Saiba Como Escolher Um Carro Seminovo Para Comprar

Confira as melhores dicas de como escolher um carro seminovo para comprar. Saiba quais são as vantagens e a melhor época do ano para fazer a aquisição.

como escolher um modelo de carro seminovo para comprar

Se você está pensando e pesquisando em uma possível aquisição de um seminovo, saiba que de uns anos pra cá são muitos os consumidores que estão optando por eles, fazendo com que sua procura tenha crescido e muito. Mas antes de sair fechando logo o negócio, é essencial que saiba como escolher um carro seminovo para comprar.

Devido a atual situação financeira econômica do Brasil no momento, comprar um modelo seminovo é muito mais vantajoso para os consumidores de forma geral, principalmente pelos benefícios que poderão ter nessa aquisição. Os compradores poderão contar com um veículo bem mais completo, com uma melhor motorização e opcionais, sem falar na menor depreciação do seu valor na revenda.


Por esses motivos, fazer a compra de um carro seminovo é bastante interessante para as pessoas que estão dispostas a não comprar um zero quilômetro para então adquirir um automóvel melhor. E que na maioria dos casos ainda sai por um preço menor ou parecido.

Então para ajudar você, preparamos um guia completo contendo as melhores dicas de como escolher um carro seminovo para comprar, e assim fazer uma aquisição muito mais assertiva, evitando problemas futuros.

Entenda quais são as vantagens de comprar carros seminovos:

Existem muitos benefícios em comprar um veículo seminovo, ainda mais se está buscando um modelo de qualidade com preços acessíveis, confira quais são as principais delas:


  1. Custo menor;
  2. Carros mais completos;
  3. Seguro mais barato.

Melhores dicas de como escolher um carro seminovo para comprar:

Para que consiga realizar uma boa compra de um modelo seminovo, e que ela seja realmente uma boa experiência para você, preparamos um guia com dicas fundamentais pra que faça uma excelente escolha, e assim poderá usufruir de todos os benefícios de um ótimo carro.

Faça uma boa pesquisa:

Comece sua busca por um seminovo baseando-se em pesquisas sobre as marcas e os modelos que já te interessam e que atendam as suas necessidades.

Procure saber quais são os modelos de veículos mais vendidos, e também os que possuem menores índices de reclamações por parte de outros consumidores.

Faça uma análise de quais são os carros que as grandes empresas, frotistas e taxistas estão usando, isso porque geralmente esses carros costumam ter a manutenção mais barata, e também são mais econômicos.

Procure pesquisar sobre a reposição de peças, pois alguns veículos podem ter um bom preço, mas a sua manutenção costuma ser mais cara. Então não escolha um modelo que possa te trazer prejuízos no futuro.

Confira sempre a documentação do veículo:

Faça sempre uma verificação em toda a documentação do veículo, isso pode ser feito de forma rápida pela internet, basta solicitar o nº do RENAVAN para o atual dono do carro e fazer a consulta no site do Detran do estado em que o carro estiver registrado.

Caso ele se negue a te fornecer essa informação já é um indício pra desconfiar de algo.

Veja se o veículo não tem pendências administrativas, e verifique também a procedência do automóvel, pois carros sinistrados, ou então recuperados, ou de leilão possuem uma alta depreciação no mercado.

Saiba que esses fatores podem interferir na sua aquisição, pois o mesmo precisa estar com os documentos regularizados e se tiver multas devem estar todas quitadas para poder transferir a propriedade do veículo para você.

Peça o histórico das revisões:

Sempre leve em consideração ao escolher um carro seminovo para comprar a realização das revisões que são determinadas pela concessionária responsável pela venda de carros novos.

As revisões tem como o principal objetivo garantir sempre as melhores condições de funcionamento do mesmo, como se veículo estivesse saído da concessionária pela 1ª vez.

Então, para verificar todo o histórico das revisões, é só verificar o manual do proprietário, lá é onde fica registrado o histórico juntamente com o carimbo e data afirmando que o carro passou pela revisão. Sem falar que essa é uma excelente maneira de aproveitar e checar a quilometragem do carro.

Veja como está a parte mecânica do carro:

Mesmo tendo comprovado que o seminovo passou por todas as revisões especificadas pelo fabricante da marca, procure saber mais detalhes sobre as verdadeiras condições mecânicas que ele se encontra.

Procure ver peças e componentes importante como por exemplo o som do motor, como está a caixa de marchas, componentes da suspensão como amortecedores, e verifique os freios também.

Se desejar poderá então submeter o veículo a uma avaliação mais profissional, claro que terá um custo para isso, mas saiba que assim conseguirá informações precisas sobre como realmente está o automóvel.

Faça uma avaliação na carroceria e no estado de conservação:

Fique atento com a carroceria e com estado de conservação, para descobrir se ele sofreu avarias graves preste bastante atenção nas portas, no porta-malas e no capô, confira se os mesmos estão fechando facilmente sem que necessite bater, ou fazer força para fechá-los.

Analise os espaços dos vãos dessas partes citadas e veja se não existem variações ou alguma diferença entre esses espaços. Veja também a pintura contra a luz do sol, veja se a cor da tinta está uniforme.

Verifique toda a parte interna do veículos, estofados dos bancos, painel, acessórios e opcionais, veja se tudo está em ótimo estado e em perfeito funcionamento.

Escolha a melhor forma de compra para você:

Como sabe, tomar a decisão de comprar um bem como um carro seminovo é uma decisão muito importante, justamente por esse motivo isso exigirá bastante análise pra que você tome uma decisão mais assertiva.

Então pesquise antes de se decidir qual será a melhor forma de pagar o veículo, para evitar que seu sonho se transforme em um imenso problema se não conseguir quitar as parcelas caso escolha financiá-lo.

E se por ventura não estiver todo o valor para comprar e pagar a vista, e também não deseja arcar com os juros altíssimos do financiamento, saiba que poderá optar pelo consórcio.

Onde ele servirá perfeitamente para adquirir carros seminovos. Assim poderá comprar o modelo que tanto deseja e ainda pagar parcelas que se adequam ao seu orçamento.

Opte sempre por uma revendedora de confiança:

Hoje em dia, como sabe é fácil ver centenas de anúncios de venda de modelos seminovos tratando diretamente com o seu dono, mas saiba que é preciso tomar muitos cuidados antes de fechar a negociação.

Justamente por esse motivo não realize nenhum pagamento para o vendedor antes de ter certeza absoluta que o carro e tudo mais relacionado à ele esteja ok.

Nossa dica para escolher um seminovo para comprar é dar preferência a lojas de veículos, ou então a uma concessionária, normalmente esse locais também irão te auxiliar com a papelada dos documentos, e também terão informações mais precisas sobre o automóvel. Procure saber se a concessionária ou a loja escolhida possui uma boa reputação, assim fará um bom negócio com certeza.

Considere gastos posteriores para manter o veículo:

Sempre leve em consideração os gastos posteriores a compra como o IPVA, a taxa de Licenciamento anual, isso sem falar no gasto com combustível e claro que com manutenções preventivas para manter o veículo sempre em bom funcionamento. Por isso a dica é estar bem preparado de forma financeira para tomar a decisão final de compra.

Faça sempre um test drive:

Caso tenha se interessado por algum seminovo em sua procura, em hipótese alguma deixe de realizar um test drive, é preciso sentir o carro, faça isso mesmo que você já conheça o modelo.

Evite modelos fora de linha:

Ao fazer a escolha de um seminovo para comprar evite aqueles modelos que já saíram de linha, ou que estão saindo, saiba que os mesmos tem os preços de suas peças reajustados, ou muitas delas deixam de ser fabricadas.