O Que Fazer Para Economizar Combustível? Melhores Dicas

Confira neste artigo as melhores dicas do que fazer para economizar combustível. Dicas para economizar combustível na cidade, na estrada e muito mais.

o que fazer para economizar combustível

Saber o que fazer para economizar combustível dirigindo na cidade ou na estrada é o que todos os donos de veículos e motoristas estão buscando, afinal de contas o preço dos mesmos nas bombas dos postos anda nas alturas.

O que acaba deixando qualquer consumidor louco, pois o que todos nós queremos é conseguir economizar e poupar algum dinheiro no final do mês.

Como sabe, os veículos automotores são um dos principais responsáveis pela emissão de gás carbônico e também pelo consumo de combustíveis fósseis de todo o planeta.

Mas saiba que algumas boas práticas podem ajudar a diminuir o consumo e ao mesmo tempo contribuir para o meio ambiente.

Manter as manutenções sempre em dia, aliado a forma que você dirige seu carro podem impactar diretamente no consumo de combustível de um veículo.

E isso pode ser sentido no abastecimento. Mesmo com uma pequena queda nos preços nos últimos dias, isso não significa que você deve deixar de economizar.

Então, preparamos esse conteúdo com as melhores dicas de como economizar combustível, saiba que mudanças nos hábitos e na forma de dirigir serão essenciais, junto com as manutenções feitas regularmente no veículo só irão contribuir para isso.

o que fazer para economizar combustível

Como economizar combustível dirigindo na cidade?

Existem algumas maneiras de conseguir economizar combustível no dia a dia, e quem realmente faz uso do veículo diariamente consegue sentir no bolso essa economia.

Confira algumas dicas de economia para a cidade:

  • Procure sempre traçar uma rota para o seu destino final antes de sair de casa, hoje em dia existem muitos aplicativos para motoristas que mostram essa informação, assim evitará as ruas congestionadas. Sabe aquele famoso anda e para? Ele contribui para um maior consumo;
  • Não force seu motor acelerando demais as marchas, faça isso de forma gradativa, aumentar a rotação rapidamente de seu motor faz o veículo consumir mais;
  • Quando avistar um sinaleiro com o sinal vermelho já vá tirando o pé do acelerador para que o carro já comece a parar de forma natural e mais lentamente. Assim economizará também nos freios e no combustível;
  • Caso estacione ou pare em algum lugar por mais de 2 ou 3 minutos, o recomendado é desligar o motor, assim economizará mais.

Como economizar combustível dirigindo na estrada?

Se você roda muito pelas estradas e rodovias, saiba que também existem algumas maneiras de você conseguir economizar combustível e reduzir os seus gastos.

Confira algumas dicas de economia para a estrada:

  • Jamais dirija em alta velocidade na estrada, além de ser perigoso e proibido testes feitos por diversas montadoras revelam que rodar com uma velocidade média de 100 km/h só contribui para a economia;
  • Durante uma vigem não deixe as janelas do veículo aberta, quando o ar entra ele aumenta a resistência fazendo o carro a consumir mais;
  • Jamais sobrecarregue o seu porta-malas em uma viagem, tenha em mente que um carro pesado terá o seu motor forçado e assim o consumo será maior.

Melhores dicas do que fazer para economizar combustível:

Agora que você já leu algumas dicas para gastar menos combustível rodando na cidade no seu dia a dia em sua rotina diária.

E conferiu algumas dicas de economia na estrada, segue uma relação completa de dicas que se aplicada fará com que você consiga uma boa economia, segue:

  1. Respeite sempre a troca correta das marchas;
  2. Não fique acelerando o carro quando ele estiver desengatado;
  3. Procure manter a manutenção do veículo em dia;
  4. Não abuse do ar condicionado;
  5. Mantenha os pneus sempre calibrados;
  6. Evite sobrecarregar o porta-malas com muito peso;
  7. Alinhamento e balanceamento sempre em dia;
  8. Procure evitar acelerar e também frear de forma brusca;
  9. Esqueça o ponto morto;
  10. Procure sempre manter uma velocidade constante ao dirigir;
  11. Enquanto dirige evite deixar o pé sobre o pedal da embreagem;
  12. Atenção na qualidade do combustível ao abastecer;
  13. Procure saber qual combustível usar se o carro for flex;
  14. Faça sempre uma verificação nas velas de ignição;
  15. Respeite o prazo das trocas de óleo e filtro de combustível;
  16. Fique de olho do filtro de ar;
  17. Precisa mesmo ir de carro?