Como se Comportar no Trânsito? As Melhores Dicas

Confira neste texto as melhores dicas de como ter um bom comportamento no trânsito. Cuidados, hábitos, seguranças e muito mais.

como ter um bom comportamento no trânsito

Fazer e manter um trânsito cada vez mais seguro é uma obrigação de todos que fazem parte dele, motoristas, motociclistas, cliclistas, pedestres, por isso saber como se comportar no trânsito é essencial. Pois essa é a única maneira de garantir mais segurança para todos.

Caso não saiba, a violência no trânsito ocupa uma posição não muito boa por mortes entre jovens em praticamente todo o mundo, no Brasil esse índice também é assustador, o que acaba deixando o país na lista dos países mais violentos quando o assunto é o trânsito. Os motivos e causas são muitos, mas principalmente está relacionado com o comportamento das pessoas.


Então, se quisermos realmente reduzir o índice de acidentes, e conseguirmos reverter isso, é necessário a cada dia que passa adotar a direção defensiva, para assim melhorarmos a segurança no trânsito para todos.

Como sabe, o nosso intuito aqui é sempre ajudar você, por isso preparamos esse guia completo com as melhores dicas de como se comportar no trânsito, adotar posturas de conscientização, direção segura, hábitos e muito mais.

Melhores dicas de comportamento no trânsito:

Para que todos possam adotar uma boa postura de conscientização no trânsito, garantindo assim muito mais harmonia pra todos, segue a relação com as melhores dicas de como se comportar no trânsito.


Tenha em mente que muitos hábitos na hora de dirigir podem fazer toda a diferença, sem falar no alívio do estresse quando se está dirigindo.

Respeitar sempre os limites de velocidade:

Não é somente nos trechos que são sinalizados com radares e medidores eletrônicos de velocidade, mas em todo o trajeto desrespeitar os limites de velocidade é praticamente o maior fator de risco que é registrado nas ocorrências fatais no trânsito.

Ter respeito pelos pedestres:

Saiba que os pedestres são os elementos mais frágeis dentro de um cenário de trânsito, justamente por isso é preciso criar uma cultura em respeitar sempre a faixa de pedestres.

Nos lugares onde existe a faixa, e que não tenha semáforo, tenha em mente que a prioridade em atravessar a rua será sempre do pedestre.

Nunca dirigir após ingerir qualquer bebida alcoólica:

Vai dizer que nunca escutou a frase que é tão usada nas campanhas de conscientização no trânsito: “se beber não dirija”. Saiba que é a mais pura verdade, o álcool é praticamente um dos grandes vilões de quem ainda insiste em beber e dirigir, causando muitos acidentes gravíssimos.

Fique também atento à remédios que podem alterar a percepção, nesse caso se usa algum medicamento controlado fale com seu médico para saber se pode dirigir durante a realização de seu tratamento.

Sempre fazer uso do cinto de segurança ou capacete:

Se você anda de carro use o cinto de segurança, e se pilota uma moto use o capacete, ambos são itens de segurança obrigatórios, e não podemos deixar de mencionar o uso correto da cadeirinha para o transporte de crianças caso tenha algum pequeno na família.

Jamais fale ao celular enquanto dirige:

Causador de inúmeros acidentes, presente em pequenos e até em acidentes fatais, para manter um bom comportamento no trânsito jamais faça uso do aparelho.

A proibição do uso do celular não é válida somente pra quando estiver dirigindo, mas vale também para todo e qualquer tipo de manuseio do dispositivo até mesmo enquanto estiver parado em algum sinaleiro vermelho.

Respeite os sinais indicados pelos semáforos:

Estatísticas revelam números assustadores em cruzamentos com semáforo, por isso respeite o sinal sempre para manter assim um bom comportamento no trânsito.

Faça sempre uso da seta para sinalizar uma ação:

Sempre que for realizar alguma manobra, virar numa curva, mudar de pista, estacionar, enfim, sinalize usando a seta do veículo, essa é uma maneira de avisar outros condutores que estão ao seu redor o que você irá fazer.

Mantenha as manutenções do veículo em dia:

Outra dica para se comportar no trânsito é cuidar do seu veículo mantendo as revisões e manutenções sempre em dia, saiba que se prevenir de problemas mecânicos é uma forma de evitar acidentes e também algum tipo de pane na parte mecânica.

Procure manter uma distância segura dos outros veículos:

Manter uma distância segura dos outros veículos é essencial, pois quem respeita uma distância do veículo que está a sua frente pode sim ter tempo para conseguir reagir caso aconteça algum imprevisto. E vale ressaltar que em dias chuvosos ou com neblina, esse cuidado e a atenção devem ser redobrados.

Só faça ultrapassagens em lugares permitidos:

Faixas contínuas na pista servem para indicar ao condutor que ali não é um lugar seguro para fazer alguma ultrapassagem, pode ser uma curva, uma ponte, ou algum lugar que ofereça pouca visão para o motorista.

Então quando estiver em algum lugar que tenha faixa contínua ou dupla, fique sempre na sua pista. Espere a faixa terminar e veja se realmente conseguirá fazer a ultrapassagem com a máxima segurança possível.

Use sempre a pista que é destinada para você:

Não é apenas sobre usar só a pista da direita, que como sabe é destinada para veículos mais lentos, e nem de usar a pista da esquerda destinada para veículos mais rápidos, saiba que todo e qualquer veículo automotor pode fazer uso desde a faixa do centro da pista, até o meio-fio para posicionar-se.

O que não é recomendado fazer é costurar entre os outros veículos, pois assim estará colocando a sua, e também a vida de outras pessoas em perigo.

Ao dirigir na chuva ou em locais com pouca visão redobre à atenção:

Como já é do seu conhecimento, a chuva por sua vez deixa a pista molhada, sem falar que também acaba prejudicando a visibilidade, podendo deixar os veículos escorregadios, e assim causar acidentes.

Por esse motivo, tomar o máximo de cuidado é essencial para manter a segurança. E a dica também é válida pros dias com neblina ou nevoeiro, então nesses casos reduza a velocidade e redobre a atenção.

Tenha sempre paciência e respeito pelos outros motoristas:

Nem estradas e nem as ruas das cidades são pistas de corrida, e nem você e nem os outros motoristas estão participando de alguma competição, caso haja algum congestionamento, tenha paciência e fique calmo, afinal de contas todos ali estão no mesmo barco, ou melhor, parados no mesmo congestionamento.

Sempre manter muita atenção com motociclistas e ciclistas:

Um acidente é ocasionado entre o impacto de um veículo contra outro, nesse caso veículos maiores geralmente são menos afetados em casos de colisão, por isso é importante ficar sempre atento com motociclistas e ciclistas. Já que eles são menores que um carro por exemplo, então o impacto sobre eles é muito grande.

Respeite sempre os limites de velocidade:

Essa é uma dica que jamais pode ser descumprida, assim como muitas outras é claro, respeitar os limites de velocidade tanto na cidade quanto na estrada é essencial, sem falar que o desrespeito da mesma é uma infração cabível de multa conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Atenção com a sinalização das vias:

Ao dirigir tanto nas ruas da cidade ou nas rodovias preste sempre muita atenção nas placas de sinalização de trânsito, fique bastante atento no que elas dizem e mostram.

Pois elas servem para auxiliar os motoristas a adotarem posturas mais conscientes quando estão no volante.

Muito cuidado com cruzamentos:

Outra maneira de evitar acidentes é tomar muito cuidado com os cruzamentos, indiferente se eles possuem sinaleiros (faróis), ou não. Sinalizar para outro automóvel que vem na direção contrária que você está ali é uma forma de evitar colisões.

Dê a preferência:

Sabe aquele velho ditado: “gentileza gera gentileza”. Pois bem, ele é uma ótima maneira de exercer uma direção muito mais segura pra todos, sem falar que ele deixa o trânsito mais amigável e bem menos estressante. Por isso, se achar necessário dê a preferência para outros veículos quando preciso for.

Comportamento adequado ao buscar filhos na saída da escola:

Outra dica de bom comportamento se aplica quando for buscar seus filhos na saída da escola, se tiver acabado de sair do trabalho e estiver estressado não desconte nos pequenos, na grande maioria das vezes eles só querem mostrar o que aprenderam durante a aula.

E se você recebe eles com um comportamento inadequado e rude, saiba que isso poderá até mesmo influenciar na formação deles.

Não responda à provocações no trânsito:

Se por ventura for desafiado no trânsito por outro motorista, ou então se receber qualquer tipo de provocação vindo de outro condutor, simplesmente ignore e finja que nada aconteceu.

Veículos maiores cuidam dos veículos que são menores:

Tenha em mente, que quanto maior for o tamanho do seu veículo, maior também será a sua responsabilidade no trânsito, por esse motivo veículos grandes necessitam respeitar os menores, e seus condutores devem sempre estar atentos com eles. Sem falar que é preciso ter constante atenção com pedestres, ciclistas e motociclistas.