Como Funciona GPS Automotivo? Tudo Sobre o Aparelho

Entenda o que é, e como funciona um GPS automotivo. Suas vantagens, modelos de GPS, melhores marcas e se vale mesmo a pena investir em um GPS automotivo.

como o gps automotivo funciona

Antes de explicarmos para você como funciona GPS automotivo, acreditamos que seja importante que saiba qual é o significado das 3 letras da sigla. Saiba que o termo Global Positioning System vem do inglês, e em português significa Sistema de Posicionamento Global.

O sistema de GPS que utilizamos atualmente foi desenvolvido e construído pelos militares dos Estados Unidos e está em operação desde 1995. Saiba que também existem outros sistemas de posicionamento via satélite, mas ainda são projetos e nenhum deles está funcionando ainda, todos estão em fase de teste.


O dispositivo além de mostrar a localização exata de um veículo onde o mesmo estiver instalado, e ajudar a encontrar aquele destino ou endereço um tanto difícil de ser localizado, saiba que o GPS atua também totalmente integrado com rastreadores veiculares.

O que deixa o veículo mais seguro em casos de furto ou roubo, sem falar que o dispositivo ainda contribui na hora da contratação de um seguro pro seu carro, barateando o valor do seguro, pois ele ajuda a mostrar a localização do mesmo com mais precisão.

Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre como funciona o GPS automotivo, preparamos esse artigo completo com todas as informações que você precisa saber sobre o aparelho e muito mais.


O que é GPS?

O GPS trata-se de uma tecnologia utilizada para que um objeto ou até mesmo um pessoa possa ser localizado em qualquer parte que estiver na Terra.

O sistema GPS está é divido em 02 partes, os satélites, e os receptores. No total são 24 satélites que dão 02 voltas completas em torno da órbita terrestre todos os dias.

Os mesmos emitem um sinal que chega então aos receptores, e dessa forma, através de coordenadas pode-se obter a localização.

Já os receptores são aparelhos utilizados aqui em solo terrestre, entre eles estão os smartphones, caminhões, aviões, navios e veículos.

Então para que a localização precisa de um veículo seja corretamente informada, saiba que é necessário que o receptor do mesmo receba no mínimo o sinal de 03 satélites. E todo esse processo tem um nome, que é a triangulação.

Vantagens do GPS:

Optar por fazer a instalação de um rastreador GPS no veículo irá proporcionar inúmeras vantagens, isso para proprietários de carros, e também para quem possui uma frota de veículos.

Confira quais são as principais vantagens:

  1. Ajuda em casos de sequestro;
  2. Reduz o valor do seguro automotivo;
  3. Dispensa a análise de perfil;
  4. Assistência 24 horas;
  5. Auxilia na redução de roubo de cargas;
  6. Possibilidade de fazer o rastreamento da frota inteira;
  7. Dispositivo de fácil instalação;
  8. Preço acessível;
  9. Função de desligamento do motor.

Como funciona um GPS automotivo?

O navegador GPS automotivo também está presente em outros equipamentos como por exemplo nos smartphones, smartwatches, entre outros.

Nos dispositivos que são mais modernos, o GPS faz uso de uma rede de satélites que por sua vez se comunicam entre si. Dessa forma é possível saber a localização de um veículo, ou até mesmo de uma pessoa em qualquer lugar do planeta que seja.

Não podemos deixar de mencionar que determinados fatores podem influenciar na precisão da localização exata de um veículo, fatores esses como a capacidade que o dispositivo tem em fazer a transmissão dos dados que são captados pelos satélites, assim a qualidade do aparelho.

Resumindo, o rastreador GPS irá permitir que o proprietário de um veículo e também a central de monitoramento possa verificar em tempo real onde o mesmo está localizado.

E para isso basta que seja instalado no automóvel o dispositivo que o mesmo fará o envio exato das coordenadas.

Qual modelo de GPS automotivo devo escolher?

Agora que já sabe como funciona GPS automotivo, saiba que na hora de escolher um modelo para instalar no seu carro é sempre levar em consideração o aparelho que realmente atende as suas necessidades.

Pense sempre em qual será a finalidade do dispositivo, se você usa seu veículo somente para passeio ou para o trabalho. Costuma trafegar mais na cidade ou nas estradas, quanto tempo médio usa o veículo por dia.

Todos esses fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um GPS para comprar e instalar.

Outros fatores importantes na hora de escolher um bom GPS para comprar é também levar em consideração o tamanho da tela do aparelho, escolha um que tenha entre 4″ a 6″ polegadas.

Opte por um aparelho que tenha comando de voz, assim não há necessidade de ficar digitando o endereço de destino desejado.

E outro fator importantíssimo á a atualização de mapas, como estradas e ruas estão em constante mudanças de nomes escolher um navegador GPS que tenha os seus mapas atualizados é essencial. E se essas atualizações forem grátis e automáticas será ainda melhor.

Comprar um GPS automotivo vale a pena?

Mesmo com a popularização de diversos aplicativos de mapas para smartphones, saiba que um aparelho de GPS dedicado é a melhor opção, pois o mesmo oferece muito mais funções, recursos e mais segurança.

E como os preços são bem acessíveis podemos dizer que vale a pena sim comprar um GPS automotivo.