Como Calcular o Consumo de Combustível de Um Veículo?

Aprenda como fazer o cálculo de consumo de combustível de um veículo. Porque é importante saber calcular o consumo. Entenda a média de consumo do computador de bordo. Cálculo de consumo de carros importados, cálculo para viagens. O que faz um veículo consumir mais combustível e dicas para economizar.

como fazer o cálculo de consumo de combustível

Com o preço do litro custando cada vez mais caro nas bombas devido os aumentos que estão cada vez mais frequentes, saber como calcular o consumo de combustível é essencial para todo proprietário e motorista de qualquer tipo de veículo. Afinal de contas estamos falando de gastos, e como sabe, ter o controle sobre eles é fundamental para que você consiga controlar seu orçamento.

No caso dos automóveis mais modernos que contam com o computador de bordo é bem mais fácil saber quantos quilômetros por litro ele está fazendo. Mas se o seu veículo é um pouco mais antigo, e não conta com essa tecnologia, saber então o consumo do mesmo dará um pouco mais de trabalho.


Por isso, como o nosso único interesse aqui é ajudar você leitor, preparamos esse guia completo para te ensinar a calcular o consumo de combustível de seu veículo. E saiba desde já que você não precisa ser nenhum super gênio da matemática para aprender, basta ler esse artigo até o fim com bastante atenção.

Por que é importante saber como calcular o consumo de combustível?

Saber como calcular o consumo de combustível de um veículo é extremamente importante, pois é através desse cálculo que iremos descobrir a forma mais econômica para assim nos locomovermos em nossas viagens e também em nosso dia a dia dentro da cidade.

Afinal, o resultado do mesmo permitirá que façamos uma comparação se realmente é vantajoso irmos de carro ou então fazer uso de um ônibus ou um metrô para o nosso destino.


Sem falar que o cálculo também poderá indicar se o veículo necessita de alguma manutenção, pois se o automóvel começar a consumir mais combustível repentinamente você então irá notar.

E se esse aumento for pontual, pode ser um indício que o posto onde você abastece deve estar com alguma irregularidade no produto. E como sabe, abastecer o automóvel com combustível adulterado é um grande problema.

A média de consumo que o computador de bordo mostra é real?

Hoje em dia praticamente todos os automóveis contam com essa tecnologia que é o computador de bordo, onde o mesmo mostra o consumo médio de combustível. Mas será que a informação mostrada no painel é real?

Podemos dizer que sim, o resultado mostrado pelo computador de bordo exibe números bem aproximados do consumo real, mas saiba que a média que é calculada através de informações da bomba de combustível do posto é ainda mais exata.

Como calcular o consumo de combustível?

Agora que já sabe qual é a importância desse cálculo, já entendeu também o porque o preço do combustível está custando tão caro no Brasil, e que o computador de bordo mostra o consumo bem próximo do real, é hora de aprender a calcular o consumo de combustível pela bomba.

Segue o passo a passo simples e descomplicado. Pois como citamos no início desse texto, não é preciso ser nenhum expert em matemática para fazê-lo. Confira:

  1. Vá até o posto e abasteça seu veículo até encher o tanque de combustível;
  2. Em um papel anote a quilometragem atual mostrada no marcador ou então zere o hodômetro parcialmente se for possível;
  3. Rode com seu carro normalmente em seu percurso habitual;
  4. Em seguida abasteça o seu automóvel novamente, fazendo isso no mesmo posto de combustível, pois assim a média será muito mais precisa;
  5. Depois basta dividir a quantidade de quilômetros rodados pela quantidade de litros que foi preciso para completar o tanque no segundo abastecimento. Então, se o carro rodou 300 quilômetros (Kms) e foi preciso 25 litros (Lts) de combustível, a média de consumo dele foi de 12 quilômetros por litro (Km/L).

Viu como fazer o cálculo de consumo de combustível é bastante simples. O mesmo também servirá para você saber se é mais vantagem abastecer com gasolina ou álcool no caso de veículos flex. Justamente por isso a nossa dica para você que possui um carro flex é fazer essa operação com os 2 tipos de combustíveis.

E o cálculo serve também para veículos que usam gás natural (GNV), onde o mesmo leva em conta o metro cúbico (M³) que foi abastecido ao contrário do litro.

Como calcular o consumo de combustível em carros importados?

No caso de carros importados o cálculo é outro, mas não se preocupe pois também é bem simples de fazer. Automóveis importados mostram o consumo de combustível em litros consumidos a cada 100 quilômetros percorridos (L/100Km).

Então, para calcular o consumo do mesmo é preciso fazer uma conta rápida e simples, bastando dividir a distância pela quantidade de combustível consumido. De forma resumida o cálculo é assim: um carro importado que faz por exemplo 10 L/100 Km tem uma média de 9,3 Km/L (100/10 = 10).

Como fazer o cálculo de consumo de combustível para viagens?

Calcular o consumo de combustível de um veículo em viagens também é bem simples, mas para isso é necessário saber quantos quilômetros o seu carro está fazendo com 1 litro de combustível, e isso você já aprendeu a fazer.

Depois é necessário saber exatamente qual é a distância em quilômetros que você irá percorrer para então fazer o cálculo.

Vamos supor que seu automóvel faça 12 quilômetros com 1 litro de combustível, e o trajeto total de sua viagem tem 240 quilômetros, basta fazer a conta assim: 240/12 = 20. Saiba que para rodar os 240 Kms da sua viagem você irá precisar de 20 litros de combustível.

E para você saber qual é o valor que irá gastar para poder viajar é só multiplicar a quantidade de litros pelo preço do combustível da sua cidade.

O que pode fazer um veículo consumir mais combustível?

Agora que já aprendeu como se faz o cálculo de consumo de combustível de um automóvel, é essencial saber o que pode fazer com que o mesmo tenha um consumo mais elevado.

Os principais fatores para isso ocorrer é a falta de manutenção, uso excessivo do ar condicionado, pneus mal calibrados, desalinhados e sem balanceamento, sistema de alimentação com problema, modo de conduzir o veículo inadequado, excesso de peso, entre outros.

Justamente por isso fazer revisões periodicamente é fundamental.

Dicas para economizar o consumo de combustível:

Sabendo o que pode elevar o consumo de combustível de um veículo, e importante também ter conhecimento do que fazer para poder economizar combustível.

Confira as dicas, pois a longo prazo elas podem fazer diferença no seu bolso e no seu orçamento:

  • Evite acelerações e também desacelerações desnecessárias e troque as marchas no tempo certo;
  • Faça a calibragem dos pneus a cada 15 dias;
  • Faça também o balanceamento e o alinhamento a cada 10 mil quilômetros;
  • Troque sempre dentro do prazo os filtros e o óleo do motor;
  • Verifique regularmente como está o estado dos cabos de velas e também as velas de ignição;
  • Verifique a cada 6 meses o escapamento e também o catalisador;
  • Procure abastecer sempre em um posto de confiança, combustível adulterado é um grande problema;
  • Evite rodar com o carro com excesso de peso, principalmente no porta-malas;
  • Faça uso do ar condicionado somente quando for realmente necessário.