Como Funciona Um Carro Híbrido? Guia Essencial Completo

Saiba o que é, quais são os tipos e como funcionam os carros híbridos. Vantagens, desvantagens, diferença para o carro elétrico e muito mais.

como um carro híbrido funciona

Caso não saiba os motores híbridos já estão presentes no mercado nacional há praticamente 10 anos, onde o mesmo a cada dia que passa vem ganhando cada vez mais espaço, e também tem sido um dos preferidos pelos consumidores. Toda essa expansão se dá pelo motivo de hoje em dia eles estarem mais acessíveis, oferecendo muitas vantagens. Mas será que você sabe como funciona um carro híbrido?

Só para você ter uma dimensão desse crescimento no mercado nacional, conforme informações da Associação Brasileira do Carro Elétrico (ABVE), somente no ano de 2021 foram vendidos mais de 32 mil modelos de veículos que são movidos pela combinação de motores elétricos e motores a combustão.


Esse crescimento só tende a aumentar, ainda mais agora com o aumento desenfreado no preços dos combustíveis, sem falar na sustentabilidade que também está se tornando uma realidade para os fabricantes.

Então, preparamos esse guia onde explicaremos como funcionam os carros híbridos, o que são, suas principais características, tipos, vantagens e desvantagens, e a diferença em relação aos carros elétricos. Fique conosco até o fim desse leitura e saiba tudo.

O que é um carro híbrido?

Um carro híbrido é um automóvel que conta com 1 motor à combustão, podendo ser ele à álcool, gasolina, diesel e até mesmo flex.


E conta também com um motor elétrico permitindo por sua vez manter o motor que é a combustão funcionando quando está em baixas rotações, ou até mesmo parado. Dessa forma a redução de consumo de combustível quanto a emissão de gases são muito menores.

Saiba que os 2 motores participam ativamente no funcionamento do automóvel, mas cada um deles tem funções diferentes.

Enquanto o motor elétrico é responsável por tirar o carro de sua imobilidade, e que quando der a partida nele você nem ouvirá o barulho, pois o mesmo é extremamente silencioso.

O motor que é a combustão só irá começar a funcionar quando aumentar o torque e a potência, isso poderá ocorrer em subidas mais acentuadas, e quando existe um aumento na velocidade do veículo.

E não podemos deixar de mencionar que quando o motor que é elétrico está com sua carga de energia baixa, nesse caso o motor a combustão também é ativado automaticamente indiferente se o carro está em movimento ou parado.

Vale a ressalva que ainda a autonomia dos motores elétricos é um tanto baixa, mas vem melhorando com estudos, pesquisas e testes. Então nesse caso o propulsor à combustão tem sempre de estar pronto para entrar em ação.

Como funciona um carro híbrido e quais os tipos?

Agora que já sabe o que é um carro híbrido, vamos saber mais sobre como eles funcionam e quais são os diferentes tipos de configurações, são elas:

Modelos híbridos paralelo:

Nesses modelos, saiba que toda a movimentação do automóvel depende essencialmente de seu motor à combustão. Nesse caso, o motor elétrico nesse modelo paralelo tem como principal objetivo melhorar a sua eficiência, reduzir o consumo de combustível, e também reduzir emissões de gases poluentes.

Híbridos do tipo série:

Completamente diferente do modelo paralelo, carros híbridos que são do tipo série são aqueles onde o motor elétrico é o principal responsável pela tração inicial, assim sendo o motor à combustão tem a obrigação de movimentar um gerador elétrico para produzir energia. Onde essa energia ficará então armazenada em baterias, e depois será usada para movimentar o carro.

Híbridos mistos:

Os modelos híbridos mistos são aqueles que fazem a combinação dos dois modelos mencionados anteriormente, e para que o seu funcionamento seja bastante eficaz e automático, modelos misto são equipados com uma central eletrônica que é responsável por analisar quais são as verdadeiras condições para o funcionamento do automóvel.

Assim a central irá definir no momento da partida qual é o propulsor que será o responsável pela 1ª movimentação do veículo indiferente da ocasião.

Modelo plug-in:

Os modelos plug-in hybrid funcionam exatamente como os outros do mesmo segmento, mas oferecem a tomada que permite ao motorista carregar a bateria do motor elétrico em fontes de energias externas, como eletro postos, tomadas domésticas corretamente adaptadas para essa recarga, postos de combustíveis que ofereçam esse serviço.

Permitindo assim que o carro ande somente com o seu propulsor elétrico por distâncias mais longas. Como seu funcionamento é igual aos outros híbridos, o mesmo também conta com o motor à combustão, e também com o sistema de freios regenerativos para recarregarem as baterias enquanto o veículo está em uso.

Quais são as vantagens do motor híbrido comparado ao convencional?

Somente o fato do carro possuir 2 sistemas que podem perfeitamente funcionarem ao mesmo tempo já deixa o motor híbrido em vantagem quando comparado à modelos convencionais (carros comuns somente a combustão).

Mas saiba que a diferença não está somente no número de motores, pois existem muitas vantagens do motor híbrido que podemos citar:

  • Economia no consumo de combustível: Modelos com motores híbridos economizam mais combustível que modelos de carros comuns, e em um médio prazo o proprietário já conseguirá sentir em seu bolso uma economia significativa. À longo prazo essa economia só aumentará;
  • Menor emissão de gases poluentes: É aqui que o propulsor híbrido se mostra ser sustentável, pois o mesmo queima menos combustível que um motor à combustão, já que a parte elétrica em funcionamento emite zero % de gases poluentes, como o gás carbônico por exemplo;
  • Maior durabilidade do automóvel: Carros que são equipados com motores híbridos utilizam um número menor de componentes e peças que automóveis convencionais. Já que híbridos não fazem uso de alternador, motor de partida e embreagem, com isso seus gastos com manutenção é menor, pois o desgastes de muitas peças também é menor;
  • Isenção de pagamento de IPVA: Atenção, isso é válido somente para alguns estados do Brasil, que são eles: Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e também no Distrito Federal. Proprietários de veículos dessa categoria ficam isentos ou então recebem desconto no pagamento do IPVA. E em São Paulo donos de híbridos, assim como elétricos estão totalmente livre dos rodízios.

Desvantagens:

Como desvantagem os modelos híbridos ainda são prejudicados pelo seu alto preço, mesmo os que são mais baratos ainda tem seus preços bem acima dos preços dos veículos convencionais.

Mas com toda certeza em pouquíssimos anos carros comuns alcançaram essa tecnologia, expandindo de uma vez por todas esse mercado. Muitas fábricas e montadoras já anunciam o fim da produção de carros à combustão para daqui alguns anos.

Principais dúvidas sobre automóveis híbridos:

Agora que já sabe como funciona um carro híbrido, obviamente que também deve ter dúvidas sobre outros detalhes, confira quais são as principais dúvidas que consumidores interessados em híbridos tem:

Veículos híbridos podem dar choque elétrico ao entrar em contato com a água?

A resposta para essa pergunta é não, da mesma forma que carros elétricos, os mesmos são fabricados especialmente para que os seus componentes fiquem totalmente isolados da água.

Assim não oferece risco algum nem para o motorista e nem para os seus ocupantes. Saiba que em possíveis casos de sobrecarga do sistema, ele então é desarmado praticamente da mesma maneira que um disjuntor de uma residência.

Posso fazer viagens longas com um automóvel híbrido?

Sim, pode viajar sossegado, como o veículo é alimentado por 2 propulsores fazer viagens longas é tranquilo. Ainda que o nível da carga de sua bateria venha a diminuir, o motor convencional entra em ação, mantendo o funcionamento do carro e gerando energia para recarregar o sistema híbrido.

A bateria do sistema híbrido pode viciar com o tempo?

De forma alguma a bateria dos modelos híbridos podem ficar viciadas, elas são produzidas com tecnologia de ponta que impede esse vício, como os aparelhos eletrônicos de sua residência por exemplo.

O sistema é todo composto por módulos, onde os mesmo se compensam se por ventura algum deles apresentar alguma ineficácia, assim o sistema consegue manter em equilíbrio o bom funcionamento do veículo.

Sem falar que a maioria dos modelos disponíveis a bateria conta com uma garantia de 8 anos se o defeito for de fábrica.

Se a bateria descarregar o carro vai funcionar?

Sim com toda certeza, caso a carga de sua bateria estiver próximo de acabar quem vai entrar em ação é o motor a combustão, onde o mesmo já começará a gerar energia pra recarregar os módulos do sistema híbrido.

Saiba que a bateria também é recarregada quando ocorre frenagens, acelerações e desacelerações. Desse forma ele está sempre pronto para rodar.

Como é dirigir um veículo híbrido?

Podemos dizer que é a mesma coisa que dirigir um automóvel comum, em momento algum o condutor precisa ficar preocupado em acionar o motor que é elétrico. Pois o próprio sistema já se encarrega disso fazendo uma análise da carga de energia que está armazenada em sua bateria.

Alguns modelos oferecem o modo elétrico, onde ele usa só a eletricidade em trajetos pequenos.

Mas recomendamos que o motorista redobre sua atenção no trânsito, pois como o carro é muito silencioso então os pedestres podem não ouvir o som do veículo se aproximando.