Como Saber Se o Carro Tem Sinistro? Guia Básico Completo

Saiba exatamente o que é um carro sinistrado, quais são os tipos de sinistro e como descobrir se um automóvel tem sinistro. Entenda o que significa, se comprar um carro com sinistro vale a pena ou não e mais.

como saber se um carro tem sinistro

Como saber se o carro tem sinistro é uma dúvida de muitos consumidores, principalmente daqueles que decidem comprar um automóvel usado, afinal de contas saber se o veículo é batido ou então sofreu danos é essencial para uma compra segura.

O termo sinistro é bem conhecido pelas pessoas que já possuem carros e os mesmos são segurados, e também é comum para pessoas que vendem seguros e para empresas seguradoras, mas muita gente ainda tem dúvida sobre.


Em alguns casos poderá encontrar carros sinistrados por até mesmo 20 ou 30% à menos, tudo isso porque danos na estrutura do automóvel podem demandar bastante investimento para poder ser reparado. Muitas vezes ficam em ótimo estado, mas já em algumas ocasiões parecem que foram remendados.

Então, para que você não tenha mais dúvidas, preparamos esse artigo onde te explicaremos em detalhes como saber se um carro tem sinistro, seus tipos, significado, se compensa comprar e muito mais. Assim aprenderá como identificá-los e terá muito mais segurança na hora da compra.

O que é carro sinistrado?

Carro sinistrado é o termo utilizado para então denominar um veículo que por sua vez tenha seguro e que tenha sofrido algum sinistro (previsto previamente em contrato).


Em suma, é aquele veículo que sofreu algum dano em sua estrutura e que por sua vez pode ser consertado, nesse caso o mesmo sofreu uma perda parcial.

Entenda que cada sinistro é uma possibilidade de situações, significando que você possa escolher por uma cobertura básica de uma determinada seguradora. Os sinistros são fenômenos naturais, alagamentos, batidas, roubos entre outros.

Se por ventura alguma dessas situações citadas acontecerem com você, o seguro veicular indenizará o segurado em até no máximo 30 dias do acorrido, basta registrar um boletim de ocorrência (B.O) na delegacia.

O documento servirá para a empresa de seguros fazer a análise, sem falar que é dessa forma que você deverá comunicar a seguradora sobre o que realmente aconteceu.

Quais são os tipos de sinistros?

Existe uma enorme diferença entre um veículo que necessitou ter a sua lataria desamassada, e aquele que sofreu danos em alguma coluna, ou até mesmo os que precisaram ter o seu motor trocado.

Como citado anteriormente, quando acontece o sinistro o dono do carro registra um BO na delegacia de Polícia Civil, onde ele passará por uma avaliação de danos sofridos que é feita por um perito, onde o perito após a avaliação gera o Relatório de Avarias.

Nesse relatório são conferidos 48 componentes de um veículo, e ele classifica qual é o tipo de sinistro conforme a quantidade de itens que foram danificados.

Essa classificação pode variar entre 03 tipos de sinistros, que são eles:

  1. Pequena monta;
  2. Média monta;
  3. Grande monta.

Qual o significado de sinistro recuperado no documento do veículo?

Ter no documento do carro o termo “Sinistro Recuperado” significa que aquele veículo sofreu algum acidente, mas por sua vez teve a sua estrutura totalmente recuperada.

Isso é uma maneira de informar que a integridade do automóvel não é 100% original de fábrica, e essa informação deve constar no documento do mesmo. Afinal de contas nada mais justo, pois consumidores interessados necessitam saber.

Pois carros sinistrados, sistematicamente são colocados a venda em lojas de veículos e em leilões, saiba que esse é um excelente negócio para pessoas que trabalham recuperando veículos, ou que tem a necessidade de um carro, mas infelizmente não possuem condições de comprar um automóvel usado ou zero.

Qual é o problema de um carro com sinistro?

Muitas vezes o veículo ser sinistrado não significa ser um problema, pois em muitos casos o conserto do carro é muito bem feito pelos profissionais que trabalham com recuperação de automóveis que depois de arrumado o resultado final fica praticamente impercebível.

Mas em algum casos o veículo fica praticamente todo remendado e com problemas impossíveis de serem consertados, sem falar que muitos ficam com falhas mecânicas e também infiltrações.

Já em outras ocasiões, se o carro estiver com a coluna torta, eles já são considerados pelas oficinas que o mesmo teve perda total, e assim sendo ele não tem conserto.

Mas para pessoas leigas, esse problema poderá passar totalmente despercebido. E além dos problemas mencionados, temos também duas questões e desvantagens em comprar um carro com sinistro, confira quais são:

Como saber se o carro tem sinistro?

Agora que já sabe o que é, quais são os tipos e o que significa, chegou a hora de saber se um carro tem sinistro. E isso pode ser feito de algumas formas diferentes, basta que tenha algumas informações em mãos, confira quais são elas:

Verificando o Certificado de Registro do Veículo:

Quando um carro passa por sinistro de média ou de de grande monta, a própria vistoria irá confeccionar o Certificado de Segurança Veicular (CSV), onde nele consta a pontuação obtida no Relatório de Avarias.

Assim sendo, basta verificar o campo de observações do CRLV (Certificado de Registro de Veículos), que constará a informação de “sinistro recuperado”, e a data que o CSV foi emitido.

Consultando a placa do carro:

Uma outra maneira de saber se um veículo tem algum tipo de sinistro é fazendo uma consulta no site do Detran do estado que o carro está registrado.

Ao acessar o site procure por “veículos sinistrados”, tenha em mãos a placa e se possível a data em que o sinistro foi publicado. Vale uma ressalva que nessa consulta nem todos estados possuem esses dados disponíveis em seu banco de dados.

Vistoria cautelar:

Uma outra forma de descobrir se um carro tem sinistro é submetendo ele a uma vistoria cautelar, será então feita uma perícia geral no veículo, desde documentos, estrutura do automóvel, condições da lataria e muito mais. Dependendo da sua região esse serviço pode estar disponível à partir de uns r$ 200,00 reais.

Como fazer para comprar carros sinistrados das seguradoras?

Existem algumas formas de comprar carros sinistrados e que foram recuperados pela seguradora para posteriormente serem revendidos, e essas são algumas delas:

  • Leilões feitos pelo governo;
  • Leilões de bancos;
  • Leilões de empresas de seguro;
  • Leilões promovidos pelas montadoras.