Como Saber Se o Carro é de Leilão? Melhores Formas

Confira neste guia explicativo as melhores formas de como saber se um carro é de leilão ou já teve passagem por leilão. Saiba qual é a origem dos veículos de leilão, qual a diferença de um carro de leilão para um que não é. Entenda porque saber disto é importante. Principais problemas de carros de leilão. Como comprar carros em leilões. Vantagens e desvantagens, se vale a pena e mais.

Como saber se um carro é de leilão? Dúvida está muito frequente por quem está interessado em comprar um carro usado, ou até mesmo um modelo seminovo. Afinal, fazer uma boa aquisição é essencial, sem falar que todo consumidor tem o direito de saber o que está comprando.

Muitas pessoas tem o pé atrás à respeito de automóveis de leilão, mas tenha em mente que a procura por eles cresce mais a cada dia que passa. Ainda mais com o preço dos veículos zero km lá nas alturas, preços que em muitos casos não condiz com a realidade de muitos.


Então, como este é um assunto um tanto polêmico, e o nosso interesse aqui é sempre informar você leitor da melhor maneira possível, preparamos este texto onde neles explicaremos de forma simplificada como saber se um carro é proveniente de leilão ou não.

O que é carro de leilão?

Está é uma dúvida que muitos consumidores tem, na verdade um automóvel de leilão é aquele que é adquirido e vendido por meio de um leilão. No entanto, saiba que este veículo poder ter várias origens diferentes.

Como o veículo pode ter várias origens diferentes, isto faz com que o mito de que carros de leilão são todos sucateados deixe de existir, afinal podem ser encontrados automóveis em ótimas condições dependendo da origem.


E ter conhecimento sobre estás origens é essencial para você tomar sua decisão se realmente vale a pena ou não comprar um carro em um leilão. Saiba quais são as origens destes automóveis:

  • Financiados que o proprietário não conseguiu pagar as parcelas do financiamento;
  • Veículos novos que sofreram acidentes de transporte da fábrica até a concessionária;
  • Apreendidos em blitz de trânsito realizadas pelo Detran por estarem com débitos em atraso;
  • Veículos de frotas de empresas que estão renovando sua frota;
  • Veículos vendidos por instituições financeiras ou seguradoras pois sofreram acidentes onde a perda total foi declarada. Mas neste tipo de leilão só pode participar empresas devidamente cadastradas no Detran, pois a finalidade depois de arrematar o carro no leilão é vendê-los como sucata e ferro-velho.

Como saber se o carro é de leilão?

Existem várias formas para saber se um carro teve passagem por algum leilão ou não, você até pode puxar o histórico do veículo no site do DENATRAN, mas tenha em mente que no resultado da consulta não mostra está informação.

Mas é uma consulta válida, pois assim você ficará sabendo se todos os documentos do carro que está interessado estão em dia. Para ter certeza mesmo se o automóvel passou por leilão confira à seguir o que fazer:

  1. Fazer uma vistoria no veículo;
  2. Despachante veicular;
  3. Perícia veicular;
  4. Sites de empresas especializadas.

Principais problemas de comprar um carro de leilão:

Já sabendo o que é preciso fazer para descobrir se um carro é de leilão, está também é outra dúvida que muitas pessoas tem, querer saber qual é o verdadeiro problema em comprar veículos em leilões.

Saiba que automóveis de leilões não passam por nenhuma vistoria, e muitos deles podem ter muitos problemas graves, o que ira dificultar o trabalho de recuperação. E isto faz com que a aquisição seja menos atrativa e vantajosa.

Lembra que mencionamos no início que tudo ira depender da origem do carro, pois muitos são ótimos, e outros terão um custo altíssimo para ser recuperado para poder rodar.

Assim sendo, saber como identificar se o veículo é de leilão antes de fechar o negócio é essencial, e saber identificar também o tipo de leilão que o carro veio também é fundamental.

Estes carros podem ter também débitos em atraso, multas entre outras pendências e até mesmo alguma restrição que impeça que o automóvel seja transferido. Por isto, se pretende participar de um leilão leia atentamente o edital do evento.

Carros de leilão dependendo da origem podem não ser aceitos em seguros, como é caso de sinistro de perda total entre outros.

Como comprar carros de leilão?

Em primeiro lugar o que você precisa fazer é encontrar um leilão que seja regularizado, em seguida é só fazer a sua inscrição, e com a inscrição feita você receberá então o edital do leilão.

Com o edital em mãos a nossa recomendação é que leia atentamente todos os pontos sobre os carros que serão leiloados, no edital estará todas as características dos automóveis, assim como avarias se houver e também restrições se houver.

Na grande maioria dos leilões as pendências como impostos em atraso que o veículo tiver serão todas regularizadas e o comprador não terá de se preocupar com isto. No entanto mais uma vez reforçamos a importância de ler o edital.

Fique atento à um detalhe, no edital será descrito quais são os veículos que não são recuperáveis e os que são recuperáveis. Então jamais compre um carro que não pode ser recuperado se não quiser ter problemas e altos gastos.

Muitas empresas de leilões permitem que os veículos que serão leiloados possam ser visitados dias antes do evento, você não pode entrar e nem dar a partida nos carros.

Mas fazer uma visita pessoalmente e ver os automóveis de perto será ótimo, se puder leve alguém com experiência em leilões, algum conhecido por exemplo. No edital também conterá informações sobre a data do evento, o horário de início e de término, formas de pagamento e lances.

E tenha em mente que leilões de carros podem acontecer de forma presencial e online, ou até mesmo simultaneamente. Por isto leia atentamente todo o edital.

Quais são as vantagens e desvantagens de comprar um carro em um leilão:

Agora que já sabe como comprar um veículo em um leilão, é importante que conheça também quais são as principais vantagens e desvantagens:

Vantagens:

Como já mencionamos, nem sempre um carro de leilão é ruim, em alguns casos como por exemplo automóveis que foram a leilão porque o proprietário não conseguiu pagar as parcelas do financiamento. Saiba que estes são muito bons e novos, sem falar no preço que é sempre abaixo do praticado pelo mercado.

O preço do mesmo pode ser até 50% mais barato que de em muitas lojas e garagens de veículos. E outro ponto positivo é que se você arrematar um carro num leilão receberá o veículo sem dívidas de impostos em atraso caso ele tiver alguma.

Mesmo com estás vantagens, nossa recomendação é sempre procurar saber a origem do carro que está sendo leiloado, e se o mesmo está indo a leilão por falta de pagamento este pode ser um ótimo negócio. Mas por outro lado se ele for proveniente de batidas e acidentes graves não valerá a pena a aquisição.

Desvantagens:

Carros vendidos em leilões tem seu preço bem abaixo dos praticados pelo mercado em geral, no entanto saiba que o valor do seguro auto pode ser mais caro. Sem falar que algumas seguradoras não aceitam fazer seguro, principalmente em casos onde o veículo sofreu algum sinistro grave.

Mas se o carro que está sendo leiloado for proveniente de falta de pagamento do financiamento, saiba que não terá problemas algum para fazer o seguro do mesmo.

Outro ponto importante é problemas com a documentação e até possíveis processos judiciais por parte do antigo dono no qual o carro está envolvido. Assim sendo, até o processo terminar na justiça saiba que não poderá fazer a transferência dele pro seu nome.

E não podemos deixar de mencionar que ao comprar um carro num leilão você não poderá fazer nele um test drive como faria em uma loja de automóveis. Desta forma fica difícil conferir se todos os itens do veículo estão ok.

Por estes e outros motivos reforçamos mais uma vez a importância de ler com atenção o edital do leilão, assim estará evitando surpresas desagradáveis.