2 anos, e não podemos deixar de mencionar que a maneira para obter a carteira novamente é um tanto diferenciado e um pouco mais complicado.

Quando a pessoa tem a sua carteira cassada ela vai precisar obrigatoriamente passar novamente por todos os processos como se ela fosse tirar a sua carteira de motorista pela 1ª vez. Onde são inclusos aulas práticas, teóricas e até mesmo exames médicos.

Resumindo, a CNH suspensa acontece quando o motorista atinge a soma de 20 pontos perdidos em sua carteira, mas se por acaso o condutor cometer infrações que sejam consideradas gravíssimas, o mesmo poderá ter a sua carteira suspensa antes mesmo de completar os 20 pontos.

Fazer o curso de reciclagem da CNH online é permitido por lei:

Em 2004, quando foi publicada pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Transito) a Resolução nº 168/2004, onde a mesma foi revogada, concede que o curso de reciclagem da carteira de habilitação seja feito na modalidade EAD (Ensino a distância).

Porém no mês de março do ano de 2018, o CONTRAN então publicou a Resolução nº 730/2018, onde o Conselho estabeleceu requisitos técnicos e também critérios para a homologação de cursos de reciclagem a distância. Após a publicação dessa Resolução todos os treinamentos devem cumprir suas normas.

O curso de reciclagem a distância é uma excelente opção para aquelas pessoas que possuem o dia a dia muito corrido, contando com pouquíssimas horas livres.

Com toda certeza todo o processo feito via internet será muito mais ágil, pois o candidato não terá a necessidade de se deslocar até um Centro de Formação de Condutores (CFC), ou ao DETRAN de sua cidade.

Como fazer o curso de reciclagem da CNH pela internet?

Para você fazer o curso de reciclagem a distância, em 1º lugar você necessita fazer a regularização da sua situação junto aos órgãos responsáveis como já mencionamos.

Que seria entregar a sua CNH, respeitar todo o prazo de sua suspensão, e daí você poderá escolher uma instituição que seja devidamente credenciada ao DETRAN, se matricular e fazer o curso.

No site do DETRAN de cada estado você encontrará quais são as instituições que são credenciadas e que prestam esse tipo de serviço.

Vale mencionar que o curso online para condutores infratores é praticamente o mesmo ministrado presencialmente, tanto a carga horária e as matérias são as mesmas, como já falamos antes a vantagem é não precisar se dirigir até um local pra assistir as aulas. Sem falar que o tempo de estudo diário na modalidade a distância quem determina é o aluno.

Ao termino do curso, depois de cumprida a sua carga horária, a instituição responsável por ministrar a reciclagem online irá então fazer a certificação do motorista juntamente aos órgãos de trânsito.

Tudo isso de forma online também, o que irá permitir que o candidato realize a prova para poder retomar o seu direito de dirigir novamente e ter sua CNH em mãos.

O que acontece com quem não faz a reciclagem?

Conforme o parágrafo 2º do artigo nº 261 do Código de Transito Brasileiro, quando ocorre a suspensão ao direito de dirigir, a CNH será então devolvida ao seu titular de imediato depois que o mesmo cumprir coma sua pena e fazer o curso de reciclagem.

Como pode ler ao longo do nosso artigo, a única maneira de você conseguir recuperar o seu direito de dirigir novamente caso tenha a sua habilitação suspensa é mesmo fazendo um curso de reciclagem, pode ser ele presencial, e se preferir ou online.

Nossa recomendação é que evite ao máximo levar multas no trânsito, e procure sempre conduzir o seu veículo da melhor maneira possível seja onde estiver, cidade, estrada.

Essa é a única forma de evitar que tenha a sua CNH suspensa, e tenha de ficar sem dirigir. E depois como já dissemos só fazendo a reciclagem.