Como Fazer Uma Baliza Perfeita no Dia do Exame de Direção?

Obtenha dicas valiosas sobre como fazer uma baliza perfeita no dia do exame de direção. Dicas de estacionamento e muito mais neste guia essencial que irá ajudá-lo a se preparar.

como fazer uma baliza perfeita no dia do teste de direção

Balizas são algumas das operações mais temidas para novos motoristas e aqueles que ainda estão em processo de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Por vários motivos, nem sempre é fácil estacionar, mesmo para quem já conduz à muito tempo. Por isso se perguntar como fazer uma baliza perfeita no dia do exame é uma das perguntas mais frequentes dos futuros motoristas.

Aqui no Brasil, o processo para se tornar um motorista qualificado é muito extenso, saiba que são exigidas 20 horas/aulas na parte teórica e 45 horas/aulas na parte prática. Depois de tudo isso, e mediante pagamento de todas as taxas e alguns exames como o psicotécnico, ainda tem de passar nas provas teóricas e práticas.


Nos exames práticos ou de rua como podemos chamar, um dos procedimentos obrigatórios é fazer a baliza perfeita na prova do Detran, de modo geral, cada candidato possui até 3 chances de fazer ela corretamente. Se você for reprovado no exame  saiba desde já que deverá fazer um novo exame novamente.

O que é uma baliza?

Aqueles que iniciam o processo de obtenção da habilitação podem confundir balizas com outras formas de estacionamento.

No entanto o termo se destina somente à operação de estacionamento (marcha à ré) que pode ser entre dois veículos, ou as vezes entre dois objetos em um espaço muito pequeno.


No dia a dia, essa prática tem se tornado muito comum devido às crescentes disputas por vagas de estacionamento que como você sabe estão a cada dia mais escassas nas cidades.

E também porque o número de veículos no Brasil está aumentando significativamente e de forma rápida.

Dicas de como fazer uma baliza perfeita:

Fique bastante atento a essas dicas, pois elas serão muito úteis no dia do seu exame prático de direção para você tirar a sua desejada carteira de motorista.

Permaneça tranquilo:

O nervosismo no momento da baliza, é um dos problemas mais recorrentes entre os candidatos do exame, isso é algo que precisa ser treinado até mesmo antes da realização do exame, pois está relacionado a segurança de todos.

Se você souber como estacionar ao fazer o teste, será aprovado com facilidade. Outros fatores podem fazer você também se sentir à vontade e mais calmo, por exemplo, o nível de requisitos do examinador.

É importante lembrar que esses profissionais não estão ali apenas para reprovar, mas sim avaliar um candidato que está prestes a sair dirigindo por aí.

Considerando que, você terá de sair nas ruas com seu carro após a aprovação, você deve estar totalmente preparado para qualquer problema futuro.

Treine antes do teste:

A melhor forma de fazer a baliza é com muita prática, e isso significa muito treino, principalmente no ato de fazer ela em si, se você ainda se sentir inseguro depois das aulas, pague por aulas extras, pode ser importante.

Conforme mencionado anteriormente, estar calmo e tranquilo no momento do teste, tem relação direta com a segurança.

Então, nesse caso se você sabe que sabe mesmo realizar todas as manobras necessárias para o teste, certamente terá muito mais tranquilidade.

Tenha um bom descanso na noite anterior:

Ter uma boa noite de sono é sempre uma boa prática, é revigorante para qualquer que seja a situação, mas quando vem antes de um teste estressante como é o exame de CNH, e principalmente como é o de baliza, é essencial tentar dormir bem.

Isso com toda certeza fará uma grande diferença.

Como geralmente o exame prático é realizado nas primeiras horas da manhã, então é fundamental dormir cedo e descansar por muito mais tempo, como seus reflexos serão muito requisitados, nada melhor do que uma boa noite de sono para a reposição de suas energias.

Dessa forma, você se apresentará em perfeitas condições físicas e mentais no momento de atingir o seu objetivo.

Se atente aos detalhes antes e após entrar no carro:

Observar bem cada um dos detalhes pode ajudá-lo a atingir a perfeição ao executar a baliza, como por exemplo, pare e avalie a situação, sempre verifique cuidadosamente a distância entre o carro e o espaço antes de entrar no veículo.

E ao entrar certifique-se de que tudo esteja bem posicionado, como assento e espelhos retrovisores, deixe tudo da maneira que tudo fique bem posicionado, confortável e seguro pra você.

E jamais, mas jamais se esqueça de colocar o cinto de segurança, daí é só tentar ficar o mais calmo possível.

10 Passos para fazer a baliza perfeita no dia do exame:

  1. Se estiver procurando um local para manobrar (fazer a baliza) engate a segunda marcha e dirija bem devagar, cerca de 20 km/h, assim que avistar uma vaga, saia da segunda para a primeira marcha e dirija o mais devagar possível, no máximo 10 km/h e analise bem visualmente se o seu carro cabe no espaço da vaga que está disponível;
  2. Se você puder ver que o seu carro pode caber, então ligue a seta para a direita indicando que pretende manobrar lá, pare ao lado do local do estacionamento e estenda a mão para parar o tráfego;
  3. Quando o tráfego na parte traseira parar, puxe o carro para frente muito lentamente, colocando-o próximo a outro veículo a cerca de meio metro de distância, a parte traseira do carro deve estar alinhada com o carro em que você está;
  4. Daí engate a marcha ré, mova sua cabeça para ver em todas as direções, bem como em seus retrovisores, para se certificar de que pode começar a manobrar sem bater em nada ou ninguém. Tenha muito cuidado com as pessoas que podem estar passando e andando atrás do carro;
  5. Assim que o veículo começar a recuar, comece a virar o volante para o lado da calçada, neste caso para a direita, pra começar entrar na vaga, na maior parte das vezes, quem está fazendo a manobra só olha pra trás e pelo retrovisor direito, tentando ver a distância entre o pneu do veículo e o meio-fio. Mas tenha bastante cuidado, conforme seu carro dá ré no espaço, a frente muda para o meio da rua, mudando para a pista oposta. Nesse ponto, verifique se não tem ninguém passando à pé próximo ao veículo;
  6. Mova o carro para a vaga de estacionamento até poder ver o farol direito do carro na parte de trás através do espelho retrovisor esquerdo, mas não olhe para o retrovisor esquerdo o tempo todo, você precisa mover a cabeça para olhar em todas as direções;
  7. Ao continuar a entrar na vaga de estacionamento, comece a girar o volante para a esquerda, você deve conseguir virar o volante totalmente (para a esquerda) antes que o carro alcance o limite da vaga, dessa vez, o carro deve ser movido muito devagar, quase parando, lentamente;
  8. Pare quando chegar ao limite de espaço (perto do carro de trás) nesse momento, a roda traseira direita do seu carro deve estar a cerca de 20 cm do meio-fio;
  9. Quando o carro estiver no limite da vaga (perto do carro que está atrás), gire o volante para o lado da calçada por pelo menos duas voltas, e em seguida, comece a mover o carro para frente. Se você achar que as rodas dianteiras estão para fora (longe das rodas traseiras), gire o volante para a calçada e continue a puxar para frente até alinhar as rodas dianteiras e traseiras do carro a uma certa distância, cerca de 20 cm de distância do meio-fio;
  10. Pare ao se aproximar do veículo da frente e pronto, já estará estacionado.