Como Passar na Prova de Direção do Detran? Guia Básico

Confira neste texto as melhores dicas de como passar na prova de direção do Detran. Entenda o que é está prova. Percurso para carros e motos. Tempo de duração. O que causa reprovação. Resultado. Qual é o prazo para a CNH ser emitida depois da aprovação na prova. E o que fazer em caso de reprovação.

como ser aprovado na prova de direção do detran

Se você está no processo para tirar a Carteira de Habilitação, saber como passar na prova de direção do Detran é a última fase de todo esse processo para ter a sua tão desejada CNH em mãos, e assim poder dirigir sem problemas pelas ruas da sua cidade e até mesmo viajar estando dentro da mais absoluta lei.

O principal objetivo da prova de direção é avaliar o candidato à futuro motorista sobre a sua habilidade de conduzir um veículo. É bastante comum nessa última fase de todo o processo sentir ansiedade e também medo. Mas saiba que isso é mais que normal, e você não será nem a primeira e nem a última pessoa a passar por isso.


E para que você consiga evitar que sentimentos como esses venham a ser um obstáculo na hora do exame de direção do Detran. Preparamos um guia completo e repleto de dicas para te orientar da melhor forma possível para você conseguir conter o seu nervosismo e a sua ansiedade e assim conseguir passar na prova de direção do Detran de primeira. Por isso fique conosco até o fim dessa leitura e seja aprovado.

O que é a prova de direção do Detran?

A prova de direção nada mais é que o último passo do candidato para tirar a Carteira Nacional de Habilitação depois é claro de já ter sido aprovado no teste psicotécnico e também na prova teórica.

Nesse exame será avaliado se o candidato tem ou não condições de conduzir um veículo automotor. Onde algumas habilidades serão testadas durante a prova prática de direção. Habilidades como por exemplo:


  • Utilização correta do uso da seta;
  • Baliza;
  • Utilização correta de como regular o assento, espelhos retrovisores e também o cinto de segurança;
  • Respeitar a sinalização de trânsito;
  • Controle absoluto sob à direção do veículo.

Conhecendo o percurso da prova de direção:

Tenha em mente que o percurso feito na prova de direção do Detran irá variar conforme a categoria da carteira de habilitação que o candidato pretende tirar.

Assim sendo para as categorias B, C, D e E, a prova de direção então é dividida entre fases de baliza e também percurso em vias públicas. Enquanto para a categoria A, que é para motos, são 5 diferentes etapas.

Conhecendo o percurso para carros:

Na primeira fase do percurso para carros temos a baliza, que é onde o condutor necessita estacionar o veículo corretamente dentro de um lugar já previamente estabelecido e sinalizado por balizadores que são removíveis.

Já na segunda fase o percurso é feito em via pública, submetendo o candidato que está realizando a prova à declives, aclives, cruzamentos, sinalizações verticais e também horizontais, e guias de estacionamento.

Mas saiba que outros testes de competência ao volante são inseridos na prova, como realizar conversões de parada do veículo em subidas, onde o condutor terá de fazer uso obrigatório do freio de estacionamento, ou freio de mão como é conhecido.

E durante todo o trajeto o avaliador irá observar e pontuar atentamente o condutor para ver se o mesmo está respeitando todas as normas de trânsito que aprendeu durante as aulas e a prova teórica.

Conhecendo o percurso para motos:

O principal objetivo do percurso para motos está em permitir que o candidato consiga demostrar total equilíbrio, usar adequadamente a sinalização como setas, capacidade de fazer manobras corretamente, ter reflexo perante obstáculos e também total controle na troca de marchas.

E durante a prova o condutor precisará realizar algumas tarefas durante a sua avaliação, tarefas como:

  • Fazer corretamente o ziguezague como quatro cones alinhados onde os mesmo tem uma distância de 3,5 metros entre eles;
  • Elevação ou prancha que contenha no mínimo 8 metros de comprimento e 30 centímetros de largura, e 3 centímetros de altura onde a mesma tem sua entrada chanfrada;
  • Réguas com sonorizadores tanto de espaçamento e largura de 8 centímetros e com altura de 2 centímetros e 5 milímetros na largura total da pista com 2,5 metros de comprimento;
  • Fazer 2 curvas em sequência de 90° graus no formato de L;
  • Fazer 2 rotatórias circulares onde as mesmas tem de permitir manobras no formato de um 8.

Não podemos deixar de mencionar que tanto o percurso para carros, como o percurso para motos podem sofrer algumas pequenas alterações variando de um estado para outro do Brasil. Mas praticamente todas provas de direção seguem o mesmo padrão.

Melhores dicas de como passar na prova de direção do Detran:

Agora que já sabe o que é o exame de direção do Detran e como é o percurso tanto para carros quanto para motos, preparamos um guia com as melhores dicas para você conseguir a sua aprovação. Confira:

  1. Não faça a prova se ainda tiver dúvidas;
  2. Treine muito todos os seus pontos fracos;
  3. Procure reduzir a sua ansiedade;
  4. Procure descansar no dia anterior da prova;
  5. Alimentação leve;
  6. Faça pesquisas sobre a prova;
  7. Procure conhecer o carro;
  8. Procure realizar ações com calma e de forma devagar;
  9. Cuidado com vícios da direção;
  10. Pensamento positivo;
  11. Chegue ao local da prova mais cedo;
  12. Seja gentil com o examinador da prova;
  13. Realize treinamentos do percurso da prova;
  14. Faça um roteiro para organizar seus pensamentos.

O que pode causar reprovação?

O examinador tem como objetivo fazer uma avaliação dos candidatos à futuros condutores para saber realmente se os mesmo tem capacidade de conduzir um veículo automotor sem oferecer nenhum risco à outros motoristas que já possuem habilitação, ou a passageiros e também pedestres que como sabemos todos fazem parte do trânsito.

Então, o Detran estabelece 4 tipos de faltas diferentes que podem ser cometidas e consumadas pelo avaliador, onde cada uma delas representa é claro um nível de gravidade, ou até mesmo a reprovação direta. São elas:

  1. Uma falta de nível eliminatória: reprovação;
  2. Uma falta de nível grave: 03 pontos negativos;
  3. Uma falta de nível médio: 02 pontos negativos;
  4. Uma falta de nível leve: 01 ponto negativo.

Qual é o prazo para a CNH ser emitida depois da prova?

Em caso de aprovação o prazo para o órgão de trânsito emitir a Permissão para Dirigir (PPD), é de até 15 dias úteis, mas saiba que o processo para a emissão da mesma é de responsabilidade do Centro de Formação de Condutores que você contratou quando iniciou o processo para tirar a CNH.

Você poderá optar em receber a Permissão para Dirigir em seu endereço, ou retirar pessoalmente o documento na própria autoescola. Mas também poderá baixar no seu celular a CNH Digital.

Não se esqueça que a PPD será substituída pela Carteira de Habilitação somente após 01 ano, isso se você não vier a cometer nenhuma infração de trânsito que seja grave ou então gravíssima, ou cometer mais de uma infração de nível média.

Justamente por esse motivo é extremamente importante ter um bom comportamento no trânsito e dirigir sempre com muito cuidado e atenção.