Como Funciona Um Consórcio de Carros? Guia Completo

Entenda o que é, como funciona e quais são as vantagens de um consórcio de carros e todas as informações essenciais para realizar o seu sonho automotivo. Conheça os benefícios, etapas do processo e como participar de um consórcio para adquirir o seu veículo.

como um consórcio de carros funciona

Se você está pensando em comprar um automóvel, que é o desejo de muitas pessoas, só que nem sempre isso é possível devido aos preços dos mesmos que anda lá nas nuvens.

Pagar a vista então é um luxo. Saiba que hoje em dia diversas instituições financeiras disponibilizam algumas formas de facilitar a compra veículos, como por exemplo, financiamentos e até mesmo do consórcio de carros.


Então, se você tem interesse em saber como funciona um consórcio de carros, nesse artigo preparamos um guia completo onde te explicaremos tudo sobre esse assunto.

O que é um consórcio?

Para comprar um bem material sem precisar pagar o valor total a vista, um cliente precisa pedir crédito a uma instituição financeira, por exemplo, através de empréstimo, financiamento e até mesmo de consórcio.

Mas a grande diferença entre consórcio e financiamento é a data em que você pega o dinheiro com o banco: no consórcio por exemplo, você só pega depois de começar a pagar, já no financiamento, você pega antes.


Além disso, uma outra diferença é a taxa de juros que é cobrada, isso porque, tendo em vista que o dinheiro só é liberado depois de você começar a pagar por ele.

O banco não costuma cobrar juros das parcelas (em alguns casos, cobra um juro um pouco mais baixo para oferecer um empréstimo ou um financiamento para o cliente).

Sendo assim, caso você tenha paciência para investir nesse tipo de negócio, financeiramente é bastante vantajoso.

Como funciona um consórcio de carros?

O funcionamento de um consórcio de carros é bastante simples, como explicado anteriormente, ele é uma modalidade de crédito que as pessoas utilizam para comprar carros e muito mais, sendo ele novo ou usado e até mesmo seminovo em um futuro próximo.

Por isso, contam com juros mais baixos e atrativos, sem falar nas parcelas que também são mais baixas e diversas outras vantagens que só essa modalidade de crédito consegue oferecer.

Para isso, em primeiro lugar, o interessado em participar de um consórcio deve procurar alguma administradora, banco ou instituição financeira que preste esse tipo de serviço.

Depois, quando tiver um grupo formado, é definido o número de parcelas e o valor de cada parcela que cada um do grupo deve pagar por mês até o fim do sorteio.

Assim, juntando as parcelas de todos os contribuintes, todos os meses, o grupo completo terá dinheiro o suficiente para pagar um carro novo, e, a partir daí a administradora faz uma carta de crédito no valor negociado e sorteia ela para um pagante.

Caso você não seja sorteado, mas deseja ter um automóvel, todos os meses você tem a oportunidade de arrematar uma carta de crédito dando um lance.

Quais são as principais vantagens?

Como dito logo na introdução, você pode comprar um veículo usando diversas formas de pagamento, e cada uma delas tem vantagens e desvantagens como em praticamente qualquer negócio.

Então no caso do consórcio, não é diferente, pois essa modalidade é uma excelente alternativa para quem consegue usufruir das vantagens que estão descritas a seguir:

  • Custa menos do que fazer um financiamento, pois ele você paga pelo valor do bem sendo a vista, e não pelo valor com juros;
  • As parcelas costumam ser mais baratas do que as de um financiamento e não tem de dar entrada;
  • Você tem muito mais flexibilidade para pagar, pois existem vários tipos de consórcios diferentes, e você pode encontrar o que melhor faz sentido para a sua vida financeira;
  • Oportunidade maior de se planejar para pagar o compromisso assumido;
  • Não terá surpresas e nem dúvidas, tudo é acordado antes mesmo de fechar e de você assinar o contrato;
  • Em algumas modalidades, você não precisa decidir no dia qual é o automóvel que vai comprar, pode escolher quando for contemplado com o sorteio;
  • Mais chances de negociar as condições de pagamento do seu carro;
  • Você pode usar a carta de crédito para pagar pela parte burocrática também;
  • Entre outras vantagens.

Como participar de um consórcio de carros?

Basicamente, para participar de um você precisa procurar alguma instituição financeira que trabalhe com esse tipo de negócio e preste esse serviço como já mencionamos.

Por exemplo, hoje em dia, grande parte dos bancos, das financeiras e até mesmo de instituições especializadas realizam esse tipo de negócio. Sendo assim, você tem uma grande variedade de opções para escolher a que melhor se encaixa dentro do seu orçamento.

No entanto, antes de escolher a instituição e começar a pagar o seu consórcio, certifique-se de que ela é uma empresa séria.

Para fazer essa checagem de confiabilidade, procure por referências da instituição que você tem interesse em fazer negócio junto ao Banco Central, junto a clientes que já foram contemplados, entre outros meios.

Dessa maneira, você evitará cair em golpes, que com certeza está fora de seus planos não é mesmo?

Mas quando vou poder pegar o meu carro?

Como já dito anteriormente, o consórcio sorteia todos os meses uma ou mais cartas de crédito por grupo, nesse caso, para ter o seu veículo em mãos, você precisa ser sorteado em uma dessas oportunidades mensais.

O que pode ocorrer no primeiro mês ou até mesmo no último, pois todos os participantes do grupo têm iguais chances de serem sorteados em cada mês (desde que estejam com as parcelas em dia).

No entanto, caso você esteja com pressa em ter o seu carro ou então caso não queira esperar pela sorte chegar e ser sorteado para ter a carta de crédito liberada, você pode dar um lance em qualquer mês de sorteio.

Assim, caso você seja contemplado com esse lance, poderá pegar a sua carta ou seu carro antes mesmo de ser sorteado, mas lembre-se que vai ter que arcar com o valor do lance que foi dado e será abatido no valor do bem.