Como Saber Se Levei Multa no Mesmo Dia? Da Para Consultar?

Como saber se levei multa no mesmo dia do ocorrido? Notificação, consulta, entrada no sistema, recursos e muito mais.

como saber se fui multado no mesmo dia

Essa é uma pergunta feita muitas vezes ao dia por muitos proprietários e motoristas de carros: como saber se levei multa no mesmo dia? Obviamente que levar multas não é bem uma situação que condutores desejam passar. Mas em alguns momentos paira a dúvida sobre ter ou não cometido alguma infração no trânsito.

Com o trânsito cada vez mais complicado, radares espalhados pelas ruas, agentes de trânsito por toda parte, é mais que essencial que donos de veículos saibam o quanto antes se realmente foram multados ou não, Essa é a única maneira de sanar essa dúvida de forma definitiva, e poder se regularizar caso conste alguma.


Então, para você saber se levou uma multa no mesmo dia do ocorrido, convidamos você a ficar conosco até o fim dessa breve e importante leitura, e assim poderá tirar todas as suas dúvidas.

De que forma deve ser feita a notificação de uma multa?

Conforme o previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as notificações de processos administrativos devem ser enviadas através de remessa postal pelos Correios, ou por meios tecnológicos que garantam o recebimento da mesma.

Para isso foi criado o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), onde o condutor do veículo pode optar por receber as notificações somente de forma eletrônica. Porém, nem todos os órgãos do país aderiram a esta modalidade.


Uma forma menos comum de encontrar as notificações é através de publicações feitas nos diários oficiais, onde a publicação conta com informações detalhadas do motorista.

O condutor também pode efetuar a consulta no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” que disponibiliza informações sobre possíveis infrações, contanto que o órgão responsável pela aplicação da multa tenha aderido a este sistema.

E se a notificação nunca for enviada ou for extraviada?

Caso o condutor não seja notificado da multa, impossibilitando de ingressar com recurso na data estipulada, o processo será arquivado, sendo assim, o condutor não poderá ser penalizado.

Mas é importante frisar que, quando a notificação chega com atraso, o condutor deve apresentar um requerimento administrativo para solicitar o arquivamento do processo. Por isso é sempre indicado efetuar consultas nos órgãos competentes.

Se o prazo máximo de envio da multa extrapolar a fase de penalidade, ou seja, o prazo de 180 ou 360 dias, previsto no art. 282, o órgão autuador perde o direito de penalizar o condutor pela infração e aplicar demais penalidades.

Outro aspecto que merece atenção do motorista é que o atraso no envio da notificação pode não ser culpa do órgão de trânsito, mas do próprio condutor, ao manter os dados cadastrados no Detran desatualizados.

Nessa hipótese, o CTB prevê, no art. 241, do CTB, a penalização do motorista que deixar de atualizar seu cadastro como motorista ou o de seu veículo, e a multa custa R$ 88,38 reais e gera a perda de 3 pontos na habilitação.

Já o parágrafo 1º do art. 282, define que a notificação que for devolvida ao órgão de trânsito por conta dessa desatualização de endereço será considerada válida, ou seja, os prazos continuam correndo sem o condutor tomar conhecimento.

É possível saber se levei multa no mesmo dia?

Como mencionado, é comum o condutor ter aquela sensação de ter sido multado, seja por transitar acima da velocidade permitida em algum determinado local, ou por avançar o sinal vermelho.

Mas será que é possível consultar essa possível multa no mesmo dia? Infelizmente o condutor pode não tomar ciência da multa no mesmo dia, isso porque os órgãos de trânsito têm cerca de 30 (trinta) dias para lançarem as ocorrências no sistema.

Mas é importante ressaltar que isso varia de caso para caso, como por exemplo, se a multa vier de radares eletrônicos, é provável que o condutor não tome conhecimento no ato, diferente de multas aplicadas por agentes de trânsito.

Por esse motivo, se o motorista suspeitar de que foi multado, é recomendado sempre realizar a consulta, pois como mencionado nos parágrafos anteriores, a notificação de autuação pode levar dias até ser entregue.

Como realizar a consulta de multas no sistema do Detran?

Agora que já foi explicado todo o processo por trás da notificação de multas, é importante saber como realizar a consulta delas no sistema do Detran de seu Estado.

Para efetuar a consulta você precisa ter em mãos sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e o documento do carro, com eles em mãos, acesse o site do Detran de seu Estado.

Uma vez dentro do site, é só procurar a área destinada à consulta de multas. Preencha com as informações solicitadas, como CPF e número do Renavam do seu veículo. Pronto, você terá acesso a possíveis multas vinculadas a seu automóvel.

Como pode ler, é impossível saber se você levou multa no mesmo dia do acontecido, pois como viu pode demorar até 30 dias para que a mesma seja lançada e apareça no sistema do Detran para ser visualizada.

Por isso a melhor coisa que tem a fazer é procurar andar dentro da lei, com os impostos e CNH em dia. E caso surja alguma dúvida realize pesquisas frequentes no portal de trânsito de seu estado, essa é a única opção para todos os motoristas.