Compensa Ser Motorista de Aplicativo? Ainda Vale a Pena?

Confira neste texto se realmente compensa e se vale a pena ser motorista de aplicativo. Saiba o que é preciso para ser um motorista de app, quanto ganha em média, saiba quais são os prós e contras. Erros que devem ser evitados. Melhores empresas e muito mais.

ser motorista de aplicativo compensa

Desde quando os aplicativos de mobilidade urbana chegaram ao Brasil, eles rapidamente se tornaram uma excelente alternativa ao transporte público, tornando-os bastante populares. Os apps transformaram os veículos de muitas pessoas em uma verdadeira ferramenta para geração de renda e assim conseguir ganhar dinheiro. Mas a pergunta que não quer calar é: será que compensa ser motorista de aplicativo? Será que vale a pena?

Mas antes de respondermos essa pergunta para você e tirar as suas dúvidas, saiba que uma profissão não pode ser considerada ruim ou boa apenas pela quantidade de lucro que se pode obter com ela. Pois tenha em mente que existem inúmeros fatores envolvidos que podem fazer ela valer a pena ou não, e se realmente compensa investir nela.


Então, para você não ter mais dúvidas se vale a pena trabalhar como motorista de aplicativo e se compensa, preparamos esse texto rico e repleto de informações essenciais onde abordaremos praticamente tudo sobre o assunto.

O que precisa para ser motorista de aplicativo?

Antes de entrarmos no assunto principal para você saber se compensa ser motorista de aplicativo e se vale apena ou não investir nessa carreira, é importante que saiba também o que precisará para se tornar um.

Além das exigências das empresas como Uber, 99 entre outras, saiba que é necessário ter muita força de vontade e disposição. Pois saiba que os seus ganhos serão proporcionais ao tempo de dedicação e horas trabalhadas.


Os requisitos e também as exigências para se tornar um motorista de app são praticamente os mesmos em todos os aplicativos existentes, confira quais são esses requisitos e quais são as exigências:

  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B constando nela a sigla EAR, que significa que você exerce atividade remunerada;
  • Ser maior de 21 anos de idade;
  • Não ter nenhum antecedente criminal;
  • Não possuir nenhum processo judicial em aberto;
  • Possuir o seu próprio veículo, ou então ter condições financeiras de alugar um carro para poder trabalhar;
  • O veículo deve obrigatoriamente estar com toda a documentação em dia, como o licenciamento anual e também o IPVA;
  • Ter um bom smartphone que seja compatível com os aplicativos das empresas.

E não podemos deixar de mencionar que algumas empresas de aplicativos de carona também podem exigir testes psicológicos, e que o veículo tenha seguro, principalmente seguro contra terceiros.

Isso porque à partir do momento que iniciar a exercer essa profissão, o seu veículo deixará de ter simplesmente a função pessoal, passando a ser comercial. Pois a frequência com que o carro começará a ser usado também aumentará, assim como os riscos.

Quanto um motorista de aplicativo ganha?

Como já mencionamos os ganhos podem variar, pois tudo vai depender da quantidade de horas trabalhadas, a cidade onde o profissional atua, o tamanho do percurso das corridas, o consumo de combustível do veículo, sua manutenção entre outros são fatores que irão determinar os ganhos de um motorista de app.

Justamente por isso, estipular um valor exato de ganhos mensais é um tanto complicado, no entanto as empresas de aplicativos disponibilizam para seus motoristas a calculadora onde ele pode fazer uma estimativa média de ganhos.

Mas vale salientar que isso não é uma garantia de que irá ganhar tanto por mês, mas sim uma estimativa. Pois as despesas com combustível e a manutenção do veículo não entram no cálculo da calculadora.

Outro fator que influencia diretamente nos ganhos é a localidade onde a pessoa trabalha como citado no início desse tópico, em São Paulo por exemplo estima-se um ganho X, mas em cidades menores um motorista de aplicativo pode ter um rendimento até maior. Mas vale novamente frisar que tudo é uma estimativa.

Vantagens e desvantagens da profissão:

Agora que já sabe o que é necessário para se tornar um motorista de aplicativo, e como calcular seus ganhos, acreditamos ser de extrema importância saber também quais são os prós e os contras dessa profissão.

Pois só assim saberá se realmente compensa e se vale mesmo a pena. Confira:

Vantagens:

  • Liberdade de horário;
  • Lucro de praticamente 100%;
  • É mais fácil para conseguir trabalho;
  • Forma de trabalho que não requer força física.

Desvantagens:

  • Trabalho de estresse mental;
  • Despesas altas;
  • Em algumas cidades não é um trabalho seguro;
  • Sem direito trabalhista.

Compensa ser motorista de aplicativo?

Afinal de contas essa é a pergunta que muitas pessoas fazem diariamente, vale a pena trabalhar como motorista de aplicativo ou não compensa mais?

Pois bem, existem 02 respostas para essa pergunta, e uma delas é que infelizmente nos dias atuais não compensa, pois as desvantagens como o estresse, a falta de segurança e as despesas para conseguir manter as corridas não estão compensando os benefícios.

Mas por outro lado, mesmo que a profissão não venha a ser a melhor opção no atual momento, ela ainda compensa caso você estiver desempregado, enfrentando dificuldades para conseguir um novo emprego, e se não estiver recebendo o seguro desemprego.

Afinal de contas como já citamos é extremamente fácil iniciar em qualquer plataforma de aplicativo de mobilidade urbana, já que os requisitos não são nada difíceis de serem cumpridos.

Sem falar que a maioria das empresas de apps de motoristas pagam semanalmente, sendo assim o seu retorno financeiro será mais rápido.

Dicas para ganhar mais dinheiro em suas corridas:

Para conseguir uma boa lucratividade nessa profissão saiba que é preciso dedicação e também um bom planejamento, pois os seus ganhos estão todos ligados à famosa lei da oferta e da demanda, então quanto mais o serviço for procurado, mais caro ele também será.

E quanto maior for a sua oferta, mais barato ele também será. Por isso siga as dicas para lucrar mais enquanto dirige:

  • Seja um motorista organizado;
  • Crie metas;
  • Descubra qual são os melhores horários e lugares para trabalhar;
  • Fique por dentro dos eventos que acontecem na sua cidade.

Erros que motoristas de aplicativos devem evitar:

Obviamente que todo começo em uma nova profissão irá requerer aprendizado e também adaptações, isso em toda profissão, assim sendo não é diferente para os motoristas de apps, principalmente quando estão começando.

Justamente por esse motivo existem alguns erros que necessitam e dever evitados. Muitos deles é claro que são cometidos sem querer e até mesmo pela simples falta de instrução.

Então fique atento à eles e evite-os para não ser prejudicado:

  • Jamais dirija cansado;
  • Não ter comprometimento com o seu trabalho;
  • Evite gastos desnecessários com alimentação em restaurantes caros;
  • Não trabalhe sem metas estabelecidas;
  • Evite deixar o tanque do seu carro vazio;
  • Beba bastante água durante a sua jornada de trabalho.