Para Garantir Boa Manutenção os Pneus Devem Ser Calibrados?

Descubra neste artigo se os pneus calibrados garantem boa manutenção. Entenda a importância da calibragem, quando calibrar os pneus, principais problemas em rodar com eles descalibrados ou murchos. Classificação de calibragem, pressão dos pneus, calibragem do estepe e muito mais.

para garantir uma boa manutenção os pneus do veículo devem ser calibrados

Quer saber se para garantir boa manutenção os pneus devem ser calibrados? Então saiba que você não é o único que deseja saber a resposta para essa pergunta. E desde já podemos te adiantar que a resposta é sim. Saiba que rodar por aí com os pneus descalibrados podem comprometer a sua, e a segurança de outros ocupantes do veículo.

Sem falar que o pneu irá sofrer com desgastes maiores, problemas de estabilidade e dirigibilidade podem aparecer, sem falar no desempenho do carro que também será comprometido, inclusive no consumo de combustível. Por isso manter os pneus calibrados é importante para prolongar sua vida útil.


Por isso preparamos esse artigo para tirar suas dúvidas, assim ficará sabendo quando calibrar os pneus do carro, qual a sua importância, quando deve ser feita a calibragem, pressão e muito mais.

Por que é importante calibrar os pneus?

A importância de manter os pneus sempre calibrados se dá por muitos motivos, saiba que rodar com os pneus murchos poderá prejudicar o motor do veículo, pois assim o mesmo irá precisar fazer mais força para se movimentar.

E como consequência isso também aumentará o consumo de combustível e diminuirá o bom desempenho do veículo.


Sem falar que tanto a baixa, quanto a alta calibragem poderá causar um distanciamento de frenagem inferior em relação ao automóvel que está trafegando à sua frente. Podendo ser um risco de acidente para o motorista e ocupantes.

E não podemos deixar de mencionar que pneus descalibrados podem sofrer com a aquaplanagem, o que irá prejudicar a aderência do veículo ao solo e também sua estabilidade.

E caso os pneus por sua vez estivem muito cheios, saiba que o desgaste no centro dele será maior, e com os pneus vazios as laterais serão as partes mais danificadas, o que acarretará na diminuição da vida útil dos pneus.

Quando calibrar os pneus do carro?

Essa é outra dúvida bastante frequente que a grande parte dos proprietários de veículos tem: quando deve ser feita a calibragem dos pneus?

Saiba que o certo é calibrar os pneus a cada 15 dias preferencialmente com eles frios e não quentes, e que tenham rodado no máximo 3 a 5 quilômetros. O ideal é sempre fazer a calibragem dos pneus seguindo sempre a recomendação do fabricante do modelo do veículo.

Em alguns modelos você poderá encontrar uma etiqueta contendo a tabela de calibragem dos pneus fixada na tampa do tanque de combustível, na parte interna da porta do lado do motorista, e claro que no manual do proprietário. Assim encontrará facilmente a pressão correta.

Não podemos deixar de mencionar que cuidados básicos devem sempre ser tomados pelos proprietários de veículos como por exemplo o alinhamento e balanceamento, verifique se a necessidade de fazer cambagem no seu modelo, e também o rodízio dos pneus.

E se for sair para viajar sempre calibre os pneus antes e quando retornar, principalmente em viagens mais longas onde eles são mais exigidos.

Se por acaso acontecer de pegar uma guia, ou então cair em um buraco, saiba que é importante sempre conferir como está a pressão dos pneus, geralmente impactos fortes poderão fazer com que o pneu perda pressão.

Problemas em andar com pneu murcho ou descalibrado:

Se você ainda não se convenceu que para garantir uma boa manutenção os pneus devem ser calibrados corretamente, preparamos uma lista com alguns problemas caso essa simples manutenção não seja feita com frequência:

  • O veículo ficará desequilibrado ao fazer curvas;
  • Redução da vida útil dos pneus em aproximadamente 20%;
  • Aumento de consumo de combustível em torno de 10%;
  • Diminuição na vida útil da caixa de direção e do sistema de suspensão;
  • Dirigibilidade ruim;
  • Aumento da distância da frenagem.

Qual é a classificação de calibragem dos pneus?

Como já mencionado, tanto no manual do carro, como na etiqueta da porta do motorista, ou na tampa do tanque contém a tabela com a indicação correta da calibragem de cada 1 dos pneus.

Mas será que você sabe qual é a nomenclatura usada pelos fabricantes de veículos e sua classificação? Pois saiba que ela é classificada em 3 tipos, onde as mesmas indicam unidades de pressão.

São elas:

  1. PSI: Esse indicador por sua vez mostra a quantidade de libras por polegada quadrada;
  2. BAR: Vindo do grego Barys ou Pesado, essa unidade de pressão é usada na Europa Ocidental;
  3. KPA: Sistema Internacional de unidade de pressão.

O que causa perda de pressão dos pneus?

Os pneus simplesmente vão perdendo a pressão de forma natural conforme eles vão rodando pelas ruas e estradas, mas saiba que existem alguns fatores que infelizmente podem fazer com que eles percam a sua pressão mais rapidamente, como por exemplo:

  • Válvulas de calibragem com desgaste ou algum defeito;
  • Furos que podem vir a acontecer;
  • Tampa do bico das válvulas mal instaladas e mal vedadas.

Como fazer a calibragem dos pneus?

A melhor dica é seguir corretamente as especificações do fabricante do seu modelo de veículo, recomendamos também ter bastante atenção sobre às suas reais necessidades de uso do carro.

Pois saiba que a pressão usada para rodar no dia a dia pelas ruas da cidade é uma, e para andar na estrada é outra. Essa informação é válida também para veículos leves e também pesados.

Então, para calibrar os pneus é muito simples, você mesmo pode fazer isso sozinho indo até um posto de gasolina, hoje em dia praticamente todos contam com calibradores, basta digitar a calibração que deseja, remover o bico da tampinha da válvula e encaixar corretamente a mangueira da bomba.

E, em segundos a calibragem vai ser feita e a bomba irá emitir um som quando o pneu estiver calibrado. Depois é só recolocar a tampinha da válvula novamente. Não esqueça de guardar a mangueira de ar no lugar certo, outros irão usá-la.

E se desejar pode procurar um centro automotivo ou uma mecânica de sua confiança em sua cidade, lojas que vendem rodas e pneus prestam esse tipo de serviço.

E caso estiver no tempo certo de fazer uma manutenção preventiva procure uma oficina mecânica também de sua confiança, assim já verifica vários itens, peças e componentes importantes para o bom funcionamento de seu carro.