Quais Carros Precisam de Cambagem? Guia Básico Completo

Descubra neste artigo quais são os carros que realmente precisam fazer cambagem. Saiba o que é, quais são os tipos, sua importância, quando deve ser feita e muito mais.

quais são os carros que precisam de cambagem

Saber quais carros precisam de cambagem é uma dúvida bastante frequente que praticamente 100% dos proprietários de veículos tem, isso porque a grande maioria confunde essa manutenção com o alinhamento. Principalmente quando levam seus veículos para tal e o mecânico diz que a cambagem precisa ser feita.

Muitos chegam até a se assustar pensando que esse procedimento ofertado pelas oficinas é muito complexo, ou talvez nem exista e seja papo de mecânico, mas na verdade se trata de um procedimento simples que só tende a melhorar o desempenho do veículo em geral.


Então para que você não tenha mais dúvidas sobre esse assunto, e entenda definitivamente quais são os carros que precisam fazer cambagem, preparamos esse guia completo. Fique até o fim dessa breve leitura e saiba tudo sobre.

O que é cambagem?

A cambagem é a centralização dos pneus do carro, como sabe a suspensão é composta por várias peças e componentes, sendo que um deles é o pneu, onde ele tende a se inclinar para os lados com o tempo de uso, podendo ser o lado direito ou o esquerdo.

Mas como sabemos para o veículo rodar de forma correta, os pneus de ambos os lados devem sempre estar alinhados.


Saiba que cada modelo de veículo possui um ângulo certo que é especificado por seu fabricante, onde o seu principal objetivo é melhorar a estabilidade do carro quando o mesmo realiza maiores esforços laterais. Que como sabemos acontecem no ato de fazermos uma curva.

Assim podemos dizer que a cambagem ou camber é um serviço prestado por oficinas mecânicas, auto centers automotivos, lojas de rodas e pneus para efetuar a correção da inclinação das rodas do carro em relação ao solo, e fazer a centralização dos pneus.

Quais são os tipos de cambagens?

Agora que já sabe o que é, é importante que conheça também quais são os diferentes tipos de cambagens e suas principais características, são elas:

  1. Positiva;
  2. Negativa;
  3. Nula.

Quais carros precisam de cambagem?

De acordo com especialistas no assunto, caso o ângulo da cambagem estiver por sua vez fora da medida certa, é necessário saber em 1º lugar qual dos componentes está danificado.

Saiba que em alguns modelos, e principalmente os que são equipados com suspensão independente seria necessário apenas simples ajustes, sem ter a necessidade de troca de peças.

Já em outros carros, que no caso são a grande maioria, se o camber estiver fora de sua medida, simplesmente é porque existe alguma peça ou componente da suspensão do veículo avariada.

Por isso faz-se necessário e bastante importante saber se o modelo do seu veículo permite essa manutenção.

Então carros que não possuem o sistema de regulagem da cambagem não devem ser submetidos a essa manutenção, pois o diagnóstico sempre deve se iniciar pela verificação e ajustes dos outros componentes e peças que compõe todo o conjunto de suspensão.

Quando fazer cambagem no veículo?

A grande maioria dos donos de veículos e motoristas acham que a cambagem deve ser feita juntamente com o alinhamento dos pneus, mas saiba que isso não se faz necessário.

O certo é fazer a correção do ângulo dos pneus quando eles não estiverem mais retos, ou seja num ângulo de 90°, assim sendo você mesmo irá perceber isso fazendo uma rápida verificação, se o pneu estiver mais gasto e inclinado para um lado do que para outro está na hora de fazer a cambagem.

Diferença entre cambagem, alinhamento e balanceamento:

Ambos os 3 serviços são bastante requisitados nos auto centers, oficinas mecânicas e lojas de rodas e pneus.

Por esse motivo acreditamos que é importante que você saiba qual é a diferença entre a cambagem, alinhamento e balanceamento, e quais são os principais benefícios essas simples manutenções podem trazer para seu veículo.

Os 3 contribuem logicamente para evitar o desgaste irregular dos pneus, aumentado assim a sua vida útil, irá melhorar também a dirigibilidade e a segurança de todos ocupantes do carro.

Sem falar que a economia de combustível será um pouco maior, e o atrito do pneu com o solo ficará muito melhor e mais correto.

  • O alinhamento tem a função de ajustar o posicionamento das rodas na suspensão para assim evitar que as mesmas fiquem pra fora ou então pra dentro dificultando assim a dirigibilidade do veículo;
  • O balanceamento faz o posicionamento dos contrapesos de chumbo nas rodas do carro, equilibrando dessa forma o conjunto da rotação com com os pneus e as rodas. Então se notar alguma vibração no volante ao dirigir é do balanceamento que precisa;
  • A cambagem como já mencionamos nada mais é que a inclinação da roda do carro em relação ao plano horizontal, significando assim que é preciso fazer uma analise para ver se realmente será necessário fazer a cambagem para fazer o ajuste para controlar algumas características do rolamento das rodas.

Preciso fazer a cambagem no eixo traseiro?

Os veículos que são equipados com suspensão tipo multilink que dispõe da regulagem da cambagem devem ser submetidos a uma análise técnica enquanto realiza alguma manutenção preventiva, ou quando estiver sendo feito o alinhamento.

Se por ventura suas medidas estiverem fora dos padrões determinados pelo seu fabricante, o ajuste deve ser realizado sim.

Quais carros não fazem cambagem?

A grande maioria dos veículos vendidos aqui no Brasil permitem o ajuste no camber, como por exemplo carros Nissan, Toyota, Ford, Fiat, Honda e GM.

Mas por outro lado existem os veículos que são vendidos aqui que não permitem esse ajuste, ou a correção é só recomendada que seja feita na própria concessionária autorizada, como é o caso dos automóveis da Volkswagen, Hyundai, Renault, Peugeot e Citroën.