Como Limpar Vidros de Carros Por Dentro? Dicas Essenciais

Aprenda técnicas eficazes sobre como limpar os vidros de carros por dentro e obter uma visão cristalina. Dicas de como limpar vidro manchado, para-brisa, vidros embaçados, com insulfilm e manchas d'água. Dicas para evitar o embaçamento e limpeza do limpador de para-brisa.

como limpar os vidros do carro por dentro

A sujeira pode se acumular quando as janelas do carro estão em uso, podem ser impressões digitais, manchas de diversas coisas, salpicos de gotas de chuva, lama, entre outros tipos de sujeira. E quando a luz solar bate no vidro, as impurezas acumuladas podem ser vistas, por isso manter a higiene é essencial para a visibilidade do motorista não ser prejudicada por vidros embaçados ou sujos. Mas será que você sabe como limpar vidros de carros por dentro e deixá-los tinindo?

Saiba que o ideal é higienizar os vidros do automóvel sempre de dentro para fora, e essa não é uma tarefa muito fácil. E caso utilize em suas janelas o insulfilm, saiba então que elas podem demorar mais para secar e requerem mais atenção da sua parte. A umidade presa entre a película e o vidro pode criar uma aparência de bolhas ficando muitas vezes turva.


Muitas pessoas tentam vários métodos de limpeza, sempre buscando encontrar a melhor maneira de limpar as janelas de seus veículos, você até pode usar uma variedade de técnicas para obter uma higienização perfeita.

Limpar vidro manchado:

Existem muitos limpadores de vidro no mercado que contêm amônia, os proprietários de automóveis devem evitar o uso desses produtos porque a amônia é ruim para as superfícies comuns dos automóveis, como o vinil, o couro e a borracha.

Uma dica é usar um limpador de vidros automotivo específico para isso, existem diversos no mercado. Com ele, é possível remover graxa, poeira, fuligem e muitas outras manchas do vidro, e deixar ele protegido e brilhante. A amônia é perigosa e não deve ser inalada. Sem falar que produtos limpadores de vidro que contém compostos de amônia não podem ser usados para limpar vidros.


Limpando para-brisa e vidros embaçados com toalhas de microfibra:

As toalhas de microfibra podem ser utilizadas para limpar até mesmo as manchas mais difíceis produzindo excelentes resultados, é aconselhável escolher uma boa toalha com um tecido bem justo, pois isso proporcionará uma melhor resistência à abrasão.

Tenha sempre cuidado com toalhas de microfibra baratas demais, pois a maioria delas perde a fibra facilmente. Ao limpar as janelas do carro, mergulhe então um lado de uma toalha em água e enxugue-a, e após a limpeza, use o lado seco e remova suavemente quaisquer vestígios de limpeza, especialmente em vidros turvos.

A maioria dos materiais produzidos em microfibra de alta qualidade eliminará quaisquer marcas de resíduas, novamente, esse método afeta principalmente a superfície externa dos vidros. Assim ao limpar o interior, você deve ser muito mais cuidadoso e cauteloso.

Limpando vidros com insulfilm:

Tome cuidado extra ao limpar janelas com insulfilm, pois elas são mais fáceis de arranhar. Como mencionamos, produtos à base de amônia não devem ser usados jamais, opte sempre em utilizar soluções mais simples, como um pano úmido e macio já será o suficiente para uma boa higiene.

Se quiser pode usar também uma solução contendo água e detergente, ou se desejar pode adquirir um bom limpador de espuma de vidro para higienizar superfícies com películas de insulfilm.

Existem até produtos de limpeza que não contêm amônia no mercado, basta procurar em sites especializados em higienização e limpeza automotiva, e em muitos supermercados é possível encontrar alguns produtos.

Outra dica importante é ser paciente, o motorista é conhecido por ter pressa, mas isso pode não ser legal para executar uma boa limpeza. Nossa recomendação é simples, procure reservar um dia para concluir essa tarefa, ou deixe para fazer no fim de semana.

Removendo manchas de água:

Após limpar o seu veículo, é bem possível que algumas manchas leves de água apareçam na mesma semana, saia que essas manchas podem arruinar a aparência brilhante que você está tentando criar. A maioria desses contaminantes é difícil de remover com limpadores de vidro comuns.

A melhor forma de fazer a limpeza com essas manchas é usar um limpador de alta qualidade, para isso basta usar um aplicador de espuma e depois polir com uma toalha de microfibra. Procure remover manchas de água ocasionalmente para evitar a formação de marcas indesejadas.

Se o seu automóvel tiver mais de um ano, certifique-se de sempre fazer inspeções nas janelas, pois o acúmulo de sujeira geralmente ocorre ao redor do acabamento da janela traseira e do para-brisa.

E essa sujeira pode ser removida esfregando bem a parte com uma escova de detalhes para veículos ou usando uma escova de dentes velha mesmo.

Aplique o limpador no pincel e limpe suavemente as bordas para remover a sujeira acumulada, caso você encontrar manchas difíceis, use ferramentas afiadas, como uma lâmina de barbear, mas cuidado para não se cortar. Atente-se para não arranhar as janelas do automóvel ou danificar a vedação das borrachas.

Dicas essenciais para uma boa limpeza:

Você pode ter produtos de alta qualidade, mas ainda não consegue limpar as janelas da forma correta e acaba deixando rastros após a limpeza.

É muito importante que os proprietários de automóveis usem a tecnologia certa ao limpar seus veículos, então se você usar spray, não borrife diretamente no vidro, porque a maior parte dele se perderá no ar ao redor. Em vez disso, deve-se procurar borrifar o limpador em uma toalha de microfibra e dessa maneira usar ela para limpar as janelas.

Isso deve ser feito em um movimento circular para que todo o líquido se espalhe e para garantir que toda a superfície do vidro esteja em contato com o produto de limpeza.

Após remover toda a sujeira, use uma toalha de microfibra e limpe a superfície do vidro para remover a sujeira residual e marcas deixadas na limpeza mal executada.

Lembre-se de que o para-brisa merece atenção especial, mas todas as outras janelas também devem ser muito bem limpas. Se você costuma fumar no carro, a limpeza regular das janelas pode remover a névoa resultante.

A nossa recomendação é usar um pano macio de alta qualidade em vez do pano velho, porque o pano velho pode conter partículas de sujeira que podem arranhar o vidro. O pano macio não deixará arranhões no insulfilm caso use.

Ao limpar as borrachas com produtos também adequados pra elas, fique longe das janelas o máximo possível, pois qualquer vestígios fará com que a aparência fique suja. Isso porque algumas ceras funcionam no vidro, e já outras grudam.

Viu só como limpar os vidros de carros por dentro nem é tão difícil assim, basta ter força de vontade, usar as nossas dicas e recomendações e colocar a mão na massa pra que suas janelas fiquem limpinhas e brilhando.