Consultar Multas Pela Placa Grátis: Guia Simplificado

Aprenda como consultar multas pela placa de forma gratuita. Entenda para que serve a placa do veículo, porque consultar e onde a consulta deve ser feita.

como consultar multas pela placa grátis

Um guia prático simples e descomplicado com tudo que você precisa saber para consultar multas pela placa grátis, facilite suas consultas e fique sabendo em instantes se o seu veículo tem pendências e débitos vencidos a serem regularizados.

E caso esteja pensando em comprar um carro seminovo ou até mesmo um usado saiba tudo sobre ele nos mínimos detalhes, pois ao pesquisar o automóvel pela placa você verá todo o histórico do mesmo.


Então, fique conosco até o fim desse texto, que preparamos um guia simples e descomplicado para que consiga facilmente consultar multas pela placa grátis usando a numeração do Renavam do veículo.

Entenda como funciona o processo de consultar multas pela placa:

Se anos atrás o processo para a consulta de multas era algo burocrático e demorado, com o avanço da tecnologia e a rapidez da internet, esse processo se tornou algo a ser resolvido de forma fácil e em poucos minutos.

Antigamente o proprietário deveria se dirigir a órgãos específicos e enfrentar horas em pé na fila para a consulta e a emissão do boleto, e posteriormente, deveria se dirigir a um banco ou casa lotérica para efetuar o pagamento.


Hoje, através do próprio smartphone, é possível realizar a consulta em minutos e já garantir a regularização dos débitos, efetuando o pagamento pelo aplicativo de seu banco. E o melhor, de forma gratuita.

É importante destacar, também, que a consulta pode ser feita diretamente no site do Departamento de Trânsito de seu estado, em despachantes que operam de forma 100% online ou ainda na Polícia Rodoviária Federal.

Por que consultar a situação do seu veículo?

Se você está comprando um carro usado ou simplesmente quer revisar informações, é de extrema importância consultar os dados para saber o histórico do veículo e garantir que não haja débitos e ilegalidades.

Essa é uma grande preocupação entre os compradores, visto que muitos tendem a vender os carros sem regularizar os débitos pendentes, seja porque esqueceram ou com a intenção de se livrar da dívida.

Essa consulta lhe trará informações precisas como marca, cor, ano de fabricação, se o veículo foi roubado ou até mesmo leiloado.

Além dessas informações, você também poderá saber se a quilometragem do veículo foi adulterada, e mais importante, se ele possui multas pendentes.

Outro ponto importante é que o acúmulo de multas pode extrapolar o limite de pontos que é conferido a cada CNH, então caso o limite exceda, a habilitação do condutor pode ser suspensa nos termos do art. 261 do CTB.

E o que são as multas de trânsito?

De forma simples, as multas são punições aplicadas a condutores que praticam alguma infração disposta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além da taxa a ser paga, o motorista também tem pontos tirados de sua habilitação.

Estas infrações são classificadas de 4 formas: leves, médias, graves e gravíssimas. Veremos a descrição de cada uma delas a seguir:

  1. Infração Leve;
  2. Infração Média;
  3. Infração Grave;
  4. Infração Gravíssima.

Como realizar a consulta de multas pela placa pelo portal do DENATRAN:

Como dito anteriormente, essa consulta pode ser feita em despachantes online e através dos órgãos governamentais, então começaremos detalhando um passo a passo de como realizar esta consulta de forma gratuita através do site do DENATRAN.

Para começar, você deve acessar o portal de serviços do DENATRAN, e selecionar a opção “veículos”. Lembrando que sua CNH precisa estar ativa e regularizada.

Depois, você será redirecionado a página de acesso do governo, onde deverá entrar com seu login e senha para ter acesso, caso não possua esses dados, você poderá realizar seu cadastro no portal, é rápido e leva poucos minutos.

Para criar esse cadastro é bem simples, basta informar o número de seu CPF e clicar na aba “continuar”. Uma vez dentro da plataforma, basta inserir os dados solicitados e prosseguir.

Se estiver fazendo o processo através do seu smartphone, pode realizar o processo através do aplicativo gerando um QR Code, mas se preferir, pode selecionar a opção “não tenho celular” e continuar o processo.

Terminando o cadastro, você já poderá acessar os dados do veículo e consultar todas as informações que precisa, seja dos seus veículos ou dos quais você foi mencionado como principal condutor.

Para ter acesso a esses dados, você vai precisar ter em mãos o número do seu Renavam, a placa do automóvel e o CPF. É importante ressaltar que sem esses dados é impossível realizar a consulta.

Então, caso esteja sem eles, solicite ao atual proprietário as informações. Se ele se negar a fornecer, desconfie da venda.

Após fornecer esses dados, clique na opção “prosseguir” e será redirecionado a página com todas as informações sobre seu veículo, e se por acaso houver alguma multa pendente, você poderá gerar o boleto e efetuar o pagamento.

Como realizar a consulta de multas pela placa pelo DETRAN de seu Estado:

Agora vamos explicar como realizar a consulta de multas através do portal do Detran por estados, ressaltando que cada estado possui uma forma de administrar o portal, por isso algumas informações podem surgir de forma diferente.

O passo a passo a seguir será com base no portal de acesso do DETRAN do Estado do Paraná. Mas no geral, todos pedem o número do Renavam para realizar a consulta.

Primeiro passo: acesse o portal do Detran/PR e insira o número do Renavam, automaticamente você será redirecionado a uma outra página que contém várias informações.

A primeira que irá aparecer é “pesquisa de débitos e restrições”. Clicando nesta opção, você poderá visualizar os itens do seu veículo e veículos de terceiros e você poderá escolher uma das opções. Em ambos os casos você precisará fazer o login no portal do Detran ou realizar o primeiro cadastro.

Acessando os dados de seu veículo, irão surgir várias opções relacionadas à sua CNH, como renovação e consulta de pontos, os documentos do automóvel e também opções de transferência, compra e venda, e até as infrações.

E se você selecionar a opção “veículos de terceiros” poderá consultar roubos, restrições e vistorias. Em ambas opções você vai precisar fornecer a numeração do Renavam.

Pronto, agora você pode acessar todas as informações necessárias e também poderá ver se há multas pendentes e regularizar a situação do veículo. Lembrando que multas atrasadas geram juros por dias de atraso.

Agora que você viu que o processo de consultar multas e outras informações do seu veículo é simples, rápido e grátis, pode mantê-lo regularizado sem se preocupar com surpresas.