Como Saber Se Compensa Abastecer Com Álcool ou Gasolina?

Neste texto apresentamos os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher um tipo de combustível para seu automóvel. Preço, consumo, desempenho e eficiência. Aprenda a fazer cálculos precisos para decidir qual deles compensa mais.

como saber se compensa abastecer com gasolina ou álcool

O seu carro é flex, então provavelmente em algum momento você já deva ter se perguntado: mas como saber se compensa abastecer com álcool ou gasolina? E encontrar uma resposta para essa dúvida se torna ainda mais evidente nos dias de hoje, com os preços dos mesmos lá nas alturas e subindo a cada dia mais e mais desenfreadamente.

Mas como a nossa intenção aqui é sempre te ajudar da melhor forma possível, para te auxiliar a decidir qual desses 2 tipos diferentes de combustíveis é mais vantajoso.


Trouxemos os principais critérios que você deve analisar antes de abastecer o tanque do seu carro para que você possa usar o combustível com o melhor custo benefício para o seu bolso, e claro sem prejudicar o seu carro.

Antes de abastecer, conheça bem cada um deles:

Mesmo o seu carro sendo flex, e teoricamente o mesmo podendo rodar com gasolina ou com álcool, esses dois combustíveis são bem diferentes um do outro. Sendo assim na hora de escolher um ou o outro para abastecer o seu veículo pode te dar vantagens e desvantagens.

Por isso é fundamental e bastante importante conhecer como cada um deles funciona no motor do seu carro, e dessa forma poder então determinar com qual deles é melhor abastecer. Para isso logo abaixo fizemos uma rápida mas importante explicação sobre como cada um deles funciona:


Álcool:

Aqui no Brasil, esse combustível é produzido a partir de cana de açúcar, sendo então classificado como um biocombustível, no posto, ele sai da bomba pro tanque do carro em uma mistura de 1 parte de gasolina e 3 partes de etanol (ou seja, 25% é gasolina e 75% é etanol).

As grandes vantagens que este combustível apresenta, quando comparado com a gasolina, está no fato de que ele tem o seu preço de venda mais baixo, e que o mesmo mantém os bicos injetores do sistema de injeção eletrônica mais limpos.

Mas como desvantagem, está o fato de que o poder calorífico dele é menor (poder calorífico é a quantidade de energia que 1 litro de combustível fornece para que o automóvel se locomova).

O que pode significar em alguns casos que ele pode ser mais caro do que a gasolina, e em outros pode significar ter que abastecer mais vezes.

Gasolina:

Já a gasolina é um produto feito a partir do petróleo, e por isso ela é considerada um combustível fóssil (formado a partir da decomposição de seres vivos que viveram há milhões de anos em nosso planeta).

A grande vantagem de ter a gasolina como o combustível do seu carro é o fato de que ela tem um poder de calor maior quando comparado ao álcool. E como desvantagem está o fato de que ela costuma poluir mais do que o álcool.

Além de conhecer esses combustíveis, é preciso levar em consideração também que existem classes de álcool e de gasolina, como por exemplo:

  • Gasolina comum;
  • Gasolina aditivada;
  • Gasolina premium;
  • Gasolina formulada;
  • Gasolina de aviação, entre outras.

Sendo assim, veja qual é o tipo de combustível que vai fazer melhor para o motor do seu carro e adote ele.

Leia o manual de instruções:

Poucas são os motoristas e donos de veículos que realmente leem o manual de instruções do carro, pois afinal de contas o que basta para muitos deles é somente dirigir.

Só que é no manual que encontramos diversas informações bastante úteis e importantes sobre qual é o tipo de combustível que é melhor para o motor do seu automóvel.

As recomendações do fabricante sobre abastecimento, sobre como fazer para economizar no consumo entre diversas outras coisas.

Qual compensa mais? O álcool ou gasolina?

Tendo em vista que a gasolina possui um poder calorífico maior se comparado ao álcool (ou seja, ela dá mais energia para o carro com menos quantidade de combustível).

E devido ao fato que o litro do álcool ser mais barato, muita gente fica em dúvida sobre qual dos dois compensa mais abastecer à longo prazo.

Então caso a sua dúvida está em escolher entre o álcool ou a gasolina, e financeiramente descobrir qual deles realmente vale mais a pena, existe um cálculo bastante simples que você pode fazer para descobrir essa informação.

Basta seguir o passo a passo logo abaixo:

1º Descubra quantos quilômetros o seu carro faz com um litro de combustível, e para isso, existem duas formas, sendo que a primeira delas é olhando o manual do proprietário (o que pode ter uma diferença entre o escrito e a realidade, tendo em vista que a forma como você dirige pode fazer esse valor aumentar ou diminuir).

Ou então você pode seguir os seguintes passos:

  • Abasteça o seu veículo com álcool, por exemplo, até que haja o desarme da bomba de forma automática;
  • Quando isso acontecer, marque qual é a quilometragem que está no velocímetro do seu carro nesse momento (se preferir, você pode zerar o hodômetro parcial dele);
  • Dirija o mesmo por alguns quilômetros (por exemplo, você pode dirigir 10 km, se preferir 15);
  • Depois de trafegar o seu veículo por essa quilometragem, encha novamente o tanque até o desarme;
  • Quando você fizer esse procedimento, a quantidade de combustível que couber no tanque será a quilometragem. Por exemplo, se coube 1 litro de álcool, isso significa que o seu carro então roda 10 quilômetros com 1 litro e assim sucessivamente. Basicamente, o que você precisa fazer é dividir a quantidade de km rodados pela quantidade de combustível que coube no tanque até o desarme;
  • Faça o mesmo processo tanto com o álcool e também com a gasolina (preferencialmente comum).

2º Em posse das informações sobre quantos quilômetros o seu veículo faz com 1 litro, descubra qual é a eficiência do seu carro, para isso, você precisa dividir o valor da quilometragem do álcool pelo valor da quilometragem da gasolina. Por exemplo, se o seu carro faz 10 km/l com gasolina e 8 km/l com álcool, é só fazer 8/10= 0,8;

3º No fim das contas para saber realmente se compensa abastecer com álcool ou com gasolina, tudo o que você precisa fazer é dividir o valor do litro de álcool pelo valor do litro da gasolina, e simplesmente comparar o resultado com o valor encontrado para a eficiência.

Isso significa que se o valor da divisão entre o preço do álcool e o preço da gasolina for menor que o valor encontrado para a eficiência, compensa mais usar o álcool.

E para facilitar ainda mais o seu entendimento, seguindo o mesmo exemplo, vamos fazer a seguinte conta: se o litro do álcool está sendo vendido por R$ 4,5 no posto de combustível e a gasolina está sendo vendida por R$ 6,3.

Então você pode fazer a conta 4,5 dividido 6,3 que é = 0,71, o que é menor que o 0.8 encontrado para a eficiência, sendo assim, nesse caso, compensa mais usar o álcool do que gasolina, isso financeiramente é claro.