Como Limpar Estofado de Carros? Guia Com as Melhores Dicas

Saiba como limpar estofados de carros de forma eficiente e manter seu veículo com aspecto renovado. Melhores dicas de como limpar estofamento de couro, tecido e mistos.

como limpar estofamento de carros

Embora seja importante manter o exterior do carro limpo, você deve sempre priorizar o interior do veículo também, isso porque você está lá a maior parte do tempo, por isso, saber como limpar estofado de carros pode fazer toda a diferença. Mas como você remove todos os diferentes tipos de sujeira como por exemplo: respingos, manchas entre outros do estofamento?

Pode ser muito difícil descobrir por si mesmo, mas queremos que saiba que você não está sozinho nessa. Pois muitos donos de automóveis querem saber isso. E é por isso que resolvemos criar esse artigo para você aprender passo a passo como limpar estofados de carros e deixá-los bem mais limpos, cheirosos e agradáveis.


Quer você tenha um assento de couro ou de tecido em seu veículo, vai encontrar aqui tudo o que necessita para manter o seu estofamento sempre muito bem limpos.

Saiba como é o cuidado correto para cada tipo de estofado:

O estofamento de um carro é um item muito importante do automóvel, por isso precisa de alguns cuidados especiais. Com o uso do dia a dia, o interior do carro fica sujo e com mau cheiro, por isso é ideal saber limpar bancos e todo o estofamento para manter sempre a melhor higiene e não danificar o estofado do veículo.

Conhecendo e limpando os tipos diferentes de estofamentos:

Não é novidade para você que existem diferentes tipos de estofados e que a forma de fazer a limpeza dos mesmos e conservar eles também é diferente. São produtos específicos e métodos de limpeza para cada tipo. Os principais estofamentos são:


  • Couro;
  • Tecido ou mescla.

Onde os mesmo necessitam serem limpos para manter a beleza e não se desgastarem rapidamente, sem falar que faz parte manter seu carro sempre higienizado, ainda mais nos dias de hoje.

Limpando os estofados de couro:

Normalmente, os carros que custam mais, ou são de alguma versão mais requintada do modelo sendo de maior preço ou até mesmo modelos importados têm o estofamento em couro.

Caso o cliente desejar, ele então pode adicionar este opcional na hora da compra, mas saiba desde já que escolher um estofamento em couro para o seu veículo pode custar mais. Por isso é necessário um cuidado contínuo e correto com este tipo de material.

Os estofados de couro devem ser cuidadosamente limpos pelo menos uma vez por mês, esse tipo de estofamento requer cuidados adicionais para evitar que ele resseque e se mantenha por muito mais tempo com a sua aparência intacta. É preciso usar um pano com um produto apropriado para mantê-lo limpo, brilhante e bem hidratado.

Esses produtos para limpeza de estofamento são encontrados facilmente em lojas específicas de higienização automotiva, as várias marcas e valores são bastante diversificados.

Além de fazer a limpeza mensalmente, os donos de carros com assento de couro devem levar o seu veículo para a realização de uma limpeza especial e hidratar o estofamento a cada 6 meses. Essa manutenção é bastante essencial para manter o estofamento de couro bonito e intacto.

Lembre-se de que esse tipo de estofamento não deve receber grande quantidade de luz e calor do sol, pois isso fará com que a pele do material se descasque e fique com sua aparência prejudicada.

O custo dessa limpeza é em média r$ 300,00 reais dependendo da região do Brasil onde mora, esse valor pode variar, e ela é sempre realizada por pessoas e empresas especializadas.

Fazendo a limpeza de estofamentos de tecidos e os mistos:

Os bancos mistos e de tecido são os mais comuns entre os automóveis, mas ele por sua vez também são os mais sujos. Normalmente, este tipo de tecido costuma ficar mais sujo que o couro, especialmente se as pessoas que usam este carro tendem a comer dentro dele, como é o caso de muitos.

Neste caso, a limpeza deste tipo de estofado deve ser realizada com muito mais frequência. A dica é, procure fazer uso de uma capa, isso poderá com certeza aliviar problemas como manchas, odores entre outros. Hoje em dia existem capas para bancos idênticas às originais a venda.

  1. A primeira etapa para limpar esse tipo de estofamento é usar um aspirador de pó, quanto mais forte for, mais limpo ficará o estofamento;
  2. Depois é verificar a localização da mancha, ou das manchas e focar o máximo possível na limpeza da ou das partes mais afetadas. Existem muitas maneiras de remover manchas nesse tipo de estofamento;
  3. Procure usar algum produto para perfumar os estofamentos, mas sem exagero na dose, pois seremos sinceros, não há nada pior do que um interior com um cheiro desagradável, especialmente quando esse cheiro é de comida ou vômito.

Para quem não pode, ou não pretende fazer este tipo de limpeza com alguma empresa especializada, existem várias formas de você mesmo realizar a higienização do seu carro em casa, desde a limpeza mais simples até a mais completa.

Estas limpezas podem ser realizadas em seus momentos de folga ou nos finais de semana, Assim deixará seu automóvel tinindo sempre.

Considere a prevenção e mantenha limpeza:

A prevenção é a melhor forma de evitar problemas futuros no estofamento dos automóveis, evite ao máximo se alimentar dentro dele ou manipular algum tipo de produto químico, ou produtos que possam manchá-lo.

Como já mencionado anteriormente usar uma capa para banco de carros também podem sim proteger o seu estofamento por muitos mais tempo. A limpeza dos bancos e estofados exige muito tempo e esforço, por isso a manutenção é de muita importância.

Procure colocar em seu automóvel um kit contendo toalhas de papel umedecidas, panos macios, um saquinho de lixo (pode ser aquele que fica na alavanca do câmbio), e escovas de limpeza.

Outra dica essencial é sempre educar todos que utilizam o veículo, principalmente as crianças, a entender as boas práticas desde pequenas.