Vale a Pena Comprar Um Carro Novo? Será Que Compensa?

Descubra neste guia explicativo de realmente vale a pena ou não comprar um carro novo. Saiba quais são os prós e contras. Formas para comprar e pagar e mais.

comprar um carro novo vale a pena

Com os preços pra lá de altos, saber se vale a pena comprar um carro novo é uma dúvida que a grande maioria dos consumidores tem em comum. Principalmente aqueles que estão pensando em trocar o seu modelo por outro, ou então adquirir seu primeiro automóvel. Saiba que está é uma decisão que precisa ser analisada com muita calma.

Conseguir comprar um veículo próprio é um sonho, na verdade é muito mais que isto, é um desejo da grande maioria dos brasileiros, sendo que o outro grande sonho é poder comprar a casa própria e também ter dinheiro para poder viajar.


Completamente diferente dos outros meios de transporte, no caso os que são coletivos, ter um carro próprio é poder ter a liberdade e também a autonomia de ir e vir indiferente do momento.

E como o nosso interesse aqui é sempre ajudar o nosso leitor, preparamos este texto onde falaremos sobre os prós e contras, e quais são as vantagens e as desvantagens desta aquisição. Então, para você não ter mais dúvidas se comprar um carro novo vale a pena, continue conosco até o final desta importante leitura.

Quais são as vantagens e desvantagens de comprar um carro novo?

Antes de fechar qualquer negócio, é essencial que você saiba quais são os pros e contras de adquirir um automóvel zero quilômetro, afinal de contas está aquisição necessita de um excelente planejamento financeiro da sua parte.


Isto porque como sabe este é um bem de valor alto, e para tirar o carro da concessionária terá que desembolsar uma boa quantia de dinheiro se for pagar a vista, ou então fazer muitos cálculos se for financiar.

Por isto, é essencial que saiba quais são as vantagens e as desvantagens de adquirir um modelo novinho em folha.

Vantagens:

  • Facilidade para fazer a documentação: se comparado com um modelo usado ou então um seminovo, tenha em mente que fazer toda a documentação de um carro novo zero km é muito fácil. Afinal de contas, o veículo não tem antecedentes, e hoje em dia a grande maioria das concessionárias já fazem isto para você;
  • Automóvel sem defeitos: como você será o primeiro proprietário, não terá nenhuma preocupação com problemas ou defeitos causados por donos anteriores. Sem falar que também não terá despesas com manutenção;
  • Garantia de fábrica: está pode ser a grande vantagem de comprar um carro novo, hoje em dia dependendo do modelo e da marca a garantia pode chegar até 5 ou 6 anos;
  • Tecnologias novas: como a indústria automotiva sempre busca melhoria nas suas vendas, elas estão sempre incluindo em seus modelos novas tecnologias. Inovações estás que não encontrará em um automóvel usado mais antigo.

Desvantagens:

  • Depreciação no valor: uma das principais desvantagens de tirar um carro zero km da concessionária é a depreciação do preço. Tenha em mente que o automóvel perderá em média 20% do seu valor só de sair da porta da loja pra fora. Sem falar que a desvalorização também irá continuar por mais 3 anos consecutivos;
  • Valor do seguro mais caro: o valor do seguro de um carro novo dependendo do modelo e seus opcionais poderá ultrapassar facilmente em 50% se comparado com um modelo seminovo ou então um usado. E isto também deve ser levado em consideração;
  • Documentação mais cara: como citamos no tópico das vantagens, fazer a documentação de um carro novo é muito mais fácil, afinal de contas o veículo é zero e não tem nenhuma restrição ou pendências anteriores. No entanto, saiba que fazer toda a documentação de um carro novo é muito mais caro do que documentar um seminovo ou um usado, que no caso é só fazer a transferência.

Quais são as formas para comprar um carro novo?

O mercado hoje em dia oferece várias formas alternativas para quem quer comprar um automóvel novo, mas é fundamental conhecer todas elas em detalhes antes de fechar qualquer negócio.

Isto porque cada uma delas possui características diferentes para cada perfil de consumidor. Existem modalidades de compra onde é possível já sair da concessionária dirigindo, ideal para consumidores mais apressados, e também modalidades de compra mais planejadas. Confira em detalhes as formas de aquisição mais comuns:

  1. Financiamento;
  2. Leasing;
  3. Consórcio.

Comprar um carro novo vale a pena?

Como acabou de ler, comprar um carro zero quilômetro novinho em folha tem muitas vantagens, mas é preciso muito planejamento, e saber realmente se está compra é vantajosa ou não para você.

O ideal mesmo seria poder comprar e fazer o pagamento a vista, mas infelizmente isto não é possível para a grande maioria dos consumidores aqui no Brasil.

Nossa dica é, procure então dar uma entrada no ato da compra, e que está entrada seja igual ou superior a 40% do valor do carro, pois assim pagará menos juros, e a aquisição se tornará muito mais viável.