Como Passar na Prova Prática do Detran de Primeira? Melhores Dicas

Confira neste artigo as melhores dicas de como passar na prova prática do Detran de primeira. Saiba quais são as etapas para tirar a CNH, quais são os exames e os testes e muito mais.

como ser aprovado na prova prática do detran de primeira

Quando falamos habilitação, logo associamos as diversas etapas para a conclusão da autoescola, certamente, uma das maiores dúvidas dos alunos é como passar na prova prática do Detran de primeira. A resposta é simples, depende do desempenho de cada aluno, isso na teoria, pois na prática, é bem mais complexo do que imaginamos.

Como sabemos, não existe uma fórmula mágica para ser aprovado na prova prática do Detran de primeira, entretanto, há diversas informações importantes, que poderão te auxiliar nesse processo. Antes de passarmos as melhores dicas, precisamos entender um pouco mais sobre como funciona alguns outros processos, inclusive a própria prova.


Por isso, preparamos esse conteúdo essencial para te auxiliar a conseguir a sua tão desejada aprovação, e dessa forma conseguir a sua tão deseja Carteira de Habilitação. Então, fique conosco até o fim dessa leitura para não perder nenhuma dica, e quando chegar a o momento de realizar a prova prática você estar muito bem preparado.

Quais são as etapas para tirar a carteira de habilitação?

Para que você possa tirar a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, é exigido pelo órgão nacional de trânsito, o Detran, uma comprovação da competência ao volante, por parte do futuro motorista.

Quem libera esta autorização, para ser apresentada junto ao Detran, para comprovar a capacidade de direção, são os centros de formação de condutores ou autoescolas licenciadas e autorizadas pelo próprio órgão.


Resumidamente, podemos classificar que as etapas gerais para se tirar a CNH são as seguintes:

  1. Autoescola: O centro de formação de condutores é o passo inicial para quem deseja tirar a Carteira de Motorista. É o local onde os alunos são instruídos em todos os processos práticos e teóricos, bem como suas respectivas avaliações;
  2. Provas e avaliações: São as avaliações que cada aluno deve fazer para comprovar a sua aptidão e capacidade em relação a direção. Dentre essas provas e avaliações, está a teórica, a prática, o exame de avaliação psicológico;
  3. Envio das documentações: Esta é a etapa final do processo, que após a certificação pela autoescola, a conclusão de todas as etapas, o aluno, que já estará habilitado pela autoescola, deverá enviar todas as documentações comprobatórias e pessoais ao Detran, para que seja emitida a CNH.

Como funciona a prova prática do Detran?

A prova prática do Detran é uma das etapas mais importantes do processo para se tirar a habilitação, é à partir da avaliação feita nesta etapa, que o futuro motorista será considerado apto, com os conhecimentos necessários, ou não.

Nesta etapa, deverá ser marcada, juntamente com o centro de formação de condutores, uma data para que o aluno realize a avaliação com o instrutor.

É avaliado todo o aprendizado de forma prática, onde o próprio instrutor dará a avaliação final, classificando o aluno como aprovado e apto para tirar a CNH, ou reprovado, não estando apto para obter o direito de dirigir.

Dicas de como passar na prova prática do Detran de primeira:

Como já mencionamos anteriormente, não existe uma fórmula mágica, ou algo que façamos que seja 100% garantida a aprovação, consequentemente a autorização e conquista da carteira de motorista.

No entanto, essas dicas podem te ajudar, facilitando esse processo, fazendo com que você tenha uma maior atenção em todas essas etapas, por isso, recomendamos que você anote cada uma delas.

  • Mantenha sempre a calma na realização de todo o processo, confie em si mesmo, esqueça tudo que estiver acontecendo ao seu redor, melhore sua concentração;
  • Não faça nada além do que você deve fazer, o instrutor não irá levar em consideração se você sabe muito, ou pouco, ele quer saber se você sabe o básico para a aprovação;
  • Preste atenção nas aulas práticas, a sua aprovação no exame prático, começa com a atenção nas aulas práticas, na observação dos detalhes, nos questionamentos para sanar também as dúvidas;
  • Busque dicas com pessoas experientes, que já passaram por esse processo, isso é muito importante até mesmo para a sua confiança;
  • Esqueça suposições que são feitas em relação aos exames práticos.

Quem já foi reprovado, pode realizar novos exames para tirar a Carteira Nacional de Habilitação?

Com o passar dos anos, algumas normativas foram modificadas, com o objetivo principalmente de melhorar e facilitar a vida de cada cidadão que busca tirar a tão sonhada Habilitação, e consequentemente, a autorização para dirigir.

Respondendo ao questionamento no início deste tópico, sim é possível fazer novamente os exames de verificação de competências, tanto prático, quanto teórico.

Inclusive, com algumas mudanças ocorridas, o tempo para repetição, ou para refazer alguma das etapas do processo de avaliação, diminuiu.

Após a primeira reprovação, é necessário aguardar um período de no mínimo cinco dias úteis, que antes eram quinze dias. É permitido refazer apenas os processos de avalição uma vez, ou seja, se você for reprovado, poderá refazer.

Em caso de uma nova reprovação, não será possível obter a CNH no período, havendo a necessidade de se iniciar do zero o processo de aprendizado na autoescola.

Não deixe de observar, seguir essas instruções e orientações, para que você realmente saiba como ser aprovado na prova prática do Detran de primeira. Releia quantas vezes achar necessário esse conteúdo, para que tenha um bom desempenho.

Como acabou de ler, realmente não existe nenhuma receita de bolo ou fórmula mágica de como passar na prova prática do Detran de primeira, justamente por isso o mais recomendado é que você se prepare o melhor possível e procure manter a calma no momento da realização da prova.

Procure também ter uma boa noite de sono e evitar alimentos pesados e que você não tem o costume de ingerir em seu cotidiano.

E claro siga as dicas desse texto e não deixe de aprender o máximo possível nas aulas de práticas de direção. E lembre-se, você não será a 1ª e nem a última pessoa a ter de passar por esse teste prático.