Consultar Proprietário de Veículo Pela Placa Grátis: Saiba Como

Saiba como fazer a consulta de um proprietário de veículo pelo placa gratuitamente. Entenda qual é a função da placa, onde localizar o número do RENAVAM e muito mais.

como consultar proprietário de um veículo pela placa grátis

Uma placa de um veículo tem uma função extremamente essencial e muito importante, como a identificação, a organização e também o controle do sistema de trânsito e de seus participantes. Porém por inúmeras vezes nos perguntamos como é o funcionamento e também a distribuição das mesmas aqui em nosso país.

Quem realmente é responsável pela regulamentação de todo esse processo, e como usamos as placas para conseguir informações como por exemplo consultar proprietário de veículo pela placa grátis. Por exemplo, se um veículo colidir com o seu e o motorista fugir, o número da placa poderá ser utilizado para localizar o proprietário do outro automóvel responsável pela colisão.


Além disso, ao comprar um carro usado, você pode usar os dados de identificação do veículo para descobrir se ele tem dívidas com o governo, de modo a evitar entrar em uma fria e ter dores de cabeça no futuro. Existem muitos motivos confiáveis que podem levar as pessoas a considerar como consultar um dono de veículo pela placa, por exemplo, encontrar um carro que já foi um membro da família para comprá-lo de volta.

Mas também podem existir outros motivos, como no caso dos golpistas que se aproveitam da situação. Para evitar que os proprietários de veículos automotores caiam em golpes, a legislação brasileira proíbe a obtenção de informações do mesmo, como por exemplo o nome e endereço apenas por meio do número da placa.

Sendo assim, qualquer pessoa ou empresa que forneça tais dados estão cometendo um crime, indiferente se estão cobrando por isso ou não. E mais importante ainda, o requerente também pode estar relacionado com comportamento ilegal, onde caberá a lei tomar as decisões cabíveis.


Você sabe qual é a função da placa?

Aqui em nosso país existe uma determinação para que todos os veículos que são motorizados, assim como carros, motocicletas, ônibus, caminhões, entre outros sejam devidamente emplacados.

Caso não saiba, a placa nada mais é que uma forma de poder identificar um veículo, onde o mesmo também é registrado no RENAVAM, que é o Registro Nacional de Veículos Automotores.

O DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) é o órgão responsável pelo registro e distribuição da sequência a ser impressa nas placas.

A sequência de caracteres é única no país inteiro, mesmo que seu primeiro carro tenha recebido baixa, o número da placa não pode ser atribuído jamais à outro carro.

Podemos dizer que de certa forma funciona como o seu RG ou o seu CPF, mas o veículo é único, personalizado, intransferível e reconhecido nacionalmente.

O tipo de placa em uso atualmente mostra uma série de informações sobre o veículo que permite que os órgãos responsáveis identifique-o facilmente, e dessa forma as autoridades caso necessitem devido algum delito no trânsito possam assim tomar as devidas providências.

Como consultar quem é o proprietário de veículo pela placa de forma gratuita?

Em primeiro lugar, você deve saber que qualquer pessoa, empresa, site que permita a obtenção de informações sobre o proprietário do carro está fazendo isso ilegalmente.

Fornecer os dados do proprietário a terceiros é considerado uma violação da confidencialidade, o que é um crime. Por isso, o dono do veículo não pode ser consultado através da placa. Então atenção, tenha cuidado com as empresas que fornecem essas informações.

É proibido fazer a consulta do proprietário do veículo pela placa gratuitamente?

Uma das poucas consultas gratuitas sobre placas de veículos que você poderá obter é praticamente sobre roubo, os Detrans de todos os estados permitem essa busca, que geralmente pode ser feita online, só que mesmo assim sem fornecer o nome do proprietário do bem. Mas se a sua intenção é somente saber se o carro foi roubado ou furtado o jeito é consultar.

Já para outras solicitações, os Departamentos Estaduais de Trânsito exigem pelo menos o código Renavam do veículo com a numeração correta da placa do mesmo, e em algumas situações você também precisará fornecer a numeração do chassi.

É normal em negociações de compra, troca ou venda, os interessados no carro podem pedir informações sobre o dono do mesmo, e em seguida, consultar sobre multas, dívidas e também se existem restrições vinculadas ao automóvel.

Em caso de acidente ou outra situação jurídica, você pode contratar um advogado e iniciar assim um processo judicial, mas na grande maioria dos casos, o sistema judicial agirá para mediar sem que as partes se encontrem diretamente, a menos que a situação real seja muito específica.

O passo 1 é informar a polícia o mais rápido possível fazendo um Boletim de Ocorrência, e esse B.O. irá servir então para o início de todo o processo.

Saiba então que é ilegal consultar o dono de um carro pela placa, no entanto motivos comuns, como a tal da intromissão de nada valerão para que consiga essas informações com êxito e exatidão.

Mesmo que certos serviços, tanto eles sendo online ou off-line, pagos ou gratuitos afirmaram fornecer uma grande quantidade de dados informando somente a numeração da placa do veículo, saiba que mesmo assim não existe nenhuma garantia de que a consulta será efetuada com êxito.

Sem falar que ao fazer a aquisição desse serviço, você estará então assumindo perante a lei o risco de participar de programas que são ilegais perante a lei.

No final, tentar usar o número da placa do automóvel para pesquisar o nome do proprietário pode até causar problemas como processos judiciais, pois viola o princípio de proteção de privacidade e identidade.