Como Passar na Prova Teórica do Detran? Melhores Dicas

Confira neste artigo as melhores dicas de como passar na prova teórica do Detran. Saiba como é a prova, como se preparar. Resultado. O que fazer em caso de reprovação e muito mais.

como ser aprovado na prova teórica do detran

Se você está querendo saber como passar na prova teórica do Detran é porque é candidato a tirar a sua primeira CNH, e obviamente deseja estar muito bem preparado para ser aprovado no teste. Justamente por isso, ficar inteirado sobre o conteúdo e como a prova é aplicada é essencial.

E não podemos deixar de mencionar que a prova conta com algumas pegadinhas, onde precisará estar muito atento para não cair nelas, e assim se sair mal na prova. Que obviamente não é isso que deseja, pois o seu único foco e objetivo é a conquista da aprovação.


Saiba que 50% das pessoas reprovam logo na primeira tentativa, esse é um número alarmante revelado pelo próprio órgão de trânsito. E acontece simplesmente por candidatos despreparados, e também por ficarem muito nervosos no momento da prova.

Como sabemos, realmente não existe nenhuma fórmula mágica ou receita de bolo para ser aprovado de primeira, então como nosso interesse é ajudar você leitor. Preparamos esse guia repleto de informações importantes contendo as melhores dicas para você se preparar e conseguir passar na prova teórica do Detran.

Como é a prova teórica do Detran?

Em praticamente todos os estados do Brasil a prova teórica é composta por 30 questões objetivas, sendo elas de múltipla escolha e somente com uma única alternativa certa.


Por lei, todas as questões que caem no teste são distribuídas de forma proporcional conforme a carga horária das disciplinas do curso teórico.

Curso esse que todos os candidatos são obrigados a fazer, e que conta com 45 horas/aula presenciais que deve ser feito em algum Centro de Formação de Condutores de sua cidade, onde a presença é provada através da identificação biométrica.

A prova teórica tem 30 questões, sendo elas divididas em 12 questões de Legislação que incluem infrações e sinalização de trânsito, 10 questões de Direção Defensiva, 03 questões de Primeiros Socorros, 03 questões sobre Cidadania e Meio Ambiente e 02 questões de Mecânica Básica em geral.

E para que o candidato consiga ser aprovado, ele necessita acertar no mínimo 70% da prova, e isso equivale a 21 questões das 30. E o tempo da prova é de exatos 40 minutos.

Melhores dicas de como passar na prova teórica do Detran:

Agora que já sabe como é o exame teórico do Detran, por quantas questões ele é composto, e quantas você precisa acertar para ser aprovado, confira abaixo as melhores dicas para passar de primeira no teste. Segue:

Tenha muita atenção durante as aulas teóricas:

Como já mencionamos, o curso teórico é composto por 45 horas/aula, onde todos os candidatos ao processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação são obrigados à fazer.

Por isso não perca tempo, aproveite o máximo que puder todas as suas horas de treinamento. Fique atento e preste bastante atenção em todas as informações que são passadas pelo instrutor, tanto no conteúdo mostrado e também no material didático.

Uma dica essencial é tirar todas as dúvidas que tem com o instrutor antes de agendar sua prova.

Também estude em casa:

Não se limite em estudar somente no curso, se deseja ser aprovado na prova prática estude também em casa, aproveite para anotar o que acha mais difícil para depois poder tirar dúvidas com o instrutor durante o treinamento em sala.

Geralmente os instrutores costumam indicar sites e também materiais para complementar seu estudo, então siga as dicas dele.

Procure estudar mais o que você tem maior nível de dificuldade:

Em um exame teórico de 30 questões, saiba que a probabilidade de cair no teste perguntas no qual você sabe menos é bastante grande, por isso não conte somente com a sorte.

Aproveite as aulas teóricas para identificar qual é o tipo de conteúdo no qual tem mais dificuldade, assim conseguirá focar seus esforços em assuntos que considera mais difícil. E com isso dedique o seu tempo em aprender mais sobre eles.

Procure fazer simulados:

Se pretende passar na prova do Detran de primeira fazer simulados é mais que essencial, é uma forma de conhecer como são as questões, e também reduzir o seu nervosismo no dia do teste.

Não fique limitado somente com a obrigação de realizar provas em específico após concluir cada disciplina, e também ao simulado de forma geral depois do término do curso teórico.

Quanto mais simulados fizer melhor, essa é uma maneira simples e prática de se habituar com a linguagem usada nas questões, sem falar que é uma ótima forma para rever algum conteúdo que não ficou claro na sua cabeça. Saiba que praticamente todo Detran de todo estado oferece simulados gratuitos.

Leia muito e melhore sua interpretação de texto:

Caso não saiba, esse é um dos principais motivos de reprovação na prova prática, é a dificuldade que o candidato tem em saber fazer a interpretação das perguntas.

O candidato por fim não consegue entender a questão, e com isso não consegue respondê-la corretamente. Então, a dica para melhorar a interpretação é sempre ler com mais frequência os materiais do curso e a apostila. Assim irá se familiarizando com muitos termos considerados técnicos.

Não tenha pressa para agendar a prova:

Esse também é outro motivo de reprovação, muitas pessoas tem pressa para agendar logo o exame, mas elas ainda tem muitas dúvidas à respeito de alguns conteúdos em específico.

Por isso jamais arrisque. Tenha calma, estude mais e se prepare mais. Só marque a data do exame quando realmente estiver se sentindo seguro e apto.

Durante a prova leia as questões mais de uma vez antes de respondê-la:

Como citado no início desse texto, perguntas tipo pegadinhas podem sim surgirem, e para evitar que caia nelas basta manter-se calmo e concentrado, por isso a dica é para prestar bastante atenção nas questões para realmente entender o que está sendo questionado.

Depois de entender é só identificar qual é a alternativa certa, respondendo com certeza absoluta o que foi perguntado. Não haja por impulso e leia as questões da prova quantas vezes for preciso. Assim você reduz a indução ao erro.

Durante a prova sempre responda as questões fáceis primeiro:

Durante o exame, antes de começar a responder o questionário, leia ele por completo, assim saberá quais são as questões mais fáceis e quais são as mais difíceis. Em seguida comece respondendo somente as que já tem absoluta certeza da resposta.

Em seguida é só ir administrando o tempo que sobrou para começar a responder as questões mais difíceis com mais calma, lendo elas atentamente.

Planejamento e calma no momento da prova:

Antes do dia da prova, e na noite anterior a ela, procure se alimentar bem, mas evite alimentos que não tem o costume de ingerir, tenha uma alimentação leve para ter uma boa noite de sono, que é de extrema importância.

Procure também saber qual é o local da prova sempre com antecedência e saia de casa mais cedo para não correr o risco de chegar atrasado e perder o teste.

Outra dica é para não ficar estudando até o momento da realização da prova, procure relaxar e ficar calmo. Antes de entrar na sala da prova desligue o celular, e preste muita atenção em todas as orientações do avaliador responsável.

Mantenha-se concentrado e não dê bolas pra quem terminou a prova antes de você. Atenção com o tempo limite da prova e responda com calma o questionário.