O Que é Espelhamento de Pintura Automotiva? Entenda

Entenda o que é o espelhamento da pintura automotiva. Quando ele é indicado e quando não é. Suas vantagens. Para que serve e como é feito. Duração e principais cuidados depois de feito. Se vale a pena fazer e mais neste guia explicativo.

o que é o espelhamento da pintura automotiva

É muito bem provável que já tenha ouvido falar sobre essa técnica que tem o objetivo de melhorar a aparência dos veículos. Mas será que você sabe exatamente o que é espelhamento de pintura automotiva? Saiba que está é uma dúvida que muitos proprietários de automóveis tem, pois hoje em dia são tantos serviços diferentes oferecidos por empresas especializadas em estética de carros que é comum se confundir.

O principal objetivo do espelhamento automotivo assim como outros que são oferecidos é revitalizar a pintura, ressaltar a cor, deixar ela muito mais brilhosa e também protegida, pois o procedimento remove riscos e elimina desgastes provocados pela ação do tempo e de agentes contaminantes. O que deixará o visual do automóvel muito mais atraente.


Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre o que é espelhamento automotivo, preparamos esse texto bem completo para esclarecê-las de uma vez por todas. E tenha em mente que esse procedimento em alguns casos não é recomendado, podendo até danificar a pintura. Por isso, te convidamos a ficar conosco até o final desse texto.

Quando o espelhamento automotivo não é indicado?

Está também é uma dúvida muito frequente que muitos donos de automóveis tem, e a resposta está no próprio veículo, se o carro é novo e está com a pintura em ótimas condições, saiba que o espelhamento não é indicado, pois o processo de espelhamento desgasta o verniz original, a não ser que o veículo sofreu algum acidente.

Então, nesse caso o mais recomendado é um polimento simples, utilizando uma boa cera líquida, pasta abrasiva e um bom polidor composto, onde o mesmo pode ser feito em todo o automóvel ou em áreas específicas que tenham pequenos riscos superficiais.


Quando é indicado fazer o espelhamento da pintura?

O espelhamento de pintura automotiva é indicado para veículos que já tem uma certa vida útil de uso, aproximadamente entre 4 ou 5 anos ou mais, pois com a tecnologia de hoje os automóveis já saem de fábrica com uma camada de verniz de ótima qualidade e resistência para garantir mais proteção da pintura.

Justamente por isso não é recomendado fazer o procedimento em carros novos que acabaram de sair da concessionária.

O procedimento é indicado também para veículos que ficam expostos a condições extremas, como por exemplo a exposição do mesmo sob a luz forte do Sol por longos períodos, ou então exposto ao frio extremo, pois fatores como estes podem danificar a pintura.

Veículos que sofreram danos causados por chuva de granizo também podem fazer o espelhamento, sem falar em danos provocados pelo tempo de uso e a rotina diária do automóvel. E automóveis que sofrearam algum acidente ou batida também podem fazer o procedimento.

Quais são as vantagens do espelhamento da pintura automotiva?

Já sabendo quando o procedimento não é indicado e quando ele é recomendado, é bom saber também quais são as vantagens que o espelhamento automotivo oferece.

Confira quais são elas:

  • Previne a pintura contra a fixação de sujeiras;
  • Brilho intenso;
  • Garantia de um visual muito mais bonito e atraente.

O que é espelhamento de pintura automotiva e para que serve?

O espelhamento da pintura automotiva consiste basicamente na aplicação de produtos abrasivos com o auxílio de uma politriz, e em seguida na aplicação de uma cera especial servindo para então nivelar o verniz da pintura, removendo assim pequenos arranhões e riscos superficiais.

Os produtos usados no procedimento também tem a capacidade de reparar a oxidação, o que acaba devolvendo para a cor muito mais brilho e saturação.

Sem falar que quando todo o processo é finalizado, o brilho da pintura é intensificado, o que faz com que ela fique mesmo parecendo um verdadeiro espelho, por isso o nome espelhamento.

Mesmo esse sendo um procedimento estético, ele cria uma camada como se fosse uma película protetora sobre o verniz da pintura do veículo, deixando ela muito mais protegida contra agentes externos.

Como é feito o espelhamento automotivo?

Agora que já sabe o que é, e para que serve o espelhamento da pintura automotiva, com toda certeza você deve estar curioso para saber como o procedimento é feito. Confira o passo a passo:

  1. A primeira coisa que precisa fazer é procurar na sua cidade por centro de estética automotivo com profissionais treinados e capacitados, e que fazem uso de materiais e produtos de alta qualidade para realizar o procedimento;
  2. Depois de encontrar uma empresa que presta esse tipo de serviço, o profissional responsável irá fazer uma verificação completa para saber exatamente como está o estado de conservação da pintura. Depois da análise do profissional, o mesmo irá saber se precisa ou não lixar a lataria danificada, e se precisará usar um produto menos ou mais abrasivo;
  3. Em seguida o profissional aplicará a massa de polir que é a responsável pela remoção dos riscos;
  4. Depois de aplicada a massa polidora, ele então irá aplicar uma cera especial para fazer a remoção de toda a sujeira que está presente na lataria do veículo. Em seguida com o auxílio de um lustrador de alto desempenho ele começa o polimento, onde o mesmo já tem a finalidade de fazer com que o espelhamento aconteça. E nessa etapa do processo já é possível ver que o brilho vai sendo recuperado, as imperfeições existentes começam a desaparecer, e aquele aspecto de automóvel novo já é notado facilmente;
  5. E para finalizar, é aplicado o teflon, que tem a função de proteger a pintura dos raios solares e seus efeitos, servindo também para impedir que novas sujeiras penetrem na pintura. E por fim a lataria do veículo é aquecida para que o teflon, o brilho do polimento e do lustre seja então fixado. O que acaba criando uma película de proteção sobre o verniz.

Qual é a duração do espelhamento da pintura automotiva?

O tempo de vida útil do espelhamento automotivo irá depender de como o proprietário do carro cuida dele.

Então, se bem cuidado, o veículo não terá a necessidade de passar pelo procedimento antes de cinco anos de uso, e o brilho obtido pelo espelhamento geralmente tem uma duração de aproximadamente 6 meses, que daria em média 20 lavagens, já a camada de proteção de verniz que é adicionada pode durar até 2 anos.

Quais cuidados tomar depois de fazer o espelhamento no carro?

Depois de espelhar a pintura do seu automóvel, é necessário tomar alguns cuidados como por exemplo não lavar ele fazendo uso de produtos abrasivos, como detergentes alcalinos e ácidos, use somente produtos com pH neutro.

Outra dica é para fazer a higienização do veículo preferencialmente à seco, fazendo uso de um pano de microfibra que não solte pelos, e procure não esfregar a lataria com muita força, faça sempre movimentos leves e suaves. Dicas simples como estás podem garantir maior durabilidade do espelhamento.