Como Tirar a Carteira de Habilitação? Conheça o Processo

Tudo o que você precisa saber para tirar a sua Carteira de Habilitação. Quem pode tirar, custo, etapas. Quanto tempo demora para ela ser emitida. Permissão para dirigir (PPD). Habilitação definitiva e mais.

como tirar a carteira nacional de habilitação

Está para completar 18 anos de idade e quer saber como tirar a Carteira de Habilitação, essa é uma dúvida que muitas pessoas nessa idade tem, afinal de contas trata-se da primeira habilitação. No caso seria a permissão para dirigir, que é o nome dado para a 1ª habilitação que todo e qualquer cidadão brasileiro consegue após passar e ser aprovado em todos os testes e exames.

O processo para obter a primeira carteira de motorista é composto por várias etapas que com toda certeza deixam muitas dúvidas na cabeça de quem está prestes a passar por esse processo. Mas fique tranquilo, pois você não será a primeira pessoa a passar por ele e muito menos a última.


Então, para tirar todas as suas dúvidas sobre como tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), preparamos esse texto completo com o passo a passo te explicando em detalhes como todo esse processo funciona. Por isso, fique conosco até o fim dessa importante leitura para você obter a sua permissão para poder dirigir.

Quem pode tirar a Carteira Nacional de Habilitação?

Antes de te explicarmos em detalhes quais são as etapas do processo para você tirar a CNH, tenha em mente que o candidato necessita cumprir alguns requisitos. Que são eles:

  • Ser penalmente imputável, ou seja, já ter 18 anos de idade completos;
  • Saber ler e escrever, independente do grau da sua escolaridade, basta ser uma pessoa alfabetizada;
  • Possuir documento de identificação válido como por exemplo o RG, passaporte, carteira de trabalho;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Possuir comprovante de residência da localidade onde reside.

Quais são as etapas e fases para tirar a Carteira de Habilitação?

Agora que já sabe quanto custa e quais são os requisitos mínimos exigidos para da entrada no processo para poder tirar a CNH, é importante que conheça em detalhes todas as fases desse processo. Confira quais são:


Fazer a inscrição no Centro de Formação de Condutores:

O primeiro passo que um candidato interessado em tirar a CNH tem a fazer é procurar na sua cidade por um Centro de Formação de Condutores, lá será feito o seu cadastro nos órgãos de trânsito como o Detran ou Ciretran, e também é no CFC que deverá ser entregue todos os documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência.

Fazendo isso será iniciado todo o processo incluindo o pagamento das taxas necessárias e agendamento de exames e aulas preparatórias. E no momento da inscrição o candidato já deve escolher qual é a categoria da Permissão Para Dirigir (PPD), se é “A”  para motos, ou “B” para carros.

Realizar o exame psicotécnico e o exame médico:

Depois de ter feito a sua inscrição e ter pago as taxas, chegou a hora de fazer o exame psicotécnico e médico com testes de aptidão física e mental, os mesmos servem para comprovar se o candidato realmente é capaz de conduzir um veículo automotor. Assim sendo, se o candidato for aprovado já poderá avançar para a próxima fase.

Fazer o curso teórico:

Depois de fazer e ser aprovado no teste psicotécnico, o candidato então precisa passar pelas 45 horas/aula sobre legislação de trânsito, tenha em mente que essa é uma etapa obrigatória, onde o candidato para ter acesso a sala de aula precisa passar pela biometria para comprovar a sua presença nas aulas.

No curso será abordado temas como direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica, meio ambiente, cidadania e legislação. Somente depois de fazer o curso poderá ser agendada a prova teórica.

Realizar a prova teórica:

Essa é outra etapa bastante importante para quem vai tirar a carteira de motorista pela primeira vez, pois chegou a hora de fazer a prova teórica e colocar tudo o que você aprendeu no curso teórico em prática.

A prova possui 30 questões, onde o candidato deve acertar no mínimo 21 para ser aprovado. A prova tem a duração de 50 minutos, assim da tempo suficiente de responder todas as perguntas com calma.

Fazer as aulas práticas de direção:

Depois de aprovado na prova teórica de legislação, chegou o momento de fazer as aulas práticas de direção, saiba que tanto para a categoria “A” ou para a categoria “B” o candidato é obrigado a realizar no mínimo 20 horas/aula de prática veicular em vias públicas. Aproveite para praticar o máximo que puder e tirar todas as suas dúvidas com o seu instrutor, depois é só agendar o exame prático.

Realizar a prova prática de direção:

A prova prática de direção é a última etapa no processo para tirar a CNH e assim conquistar a Permissão Para Dirigir (PPD). Nessa importante prova o candidato será acompanhado e também analisado por um examinador do Detran em um circuito padrão.

Nesse percurso será preciso fazer baliza, dar a volta no quarteirão entre outros. Se aprovado já saberá o resultado no término da prova, e a sua CNH chegará em sua casa num prazo máximo de 15 dias úteis.

Quanto tempo demora para tirar a Carteira de Habilitação?

Esse tempo poderá depender de cada pessoa, pois o candidato terá de se organizar para poder frequentar os cursos preparatórios e também as aulas práticas. E não podemos deixar de mencionar a disponibilidade da autoescola (Centro de Formação de Condutores), no tempo do agendamento das aulas.

O DETRAN estima que uma pessoa pode sim finalizar todo o processo em 3 meses, ou seja 90 dias, isso se ele for aprovado em todos os exames e testes direto na primeira tentativa.

Mas conforme a Resolução nº 789 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o candidato tem um prazo máximo de 12 meses para encerrar todos os procedimentos.

Permissão Para Dirigir (PPD) e Carteira de Habilitação definitiva:

Depois do candidato ser aprovado na prova prática de direção será então concedida a Permissão Para Dirigir (PPD), documento esse provisório e com validade de somente 12 meses. Saiba que somente depois de 12 meses o candidato poderá fazer a solicitação da Carteira de Habilitação definitiva.

E para fazer a solicitação da CNH definitiva durante o período de 12 meses com a CNH provisória o candidato não pode cometer nenhuma infração de trânsito.

E se por ventura vier a ter a habilitação provisória cassada, terá então de reiniciar todo o processo para poder tirar a habilitação iniciando do absoluto zero.