Como Limpar Bancos de Couro? Melhores Dicas

Confira neste guia completo as melhores dicas de como limpar bancos de couro. Conheça as vantagens deste banco, quando a limpeza deve ser feita. Porque ela é tão importante. O que não usar. Dicas de melhores produtos, cuidados e mais.

como higienizar bancos de couro

Não é de hoje que bancos de couro sempre agregaram status para os automóveis, não só pelo conforto, mas eles dão um aspecto com ares bem mais sofisticados, requintado, e deixam a cabine dos carros mais atrativas e valorizadas.

Por isto, se você é um dono de um modelo, ou então está pensado em comprar um equipado com bancos de couro, é importante saber como limpar bancos de couro para eles ficarem sempre muito bem limpos e vivos.


E para garantir que eles fiquem bem limpos, saiba que é preciso ter cuidados no momento de fazer a limpeza, e também ter muitos cuidados com os produtos que vai usar. Pois sabendo como limpar corretamente, usando os produtos certos, os resultados positivos serão obtidos com mais sucesso, e os bancos ficaram sempre novos e lindos.

E foi pensando em você leitor, que elaboramos este guia completo, com as melhores dicas de como limpar bancos de couro. Saiba o que fazer para deixar seu estofamento de couro limpo, e ainda aumentar o seu tempo de vida útil.

Principais vantagens do banco de couro em carros:

Uma das principais vantagens, que é frequentemente destacada em anúncios sobre o uso de bancos de couro em automóveis, é a valorização da estética do veículo, contribuindo em uma menor depreciação do valor do carro.


Além do seu acabamento mais distinto quando comparado com estofados de tecido ou mistos, os bancos de couro também se destacam pela facilidade de limpeza. Ao contrário do tecido convencional, o material dos bancos de couro acumulam menos ácaros, poeira e sujeira de modo geral.

Quando devo limpar os bancos de couro do meu carro?

Está é uma dúvida muito comum que praticamente todos os proprietários de automóveis com bancos de couro tem, e quem está pensando em comprar um novo modelo com assento em couro também tem.

E a resposta para está pergunta é bastante simples, tudo vai depender de como você está usando o seu veículo.

Se usa o carro sozinho, ou em família com crianças nos bancos. A maneira como o estofamento está sendo usado vai dizer quando você deve limpar seu estofado de couro.

Melhores produtos para fazer a limpeza:

Muito cuidado ao escolher os produtos que vai usar para limpar o couro dos bancos, pois saiba que se usar produtos errados poderá danificar o material, podendo ele ser de couro sintético ou natural. Confira o que usar:

  • Detergente e sabão neutro;
  • Água;
  • Esponja;
  • Pano para limpeza;
  • Flanela de microfibra.

Como limpar bancos de couro em simples passos?

Já sabendo quais são as vantagens deste tipo de banco, quando ele deve ser limpo, porque é importante fazer está limpeza, e já sabe também quais produtos usar, confira o passo a passo como limpar.

Tenha em mente que estás dicas valem tanto para assentos de couro de cor clara e escura:

  1. Utilize um pano seco para eliminar partículas sólidas de sujeira e poeira do banco;
  2. Humedeça ligeiramente uma esponja e adicione algumas gotas de detergente ou aplique uma pequena quantidade de sabão neutro;
  3. Efetue a limpeza do banco utilizando a parte macia da esponja. Se o couro estiver muito sujo, repita este processo várias vezes, aplicando uma pressão suave durante a esfregação;
  4. Passe um pano húmido para concluir a limpeza, e logo depois, seque a superfície com um pano macio;
  5. Caso o banco seja confeccionado em couro natural, aplique um produto hidratante específico para couro, usando sempre o lado suave da esponja;
  6. Permita que o couro absorva o produto durante aproximadamente 20 minutos;
  7. Em seguida, passe novamente o pano seco para remover qualquer excesso do produto.

É bom fazer a hidratação do couro dos bancos?

Está também é uma dúvida muito comum que muitos donos de carros com bancos de couro natural ou até mesmo sintético tem em comum, saber se é preciso fazer uma hidratação sempre após a higienização.

E a resposta para está dúvida é bastante simples, vale a pena sim fazer a aplicação de um hidratante que seja específico para o couro automotivo.

A dica é para fazer uso de produtos que contenham proteção UV em sua fórmula, pois isso ajuda a reduzir os efeitos prejudiciais causados pela exposição solar.

A grande parte dessas substâncias é isenta de fragrâncias desagradáveis e não tóxicas, o que significa que não é necessário ventilar o carro após a aplicação.

A aplicação do hidratante forma uma camada protetora, o que da ao assento uma sensação agradável ao toque do couro. Esse processo, por sua vez, prolonga a vida útil do revestimento.

E a ausência de hidratação é responsável pelo envelhecimento precoce do couro, resultando em ressecamento e possivelmente em rachaduras.

Produtos que você não deve usar para limpar bancos de couro:

Nunca use produtos derivados de petróleo para limpar bancos de couro. Produtos como querosene, produtos à base de cloro, álcool, entre outros, quando entram em contato com a superfície do couro eles danificam o mesmo, ao invés de fazer a higienização. E ao fazer a limpeza use sempre uma escova leve