Comprar Carro Zero Vale a Pena? Será a Melhor Opção?

Será que comprar um carro zero quilômetro vale mesmo a pena? Saiba quais são os principais benefícios desta aquisição e se realmente compensa.

comprar carro zero km vale a pena

Está se planejando para fazer a aquisição de um automóvel? Então com toda certeza deve estar se perguntando: comprar carro zero vale a pena? Ou será que um modelo usado ou até mesmo um seminovo seria uma boa opção? Saiba que as concessionárias estão abarrotadas deles, então opções para escolher não faltará.

Caso não saiba, a aquisição do carro próprio é considerada pela grande maioria da população brasileira um sonho de consumo. Claro que antes vem o desejo de possuir a casa própria, que obviamente é muito mais importante que um carro.


Então, como atualmente existe uma quantidade enorme de veículos à disposição dos consumidores no mercado, é mais do que normal a indecisão. Por isso fizemos questão de escrever esse artigo para te mostrar as vantagens e desvantagens de investir na compra de um carro zero quilômetro.

Quais os benefícios de comprar um carro zero?

O cenário da pandemia que se instalou no ano de 2020 fez com que muitos brasileiros interrompessem suas metas, como por exemplo, a troca ou compra de um carro.

Mas, diferente do que muitos imaginaram, a crise que o setor de automóveis enfrentou e vem enfrentando fez com os preços dos veículos aumentassem desenfreadamente, tanto dos modelos novos quanto usados.


Porém, apesar da alta nos preços, os brasileiros continuam confiantes para concluir a compra ou troca do tão sonhado carro. Em 2021, uma pesquisa mostrou que 95% dos entrevistados pretendem adquirir um carro agora em 2022.

Especialistas e consultores do ramo avaliam que neste ano o setor deve se manter estável em relação aos preços, e uma possível recuperação entre o fim de 2022 e início de 2023 pode sim ocorrer.

Partindo da premissa de que muitos ainda têm a intenção de comprar um automóvel, mas não se sentem totalmente seguros da decisão, este artigo tem por objetivo mostrar os benefícios de realizar a compra.

É fato que o transporte público e os aplicativos de carona facilitam muito a nossa locomoção, além dos custos serem menores. Mas não podemos negar que enfrentar ônibus lotado ou ficar aguardando o motorista do aplicativo chegar é um tanto estressante.

Além do desgaste, existe a demora ao precisar utilizar esses serviços ou a falta de privacidade, falando de aplicativos de carona. Por isso, muitos vêm considerando a opção de comprar um carro.

Outro aspecto que atrai compradores, é a segurança que o veículo proporciona, visto que nos últimos anos vários assaltos e importunações vêm sendo relatados dentro de ônibus e metrôs.

O ponto mais favorável de se comprar um carro é a liberdade de poder ir e vir, imagine o conforto de poder acordar um pouquinho mais tarde para ir trabalhar ou ir a um compromisso, e até mesmo viajar.

Não há mais necessidade de depender de amigos ou familiares para te levarem a determinados locais, nem se preocupar com o horário que vai precisar retornar.

Por fim, um último motivo é em casos de emergências, caso algum familiar passe mal ou você precise socorrer alguém, imagina ter que depender de encontrar um motorista de carona nas proximidades, e quem dirá ir de ônibus então.

Comprar carro zero vale a pena?

Em tese, optar por comprar carro zero vale a pena, pois isso significa que dificilmente o proprietário precisará se preocupar em procurar uma oficina ou esquentar a cabeça com danos e defeitos.

Carros novos também contam com a garantia da montadora, oferecendo ainda mais segurança ao comprador. Mas claro que todas essas vantagens têm um preço, que para muitos pode ser considerado bem alto.

Geralmente o preço de carros novos é sempre mais alto quando comparados aos modelos seminovos e usados, porém, muitos motoristas ainda preferem comprar veículos direto da fábrica, seja por status ou por segurança.

Mas isso não desobriga o proprietário a seguir as recomendações da montadora para estender a vida útil do veículo. É sempre importante ler o manual e tomar todos os cuidados com os equipamentos e componentes.

O ponto negativo dos automóveis zero quilômetro é a rápida depreciação do seu valor, podendo chegar a ¼ do preço pago no veículo nos primeiros 2 (dois) anos de uso.

Ou seja, se você paga r$ 40.000,00 mil reais em um carro popular e decide vendê-lo dois anos depois, é bem provável que irá receber ofertas de no máximo r$ 30.000,00 mil reais.

Mas é claro que essa precificação vai depender de vários fatores, como estado de conservação, quilômetros rodados, etc. Mas é fato que não tem como escapar da depreciação.

Para isso, você deve consultar a tabela Fipe, com base nos dados é possível ter uma noção de quanto é a queda do preço de venda do automóvel e assim, estar ciente e evitar frustrações futuras.

Respondendo ao questionamento abordado neste artigo sobre valer a pena ou não comprar um carro zero quilômetro, a resposta é simples: depende!

Cada caso é um caso, e o que é bom para um comprador pode não ser para outro. Por isso é importante analisar todas as variáveis em torno desta compra. Começando pela condição financeira.

Como mencionado, carros novos costumam ter um preço bem mais alto, e este pode não ser compatível com o orçamento do comprador. Nesse caso, o mais indicado é optar por um usado ou então quem sabe até um modelo seminovo.

O quesito da valorização também deve ser analisado, pois caso você tenha a condições de trocar de veículo com uma certa frequência, talvez ela não te afete tanto, diferente de quem não tem esse hábito.

Leve em conta também o seguro do automóvel, quanto mais velho o veículo, maior tende a ser o custo mensal deste seguro, bem como das taxas obrigatórias como IPVA e DPVAT. Muita atenção aos custos com a manutenção.

Caso opte por um modelo novo, cheque se o valor caberá no seu orçamento mensal, pois o reparo de uma peça simples de um carro de luxo pode custar ⅕ mais caro que de um carro popular.

A compra de um carro é uma decisão importante e que precisa ser bem pensada, como falamos, comprar ou não um carro zero valerá a pena dependendo do momento e condição particular de cada comprador.

De qualquer forma, é sempre importante estudar todas as opções disponíveis e não almejar mais do que seu orçamento pode comportar, e fique atento também aos feirões e baixa nos preços feitos por algumas concessionárias de vez em quando.