Como Transportar Crianças no Carro? Guia Para os Pais

Aprenda como fazer o transporte de crianças da forma correta em automóveis. O que diz a lei sobre e porque você deve segui-las. Como escolher a cadeirinha, instalação. Transporte de crianças e carros de aplicativos e táxis. Bebê conforto, assento de elevação, cuidados e muito mais.

como fazer o transporte de crianças no carro

Uma coisa que os pais não podem negar de forma alguma é que a criançada gosta mesmo é de dar aquele passeio no fim de semana, e quem não gosta né, que como sabemos é diversão garantida para toda a família. Mas a grande responsabilidade de garantir proteção e segurança absoluta para esse passeio é totalmente dos pais. E por esse motivo saber como transportar crianças no carro com segurança é essencial.

Muitos pais tem guardados em sua memória os memoráveis passeios que eram realizados com as crianças, todas elas sentadas no banco de traz do carro, e sem proteção alguma. E saiba que isso nos anos 90 era uma coisa absolutamente comum e totalmente dentro da lei. Somente no final do ano de 1997 que alguns equipamentos de segurança começaram a ser exigidos pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).


Mesmo com equipamentos de segurança, as estatísticas mostram que 2 crianças morrem vitimas de acidentes de trânsito por dia, por isso é extremamente importante e uma obrigação dos pais ficarem ligados sobre o que podem ao não fazer ao efetuar o transporte de crianças.

Então, para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas à respeito do assunto para assim você poder manter sua família em segurança preparamos esse artigo onde responderemos todas as suas dúvidas sobre como transportar crianças no carro de forma segura.

O que diz a lei à respeito do transporte de crianças no carro?

Em 12 de abril de 2021 surgiram novas regras no Código de Trânsito Brasileiro com a Lei 14.071, onde a mesma trouxe muitas modificações sobre como transportar crianças em carros, confira quais são:


  • Bebê conforto ou conversível: deve ser utilizado somente para crianças de até 01 ano de idade, ou em crianças que tenham o peso máximo de 13 kg;
  • Cadeirinha: essa deve ser utilizada para crianças com idades superiores a 01 ano e inferior ou então igual a 04 anos pesando entre 9 a 18 kg;
  • Assento de elevação: esse item deve ser usado para crianças com idade acima de 04 anos e inferior ou então igual a 07 anos e meio, ou em crianças com 1,45 metros de altura pesando entre 15 a 36 kg;
  • Cinto de segurança: toda criança à partir de 07 anos e meio deve fazer uso do cinto de segurança;
  • Transporte de crianças no banco dianteiro: para a mesma poder andar no banco da frente ela deve ter 10 anos de idade completos, e uma altura mínima à partir de 1,45 metros.

Como fazer a escolha da cadeirinha correta?

É essencial total atenção dos pais na hora de escolher a cadeirinha ou então o assento elevado para as crianças,  por isso é recomendado que escolha somente fabricantes que possuam certificação do INMETRO em seus produtos.

Sem falar que é importante verificar qual é a maneira de fixação da cadeirinha no carro lendo o manual de instalação do fabricante.

Isso porque os modelos que são mais antigos talvez precisam fazer o uso do cinto de segurança, já nos modelos mais novos a fixação do equipamento de segurança é feita através do isofix, que são pequenas travas de encaixe presentes nas cadeirinhas e também no banco dos automóveis.

Resumidamente a fixação por isofix apresenta muito mais estabilidade para a cadeirinha e também mais segurança durante o transporte.

O que diz a lei sobre o transporte de crianças em táxis e carros de aplicativos?

A lei sobre o transporte de crianças e bebês em carros particulares você já sabe como é e como funciona. Mas será que você sabe se existe alguma lei sobre o transporte das crianças em carros de aplicativos e táxis?

Saiba que a lei vigente atual não obriga proprietários de táxis ou de carros de aplicativos à terem instalados em seu automóvel equipamentos de segurança. Mas saiba que em veículos de transporte escolar a utilização desses itens são obrigatórios.

Qual é a posição correta para transportar crianças e bebês no carro?

Os bebês que tem até 01 ano idade ou pesando 9 kg devem obrigatoriamente utilizar o bebê conforto e a sua posição correta para o transporte seguro é que elas fiquem de costas para a frente do veículo.

Já crianças de 01 ano a 04 anos de idade devem fazer uso da cadeirinha, onde a mesma deve ser posicionada de frente. E dos 04 aos 07 anos e meio de idade é recomendado o uso do assento elevado juntamente com o cinto de segurança do carro.

E não podemos deixar de citar também que a lei determina que crianças até 10 anos de idade, e uma altura mínima à partir de 1,45 metros sejam devidamente transportadas no banco de traz usando é claro o cinto de segurança.

Quando devo fazer a troca do bebê conforto pela cadeirinha?

A criança deverá fazer uso do bebê conforto até que atinja o limite de peso máximo para o equipamento, que normalmente é de 13 kg. E isso deve acontecer quando o bebê estiver 01 ano de idade.

Verifique também se o topo da cabeça da criança não está ultrapassando o limite do bebê conforto, pois saiba que esse é outro indício que está na hora de trocar.

Quando devo tirar o assento de elevação?

Os cintos de segurança e os bancos dos carros são feitos para proteger de forma adequada pessoas que tenham mais de 1,45 metros de altura.

Então se a criança não tem ainda essa altura, ela ainda necessitará utilizar o assento de elevação, pois como sabemos o cinto de segurança precisa passar corretamente pelas partes do corpo como o quadril, o centro do peito e também do ombro.

Como faço para evitar que a criança retire o cinto?

Assim como nós adultos muitas vezes nos sentimos incomodados com o cinto de segurança, as crianças também ficam, isso principalmente em viagens mais demoradas e longas, onde elas tentam retirar o cinto.

Então para evitar que elas façam isso o certo é que exista somente um dedo de folga entre a roupa da criança e o cinto, assim ela não terá o espaço que precisa para tentar passar os braços, mas não esqueça de verificar se a criança ainda fique confortável.

Transporte de crianças em motocicletas:

Acreditamos que agora você já sabe como transportar crianças no carro, não poderíamos deixar de citar também que a nova lei trouxe mudanças para o transporte delas em motocicletas.

Era proibido anteriormente transportar crianças menores de 07 anos de idade ou que não possuíam condições físicas e mentais de cuidar de sua própria segurança.

E com a nova lei agora é proibido fazer o transporte de crianças menores de 10 anos de idade, ou que também não tenham condições de cuidar de si mesmo.

Vale lembrar aos pais motociclistas que para trafegar com sua moto o uso do capacete de tamanho certo é necessário, assim como os óculos de proteção tanto para o piloto quanto para o passageiro, e a viseira também conforme artigo 54 do CTB.