O Que Fazer Para Perder o Medo de Dirigir? Melhores Dicas

Melhores dicas de como perder o medo de dirigir. Como se chama o medo de dirigir, o que causa este medo e técnicas eficazes para superá-lo e ganhar confiança ao volante.

como perder o medo de dirigir

Se você possui medo em estar atrás de um volante de um carro ou conhece alguém que tenha, é muito importante então saber o que fazer para perder o medo de dirigir.

Esse por sua vez pode estar ligado a uma série de fatores, e o mais comum de todos eles é a ansiedade, que é um sentimento que pode cada vez mais prejudicar a sua vida.


Sabemos que é normal, muitas pessoas, homens e mulheres, demonstrarem algum tipo de medo durante a direção, afinal há muitos pensamentos ligados a pessoa. Principalmente relacionados a acidentes, traumas e outros fatores que podem contribuir para isso acontecer.

Então, não deixe de ler todo esse texto até o fim e conferir as melhores dicas sobre o que fazer para perder o medo de dirigir definitivamente de uma vez por todas.

Como se chama o medo de dirigir?

O medo de dirigir é um fator presente em muitas pessoas, e é normal, ele pode proporcionar o cuidado e a cautela para realizar suas tarefas. Mas no entanto, quando ele é excessivo demais, causando crises de pânicos, ansiedades ou até mesmo paralisia, torna-se algo patológico.


Então o mais certo a se fazer é procurar um profissional o quanto antes para ajudá-lo a enfrentar e superar esse problema. Com base nisso, há diversos medos patológicos na maioria das pessoas, e o pavor da direção é chamado “Amaxofobia“, existente em diversos graus.

Ela pode estar relacionada a uma série de fatores referentes à direção, como fobia por passar em túneis, alguns pontos ou rotas temidas, entre outros. Por conta disso, muitos não passam nos testes e exames de direção para emissão de sua CNH para poder dirigir pela primeira vez.

Muitas vezes existem pessoas que nem querem emitir a sua habilitação por se recusar a dirigir. Nesse caso, o indivíduo deve procurar um especialista profissional no assunto urgentemente para ajudá-lo a superar esse trauma.

Isso é o mais ideal e recomendado para auxiliar no reequilíbrio mental e dessa maneira poder então superar de vez qualquer fobia que tenha relação com direção, veículos, rodovias, entre outros.

Por que pessoas tem pavor de dirigir?

Esse pavor de dirigir pode estar ligado a uma série de fatores que impossibilitam a pessoa na direção de um veículo, como por exemplo:

  • Algumas inseguranças;
  • Certos traumas;
  • Ansiedade;
  • Medos patológicos, entre outros.

Geralmente, está fortemente relacionado a falta de segurança do condutor e o sentimento de perigo.

Mas qual será o segredo para perder esse medo?

O primeiro passo é procurar profissionais de saúde mental, como psicólogos e fazer consultas para controlar todos os estados emocionais que estão ligados a esse temor.

O tratamento profissional é o mais indicado de todos para quem possui traumas e medos relacionados à direção, esses especialistas irão te auxiliar a reequilibrar e permitir que você tenha a oportunidade de aprender a dirigir ou então voltar a dirigir.

Para quem é iniciante no volante, é importante praticar, e a cada treino manter sempre a calma, evitar acelerar caso não tenha conforto o suficiente, isso é importante, porque a cada vez o indivíduo poderá atingir as pequenas metas determinadas e já pré estabelecidas.

E com a frequência de praticar, consequentemente, poderá dessa forma ir perdendo o amedrontamento relacionado à direção.

É de suma importância que mantenha a calma, o ideal é praticar e realizar exercícios práticos de direção em lugares e ruas mais tranquilas e que geralmente são mais calmas.

Dicas de como perder o medo de dirigir:

Para perder esse medo de vez, existem uma série de coisas que podem auxiliar você nesse no processo, por isso, preparamos algumas dicas úteis que servem para quem está procurando uma forma de perder esse trauma ou o medo, segue as dicas:

Tenha aulas de direção:

O primeiro passo para lidar com o medo é fazer aulas práticas de direção, em outras palavras, as aulas práticas de direção têm o principal objetivo de evitar ansiedades na hora de dirigir um carro.

Dessa forma, com experiências passadas, práticas e treinamentos, bem como a frequência, podem fazer a pessoa ir perdendo o medo trazendo muito mais segurança para a pessoa enquanto dirige.

Manter sempre a calma:

A tranquilidade é um dos fatores importantíssimos, principalmente quando as pessoas demonstram inseguranças e também ansiedades.

Caso o medo tome conta de você enquanto estiver dirigindo, você deve então parar o veículo e tentar se acalmar o máximo possível, recuperando o total equilíbrio e a autonomia a respeito de seu estado mental e físico.

Praticar ao seu tempo:

O mais importante é praticar, no entanto, é fundamental ter limites nas práticas também, deve procurar fazer isso preferencialmente no seu tempo.

Nesse caso, o condutor estará superando o medo, então é mais que normal começar devagar e gradualmente ir ganhando confiança e segurança na hora de dirigir um veículo. Procure também determinar metas e procure cumpri-las, mas tudo de forma simples, ao seu tempo e dentro das suas limitações.