Lâmpada Super Branca é Permitida ou Não? Posso Instalar?

Descubra neste texto se a lâmpada super banca é permitida por lei ou não e se você pode ou não instalar no seu veículo.

a lâmpada super branca é permitida

Os sistemas de iluminação automotiva são a chave para quem deseja modificar seus veículos, mas no entanto é necessário que saiba que existem algumas considerações legais para o uso de luzes de LED e faróis super brancos, e você sabe se a lâmpada super branca é permitida?

Se deseja instala-la precisa saber. Além da mesma dar uma aparência diferenciada ao carro, também é muito importante ter um sistema de iluminação adequado e mais moderno.


Elas também precisam funcionar perfeitamente, porque tendem a prejudicar a visão do motorista condutor, e de outros motoristas que trafegam na mão contrária também.

Há muita informação circulando na internet sobre o assunto, mas a maioria foi elaborada com base na legislação antiga que está desatualizada, e isso de certa forma faz com que muitos motoristas não entendam realmente se a lei permite seu uso ou não.

Para quem deseja dar um toque especial em seu automóvel, fazer uma alteração na iluminação pode ser um bom começo. Mas saiba desde já que essa modificação precisa ser realizada com cuidado, e principalmente dentro de todos os parâmetros determinados pelo órgão oficial responsável.


Além disso, a iluminação veicular é um item de segurança, por isso existem leis que regulamentam a utilização desses acessórios. Luzes de LED ou faróis super brancos são itens que quem realmente desejar realizar essa modificação sempre terá dúvidas.

Quais são os problemas dos faróis super brancos?

Para entender se uma lâmpada super branca é permitida para usar em seu carro, é bom saber também quais são os seus problemas, um deles seria a questão se a mesma é permitida ou não, saiba que esse tipo de luz possui muitas questões que estão relacionadas a lei.

São várias às vezes em que são testemunhados carros sendo multados por ai, e em alguns casos até rebocados pelo motivo do uso de farol com iluminação muito branca, e também aquelas que são bem potentes, do tipo Xenon, por exemplo.

Esta é uma questão para se atentar, pois, até em blitz realizadas durante o dia, os fiscais costumam pedir para que os condutores acendam seus faróis para fazer uma inspeção.

Algumas pessoas com esta irregularidade até fazem uma tentativa de argumentar com os fiscais de trânsito, de modo a escapar do problema, mas a legislação é bem nítida e clara: não é permitido usar certos acessórios sem seguir algumas regras.

Pode ser considerada certa a decisão de proibir o uso de lâmpadas super brancas, pois existe a comprovação que esse acessório pode ocasionar uma série de acidentes. Mas, se tratando de possuir a classe branca, a legislação fala que as luzes dos faróis devem ser brancas.

Mas, podemos observar que os faróis mais antigos possuem uma tonalidade mais amarelada, da mesma forma em que as lâmpadas super brancas, não são consideradas como “brancas”.

Quais são as consequências assumidas ao usar lâmpadas super brancas?

Para que você realmente entenda se o farol super branco é lícito, veja as consequências em usá-las. As mesmas conseguem melhorar a visibilidade do condutor em certos casos, mas por outro lado elas também podem acarretar consequências com certo teor de periculosidade tanto para a condução quanto para o veículo.

É importante que saiba em primeiro lugar que a tensão do grupo dos faróis ultra brancos é superior à tensão que o automóvel vai utilizar, então por isso é necessário substituir algumas partes e ou componentes da parte elétrica do veículo.

Fazer uso desse acessório sem analisar antes, e substituir os componentes elétricos corretos, pode causar alguns problemas como por exemplo:

  • Curtos-circuitos;
  • Derretimento de fios;
  • Entre outros problemas na parte elétrica.

E atenção pois caso ocorram problemas como esses na estrada durante uma viagem, é bom tomar bastante cuidado, pois às chances de ocorrer um possível acidente deve ser levada em conta.

Então caso você planeja usar faróis super brancos, preste atenção às mudanças que ocorrerão no seu veículo antes de fazer a instalação.

Afinal, a lâmpada super branca é permitida?

Sim, lâmpada super branca é permitida, saiba que as mesmas devem possuir selos do “INMETRO” antes de serem devidamente instaladas no veículo, e elas também devem ser confeccionadas em LED, halogênio/halogênas ou tungstênio.

Os modelos de luzes Xenon só podem ser instalados em automóveis com essa opção da fábrica ou em veículos padronizados antes do ano de 2011.

Um cuidado importante que você deve ter é não importar essas lâmpadas / luzes de outros países, compre-as somente aqui no Brasil, assim garantirá que elas terão o selo do INMETRO.

Se comprar lá fora não poderá usar aqui, pois as luzes produzidas lá fora não possuem esse selo obrigatório, e caso seja parado em uma blitz de trânsito poderá levar alguma multa e com toda certeza perder algum postos na CNH.

Sem falar que se o veículo precisar passar por alguma fiscalização do DETRAN o mesmo deverá estar totalmente regularizado.