Como Dirigir Carros Automático Pela Primeira Vez Passo a Passo?

Saiba o que é um carro com câmbio automático. Entenda o significado das letras do câmbio. Aprenda como dirigir carros automáticos pela primeira vez passo a passo depois de tirar a CNH. Dicas de como estacionar, como dar marcha ré, diferença do câmbio automático para o automatizado e muito mais.

como dirigir pela primeira vez carros automático passo a passo

Se por acaso você é daquelas pessoas que gosta e não abre mão da comodidade e do conforto na hora de conduzir um veículo, com toda certeza já passou pela sua cabeça em algum momento adquirir um modelo com câmbio automático. Pois sejamos sinceros, ficar trocando de marcha à todo instante, principalmente nos grandes centros onde o fluxo de trânsito é bastante grande pode ser bem cansativo. Por isso saber como dirigir carros automático pela primeira vez passo a passo é essencial.

E como esse tipo de câmbio vem se popularizando a cada dia que passa, é mais que normal que muitos motoristas tenham dúvidas à respeito dele, e como operar o câmbio da forma correta. Principalmente se o condutor for um iniciante que acabou de comprar seu primeiro carro, e também acabou de tirar a Carteira de Habilitação.


E como o nosso intuito aqui é sempre auxiliar da melhor maneira possível os nossos leitores, preparamos esse guia completo com o passo a passo de como dirigir carros com câmbio automático pela primeira vez. Então, fique conosco até o fim dessa leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é um câmbio automático?

O câmbio automático de um carro nada mais é que um câmbio que tem a finalidade de fazer a troca das marchas de forma automática, sem que o motorista tenha a necessidade de pisar na embreagem, ou tomar qualquer outro tipo de ação.

Veículos com esse tipo de transmissão podem provocar distintas reações por parte dos condutores. Para muitos é um automóvel difícil de dirigir, já para outros é extremamente fácil, e por isso não abrem mão desse conforto que esse tipo de câmbio proporciona.


A cada dia que passa a procura por carros com câmbio automático tem crescido muito por parte dos consumidores, e justamente por isso eles querem saber como dirigir um carro com câmbio automático.

Então em 1º lugar o mais importante antes de aprender à dirigir um carro com esse tipo de câmbio, é de extrema importância saber e conhecer o significado que cada uma das letras do câmbio automático significa.

Tenha em mente que as letras de um automóvel com câmbio automático são: P, N, R, D. Mesmo elas podendo sofrer alguma variação de um modelo para outro devido o seu fabricante, saiba que a grande maioria delas apresentam-se as mesmas.

O que significam as letras de um câmbio automático?

Agora que já sabe o que é o câmbio automático de um carro, chegou a hora de saber qual é o significado das letras que estão presentes na alavanca. Saiba que essa é uma das principais dúvidas que muitas pessoas tem quando se deparam com esse tipo de câmbio pela 1ª vez.

Você não tem a necessidade de se preocupar com a passagem das marchas, mas sim saber exatamente o que as letras significam para então poder fazer o posicionamento da alavanca corretamente.

  • Letra P: a letra P vem do inglês “park”, significando estacionar, onde a mesma indica a posição de permanecer parado. Então toda vez que for estacionar um carro que seja automático a posição do câmbio deve ser posicionada na letra P. Mas não podemos deixar de citar que você só deve colocar a alavanca nessa posição depois que o automóvel já estiver parado por completo;
  • Letra N: a letra N também vem do inglês “neutral”, onde ela indica a posição neutra, também conhecida como ponto morto. Isso significa que não existe no momento nenhuma marcha do carro engatada. O que acaba diferenciando a letra N da letra P é que a letra P serve para estacionar, enquanto a letra N serve no caso para emergências;
  • Letra D: a letra D também é proveniente do inglês “drive”, onde a mesma serve para indicar para o motorista que essa é a posição de dirigir. Saiba que é nessa posição que o câmbio automático se diferencia na prática, pois é nessa posição que ele realiza a troca das marchas sozinho automaticamente sem a necessidade de nenhuma ação manual. Na verdade é praticamente a posição mais utilizada, pois com a alavanca na posição D a única coisa que você precisa fazer é utilizar os 2 pedais, sendo o do acelerador e o do freio usando o pé direito para assim mudar a velocidade do veículo;
  • Letra R: a letra R vem do inglês também “reverse”, e ela indica a posição da marcha ré, então para conseguir engatar a ré no câmbio automático é preciso que o carro esteja totalmente parado. Tenha em mente que o resultado de posicionar a alavanca no R se o automóvel estiver em movimento é pior que colocar a alavanca na posição P.

Como dirigir carros automático pela primeira vez passo a passo sem complicações?

Agora que já sabe o que é um câmbio automático, e qual é o significado das letras da posição da alavanca, confira o passo a passo de como dirigir um modelo com câmbio automático pela primeira vez sem nenhuma complicação:

  1. Passo nº 1: para dar partida no carro pise então no pedal do freio e ligue o veículo com a macha na posição P;
  2. Passo nº 2: quando o motor do carro estiver então ligado faça a mudança da marcha da posição P para a D ou para a posição R se for preciso dar ré no carro;
  3. Passo nº 3: com a alavanca na posição D solte então o freio de mão que está localizado entre os bancos dianteiros. Dependendo do modelo do veículo poderá ser um pedal na parte inferior esquerda no assoalho;
  4. Passo nº 4: agora é só tirar o pé do pedal do freio e começar a acelerar o carro calmamente e sem pressa. Saiba que alguns modelos só de você já tirar o pé do freio eles já começam a se movimentar, por isso fique atento. Outro detalhe importante é que você jamais solte o pé do pedal do freio quando estiver parado em um sinaleiro (farol), ou em ocasiões parecidas, pois colisões podem acontecer.

Uma dica importante para quem vai começar a dirigir um carro com câmbio automático é para esquecer o pé esquerdo, afinal de contas você não contará mais com o pedal da embreagem para fazer a troca das marchas.

Por isso, procure manter o pé esquerdo sempre no assoalho até se acostumar completamente que o pedal da embreagem não existe em carros com câmbio automático. Sem falar que isso evitará possíveis acidentes se por ventura você acabar pressionando o seu pé esquerdo sobre o pedal do freio sem querer.

Dicas para estacionar um carro com câmbio automático:

Essa também é outra dúvida que muitas pessoas tem, que é como proceder na hora de estacionar um modelo com esse tipo de câmbio. Então para não errar na hora de realizar esse procedimento segue algumas dicas úteis:

  • Quando avistar uma vaga já comece a reduzir a velocidade do carro, ligue a seta indicando que irá estacionar naquele local até ficar totalmente parado;
  • Em seguida tire a alavanca do câmbio da posição D e coloque-a no R;
  • Depois puxe o freio de mão e retire o pé do pedal do freio;
  • Agora basta colocar a alavanca na posição P e em seguida desligar o carro.

Dica para colocar a marcha ré:

A utilização dessa marcha é bastante simples, e a mesma se restringe somente quando o veículo estiver parado, assim poderá executar a mudança da marcha. Um exemplo bem simples que podemos dar seria no momento de fazer a baliza para poder estacionar.

Então, basta parar o carro e fazer a mudança da alavanca do câmbio da posição D para a posição R. Outra dica importante é que jamais faça a mudança das marchas com o automovível em movimento. Pois isso pode prejudicar a transmissão e assim reduzir a vida útil do câmbio.