O Que Significa as Cores do Semáforo? Guia Simplificado

Saiba o que é, como e onde ele surgiu, e qual é o significado das cores de um semáforo. Conheça quais são os tipos, tempo, fases e mais.

qual é o significado das cores do semáforo

Saber o que significa as cores do semáforo é uma obrigação de todas as pessoas, indiferente se forem pedestres, ciclistas e condutores de veículos automotores em geral. A cor do sinaleiro é praticamente uma linguagem universal, e está presente em todos os lugares do mundo.

Desde crianças todos nós aprendemos qual é o significado dessas cores, mas mesmo assim podem surgir dúvidas, principalmente por aqueles que estão começando a fazer uso do trânsito. Por isso, é fundamental que as pessoas tenham em mente qual é a importância desse tipo de sinalização.


Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre o assunto, preparamos esse breve, porém importante texto, onde explicaremos tudo sobre qual é o significado das cores do semáforo e a importância de respeitá-las.

O que é um semáforo?

O semáforo, também conhecido como farol ou sinaleiro trata-se de um instrumento usado para poder fazer o controle do tráfego de veículos automotores, ciclistas e também de pedestres em todas as cidades de todos os países do mundo.

Sendo assim o seu principal objetivo é garantir a segurança de todos que fazem uso do trânsito, transmitindo assim através de suas três diferentes cores mensagens para os usuários das vias. Onde o mesmo usa uma linguagem simplificada e de simples entendimento de todos.


Como e onde surgiu o semáforo?

Antes de explicarmos o que significa as cores do semáforo, acreditamos ser de seu interesse conhecer um pouco da história dele, o semáforo como conhecemos hoje em dia com 03 cores foi visto pela 1ª vez em Detroit nos Estados Unidos.

Essa iluminação e suas cores foi provida por um policial de trânsito chamado Willian Potts, ele então foi o pioneiro e conseguiu desenvolver e também aplicar um sistema totalmente automatizado para assim tornar mais fácil a mobilidade local automotiva.

No entanto, antes desse invento, o semáforo com 02 cores já era usado desde o começo do século XIX nas ferrovias devido aos trens, então na 2ª metade do século os ingleses levaram esse sistema que era de uso exclusivo das ferrovias para as ruas das cidades.

Tudo devido ao grande fluxo das carruagens nos centros urbanos, onde esse grande tráfego era por sua vez controlado por oficiais de trânsito que erguiam de forma manual as suas lanternas vermelhas e verdes, com a intenção de fazer parar e continuar o fluxo do trânsito, assim como ele funciona nos dias atuais.

O que significa as cores do semáforo?

Agora que você já sabe o que é um semáforo, como e onde ele surgiu, explicaremos então qual é o significado de suas cores e o que elas representam, confira:

Sinal vermelho:

Conforme estabelecido no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a cor vermelha do semáforo tem como objetivo indicar para o condutor que o mesmo deve parar seu veículo e esperar até que a luz verde se ascenda para ele poder seguir.

Tenha em mente que desrespeitar essa sinalização de trânsito é uma infração gravíssima, onde o motorista será multado e perderá pontos em sua CNH, nesse caso 7 pontos.

Sinal amarelo:

A cor amarela do semáforo tem como objetivo avisar aos condutores que o sinal irá fechar ficando vermelho em pouquíssimos segundos, por isso nesse caso é necessário que o mesmo tenha muita atenção, e já comece a reduzir a velocidade para poder parar seu veículo antes que o sinal fique vermelho.

Mas em alguns casos quando o sinal estiver com a luz amarela piscando, isso pode significar que o semáforo pode estar com algum defeito, por isso o condutor deve redobrar a sua atenção para poder atravessar a via em total segurança.

E uma dúvida que praticamente todos os motoristas tem à respeito dessa cor é se passar pelo sinaleiro com ela amarela gera multa, conforme o CTB não existe até o presente momento nenhuma penalidade. Por isso como já mencionado pare, olhe com muita atenção, e só depois atravesse a via.

Sinal verde:

Já a cor verde do semáforo tem como objetivo indicar para os condutores que a passagem está livre, então caso ele estiver parado no sinal vermelho e a cor verde se ascender ele pode seguir em frente sem problemas, claro sempre observando bem as normas da via.

Saiba que a escolha da coloração verde ocorreu simplesmente porque a mesma é a mais distante da cor vermelha no círculo cromático. Pois são cores complementares e provocam por sua vez um maior contraste na visão chamando assim muito mais atenção para tomada de ações.

Tipos de semáforos:

Agora que já sabe qual é o significado de cada cor do semáforo, sendo elas vermelho, amarelo e verde, saiba que existem dois tipos de semáforos, são eles:

  1. Semáforo de três cores: esse é o mais conhecido de todos, e tem a funcionalidade de fazer o controle do deslocamento alternado do direito de passagem de veículos automotores, cliclistas e também de pedestres;
  2. Semáforo de advertência: esse tipo de semáforo são sinais luminosos que tem o objetivo de mostrar a existência de obstáculos.

Qual é o nome correto do semáforo?

Muitas pessoas também chamam o instrumento de sinaleiro, sinal e também de farol, mas isso nada mais é que uma forma popular que pode variar de uma região para outra aqui no Brasil. Mas o nome certo do equipamento é semáforo.