Como Funciona a Tabela Fipe? Saiba Tudo Sobre Ela

Entenda o que é, para que serve e como funciona a Tabela Fipe. Saiba como é feito o cálculo dos valores. Como ela é atualizada. Como fazer consultar da forma correta. Código Fipe e mais.

como a tabela fipe funciona

Todas as pessoas que já compraram ou venderam um veículo com toda certeza já ouviram falar nela, e não é por menos, pois ela é a praticamente a maior referência para você saber dos preços médios tanto de veículos novos, como usados e também seminovos. Mas será que você sabe como funciona a Tabela Fipe?

Saiba que a mesma não é apenas útil como base de cálculo para compra e venda de veículos em geral, ela também é usada como base de cálculo para financiamentos, seguros, e também no cálculo do valor do IPVA.


Ninguém em negociação alguma é obrigado a seguir a Tabela Fipe literalmente ao pé da letra como dizem, mas saiba que o índice dela é praticamente a principal referência de valores para lojistas, concessionárias e vendedores autônomos particulares.

Então, como sabe, o nosso interesse aqui é sempre ajudar você, por isso preparamos esse texto onde te explicaremos tudo sobre o que é a Tabela Fipe, como ela funciona e muito mais.

O que é a Tabela Fipe?

A Tabela Fipe foi criada no ano de 1973, sua sigla significa “Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas”, a mesma foi criada para poder auxiliar os cursos de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de São Paulo, a FEA-USP.


A tabela é praticamente um dos principais produtos e mais importantes do órgão, onde presta uma variedade de serviços tanto para empresas privadas, quanto para o governo.

A tabela é todo mês atualizada, e apresenta a média de preços de muitos tipos diferentes de veículos, carros, motos, triciclos, caminhões e micro-ônibus. Sempre tendo o modelo, a marca e ano como principais elementos para o cálculo dos preços.

Não podemos de forma alguma deixar de mencionar que a Tabela Fipe leva em consideração somente o ano do modelo do veículo, e não o seu ano de fabricação como muitos pensam.

E saiba também que acessórios complementares como cores diferentes não tem influência nenhuma do cálculo do valor final do veículo. Veículos de frotas, táxis e viaturas também ficam de fora do índice, justamente por não fazerem parte da utilização comum do dia a dia.

Como é feito o cálculo da Tabela Fipe?

Para calcular o valor dos veículos, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), coleta dados e informações em todos os estados do Brasil.

Como existe uma grande variação de preços em cada região do país a tabela não deverá ser utilizada de maneira arbitrária, pois é bastante comum que um certo modelo de carro seja bem mais valorizado em uma determinada região onde o mesmo tenha mais procura.

Para que a Tabela Fipe Serve?

Como já mencionado a mesma já existe desde 1973, e é claro que com o passar do tempo a Tabela Fipe foi ganhando sempre mais reputação e também gerando mais confiança tanto para quem vende, como para quem está comprando um veículo.

E é lógico que com o passar do tempo a mesma foi adicionando mais utilidades para seus utilizadores, além de servir somente como referência de preços para modelos de veículos usados, novos e seminovos.

Confira na lista abaixo para que a Tabela Fipe serve:

  • Indica o preço médio de modelos conforme os preços praticados no mercado geral;
  • A tabela serve como base para consultar o preço de um veículo;
  • Ela também ajuda na base de cálculo do valor do IPVA;
  • Contribui na hora em que as seguradoras definiram o valor que elas tem de pagar pelo seguro;
  • Permite a todo e qualquer consumidor obter maiores noções sobre quais realmente são os veículos que atendem suas reais necessidades financeiras.

Não podemos deixar de mencionar que como as empresas de seguro adotam os preços da Tabela Fipe, então é claro que podem existir também variações nas cotações do seguro veicular , principalmente no valor que é pago em casos de indenização por sinistros como acidentes e roubos. Onde carros segurados estão envolvidos.

E isso significa 2 coisas diferentes: o valor que é recebido pela indenização poderá variar conforme o mês, outra coisa é que em casos de perda total do veículo, o segurado então não ira receber o preço que ele pagou no veículo, mas sim o valor que é indicado pela Tabela Fipe.

Como funciona a Tabela Fipe?

A Tabela Fipe funciona sempre com atualizações mensais apresentando a média de preços de veículos de diversas categorias, onde para o cálculo são levados em consideração somente a marca, o modelo do veículo, e o ano do modelo.

Você pode ver e acessar a qualquer momento a tabela de forma bem simplificada, bastando acessar o site oficial, ou se preferir pode baixar em seu celular o aplicativo que está disponível tanto para Android, como iOS.

Como já sabe a Fipe mostra o preço médio de veículos praticados em todo o mercado nacional, deixando assim uma margem para que muitas transações aconteçam com valores abaixo ou acima da tabela.

E como já mencionamos no início e vale frisar novamente, em uma negociação de compra ou venda a tabela te dará parâmetros, mas os mesmo não devem ser levados assim tão ao pé da letra como mencionamos no início.

Como funciona a atualização da Tabela Fipe?

Para a atualização da tabela, saiba que todo mês são feitas coletas de novos dados e informações para então compor os preços que são apresentados na mesma, saiba que isso poderá fazer com que valores mostrados sejam corrigidos, tanto para baixo, quanto para cima. E os motivos que levam a essas variação são muitos.

Eles vão desde o estado de conservação do veículo, até mesmo a procura por certos modelos em localidades totalmente diferentes, incluindo épocas do ano. Sem falar que essas variação também podem ser devido a situação econômica do país.

Suponhamos que automóveis novos tenham seus preços reajustados pelas suas montadoras, como consequência isso irá aumentar a procura de carros seminovos, o que elevará o seu valor na média geral do mercado.