Quando Trocar o Filtro de Ar do Motor do Carro?

Saiba o que é, para que serve, qual a importância e quando fazer a troca do filtro de ar do motor do seu automóvel. Confira dicas essenciais de desgaste no componente e muito mais.

quando o filtro de ar do moto do carro deve ser trocado

Como sabe, o filtro de ar é um componente essencial para o bom funcionamento dos veículos, e por esse motivo é fundamental que saiba quando trocar o filtro de ar do motor do carro, assim como identificar possíveis problemas na peça.

Quem é proprietário de um carro sabe perfeitamente que suas peças, componentes e equipamentos devem sempre ser revisados para que o veículo sempre tenha um ótimo desempenho.

Mas na realidade muitos donos de carros simplesmente ignoram as recomendações dos fabricantes e só procuram por ajuda quando o automóvel já está com problemas.

Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre quando deve ser feita a troca do filtro de ar do carro, preparamos esse guia onde iremos responder todas as perguntas sobre o assunto.

Entenda para que serve a peça e sua função, sua importância, possíveis problemas e muito mais.

quando o filtro de ar do moto do carro deve ser trocado

O que é o filtro de ar do motor do carro e para que serve?

Como já dito no início, essa peça é essencial para o bom funcionamento e desempenho do motor de seu veículo.

O filtro de ar tem a função de evitar a entrada de sujeira e de impurezas no sistema de admissão.

Filtros mais comuns normalmente são descartáveis e simples de serem trocados. Mas saiba também que existem alguns tipos de filtros que apresentam melhor qualidade e duração.

O filtro de ar do motor do carro funciona exatamente como uma barreira impedindo que as impurezas existentes no ar entrem no motor do veículo.

Já pensou no que pode acontecer se toda essa sujeira e também detritos consigam chegar até a câmara de combustão.

Caso isso venha a ocorrer saiba que o veículo terá seu desempenho comprometido, sem falar no aumento do consumo de combustível.

Tipos de filtro de ar do carro:

Caso não saiba, existem 2 tipos de filtro de ar, mas é importante que você não confunda quais são eles, pois existe o filtro do ar condicionado, ou filtro de cabine, se o seu modelo contar com ar condicionado.

E existe o filtro de ar do motor, os 2 tipos tem a mesma função que é filtrar o ar, mas o do motor toma conta especialmente de todo o processo de filtragem de ar do propulsor.

Esse tipo de filtro foi feito com a finalidade de proteger a motorização do veículo, o mesmo consegue reter desde partículas mais finas e até as que são mais pesadas.

Geralmente o seu formato é bastante parecido com uma sanfona, e é produzida com um papel especial.

E seus tamanhos e formas podem variar de modelo para modelo, podendo ser eles redondos, quadrados, ovais e cilíndricos.

Quando trocar o filtro de ar do motor do carro?

A resposta para essa pergunta é muito simples, e você encontrará ela facilmente dando uma olhada no manual do fabricante do seu modelo e marca de carro.

Lá estará especificado quando deve ser feita a troca do filtro de ar, assim como o filtro de combustível. Geralmente 10 mil quilômetros na grande maioria dos modelos.

Mas saiba que existem outros pontos a serem considerados que também podem levar a substituição do componente mais precocemente.

O local onde o veículo é usado pode influenciar na frequência da troca, caso o carro ande mais na cidade, nas estradas ou até na zona rural, sem falar que em locais onde a poluição do ar é maior é um outro fator.

Por esse motivo o mais indicado mesmo é se atentar nas recomendações do fabricante.

Principais indícios de desgaste no filtro de ar do veículo:

Alguns indícios que o componente não está bom podem ser vistos facilmente, basta verificar a quantidade de sujeira e impurezas de cor escura que ficam acumuladas no papel do filtro.

Lógico que encontrar seu filtro não muito limpo é totalmente normal, já que sua principal função é filtrar e fazer a retenção das impurezas e sujeira presentes no ar.

Então, caso a peça esteja muito suja significa que está na hora de ser substituída.

O aumento na temperatura interna do automóvel também pode ser um indicativo de que o filtro esteja sujo, e outro ponto bastante importante à ser observado é se o consumo de combustível está maior.

Esses são sinais que o componente não está mais exercendo a sua função e necessita ser substituído.

Preste atenção também se o motor está fazendo algum tipo de ruído, ou se apresenta alguma falha na hora de engatar a 1ª marcha para sair, esses também podem ser alguns dos sinais.

Em alguns casos se o elemento filtrante estiver muito sujo ou até mesmo entupido os ocupantes que estiverem no interior do carro poderão ver até mesmo uma pequena fumaça de cor escura.

O que não é nada bom, necessitando uma troca com urgência.