Tipos de Películas Automotivas: Conheças os Principais

Conheça quais são os principais tipos de películas automotivas. O que a lei diz sobre elas, vantagens em usar, onde colocar, qual o custo e principais cuidados depois da aplicação nos vidros.

tipos de películas para automóveis

A grande maioria das pessoas quando conseguem realizar o sonho de comprar o carro próprio, podendo ser ele novo, seminovo ou até mesmo usado mais conservado sempre acaba instalando algum item ou equipamento do seu gosto, como por exemplo um som bacana, um sistema de alarme. Mas o item mais procurado é o insulfilm. Mas você sabe quais são os tipos de películas automotivas existentes no mercado?

A mesma não tem somente a finalidade estética como muitos acham, ela também irá proporcionar ao motorista e aos ocupantes do veículo uma proteção contra os raios solares, pois como sabemos muitos são nocivos a nossa saúde. Além de também proporcionarem aquela sensação de se ter mais segurança, sem falar na privacidade.


Hoje em dia em qualquer cidade do país é possível encontrar empresas especializadas na instalação e colocação da películas nos vidros de qualquer que seja o veículo. E saiba que as mesmas também são aplicadas em outros lugares, como residências, prédios, escritórios, clínicas entre muitos outros locais. E claro o preço para a colocação pode variar de localidade para localidade.

Então fique conosco até o fim dessa leitura para você saber tudo sobre quais são os principais tipos de películas automotivas, o que a lei diz sobre sua utilização e muito mais.

Vantagens de usar o insulfilm nos vidros do carro:

As películas automotivas em geral, que também conhecemos como insulfilm, além de melhorar a estética dos automóveis, também tem a finalidade de agregar novas e importantes características ao veículo, como por exemplo: impedir que raios ultravioletas nocivos a nossa pele se adentrem ao carro.


Garantindo dessa forma muito mais conforto, segurança e claro saúde para todos os que estiverem no interior do veículo.

Sem falar que as películas também conseguem diminuir a temperatura interna do automóvel, fazendo assim que você use menos o ar condicionado, o que irá contribuir e muito na hora de parar no posto e abastecer.

As películas para os vidros e janelas de automóveis são excelentes auxiliadoras em situações de acidentes, pois a mesma consegue aumentar a resistência de todos os vidros do veículo de forma geral, o acaba por diminuir estilhaços.

A mesma também oferece muito mais conforto e privacidade à todos os ocupantes do veículo, e ajuda na diminuição de furtos e assaltos no trânsito.

Principais tipos de películas automotivas:

Sem mais delongas vamos direto ao assunto que é o que realmente te interessa, como você já sabe o nosso intuito aqui é sempre te ajudar, por isso preparamos uma relação com os principais tipos de películas, suas diferenças, principais características, aplicação e mais, confira:

Película básica:

A película tipo básica é o tipo mais comum e usada entre todas, a mesma apresenta 5 diferentes tipos de níveis de transparência, que iniciam em 5% e vão até 35%, e não podemos deixar de dizer também que esse é o tipo mais econômico de todos eles.

Película de segurança:

Ela é bem parecida com o tipo básico, inclusive nos níveis de transparência, mas a diferença entre elas está na sua espessura, que por sua vez é muito mais grossa que todas as outras.

Isso faz com que quem está do lado de fora não veja o lado interno do veículo, muito menos se existem ocupantes lá dentro. O que acaba tornando-se um item de segurança.

Insulfilm avançado:

Quando o assunto são películas automotivas avançadas, saiba que esse tipo de insulfilm tem a capacidade de controlar de certa forma a temperatura interna do automóvel, deixando-o mais confortável ainda.

O material que compõe esse tipo de película é super tecnológico e tem o poder de absorver o calor. Sua transparência varia entre  5% e 50% e seu automóvel ficará também protegido dos raios UV.

Insulfilm para para-brisas:

O tipo de insulfilm que é instalado nos para-brisas tem de oferecer alta qualidade, pois afinal de contas é a visão do condutor que está em jogo.

Películas como essas possuem características que fazem com que raios nocivos à pele como os ultravioletas não consigam adentram no interior do carro. Melhorando também a temperatura interna.

Película de alta performance:

O insulfilm de alta performance é um dos tipos de películas automotivas mais completos que existem no mercado atualmente, tudo isso devido ao seu processo de produção que deixam o filme mais resistente ainda.

Sua proteção contra os raios UV é de 90%,  e a mesma consegue absorver até 60% do calor do sol.

Já deu pra perceber porque ela é muito procurada não é mesmo, elas conseguem aumentar a segurança dos ocupantes, impedem a quebra dos vidros.

Sem falar no aumento de privacidade que esse tipo de película proporciona, pois também ajuda no controle da temperatura.

Películas e insulfilms decorativos:

Os filmes automotivos decorativos podem ser facilmente aplicados em qualquer tipo de superfície, tanto na parte interna como na parte externa do veículo.

Bastante utilizada em personalizações, apresenta cores como também padrões bastante diferentes para diferentes partes do veículo.

Esse tipo de material é muito utilizado em envelopamento automotivo, pois a sua principal função é proteger as cores do carro contra riscos e até mesmo desgastes do tempo. Sem falar que é de fácil remoção.

Película jateada:

Essa película também é bastante usada em envelopamentos, pois o composto do seu material é de altíssima qualidade, o que acaba gerando uma proteção a mais pra sua pintura.

Película espelhada:

As películas espelhadas tem o seu uso proibido aqui no Brasil, tudo isso devido ao grande poder de reflexão que elas tem que refletem tão fortemente como um espelho. Então por serem refletivas demais as mesmas com toda certeza atrapalham a visão de outros motoristas e são sim proibidas.

Como viu, existem diversos tipos de películas automotivas diferentes umas das outras, basta escolher a que mais se adeque à sua realidade, é fácil descobrir, você é mais cidade, é campo, ou tem o costume de viajar muito, então basta fazer a escolha ideal e simplesmente fazer a aplicação optando sempre pela transparência correta.

E lembre-se, caso decida-se mesmo em colocar no seu carro, nossa recomendação é que procure um centro estético automotivo, onde os mesmo contam com profissionais treinados e capacitados pra tal função.

E não podemos esquecer da qualidade, certifique se a película possui o selo do INMETRO, assim evitará problemas futuros, e esqueça também a espelhada.