Como Funciona Um Financiamento de Veículo? Guia Simplificado

Entenda como funciona um financiamento de veículo, quais são os tipos, benefícios, taxas e como encontrar a melhor opção para você realizar o sonho de ter um carro próprio.

como um financiamento de veículo funciona

Antes de financiar um carro, seja ele zero ou usado, é necessário que você entenda como funciona um financiamento de veículo, e assim tomar nota de todos os prós e contras dessa modalidade de crédito. Então, coloque cada opção no papel para conseguir o melhor negócio pro seu bolso.

Os mais comuns hoje em dia são o Crédito Direto ao Consumidor, conhecido como CDC que é concedido por bancos e financeiras, o Leasing, utilizados principalmente por empresas, e também os consórcios.


Ter um carro novo na garagem é um sonho de praticamente todos, mas essa compra digamos assim que não é muito barata, muitas pessoas procuram essa modalidade para conseguir crédito e assim atingir esse objetivo pessoal.

E não é por acaso que o financiamento de automóveis é a forma mais comum de comprar um carro aqui no Brasil, pesquisas indicam que financiar é uma das formas mais procuradas pelos consumidores para realizarem esse sonho.

Como funciona o financiamento de um veículo?

Fazer um financiamento é uma das maneiras de realizar seu sonho, poder adquirir o bem que deseja e colocar o seu carro em sua garagem, mesmo que não tenha dinheiro para comprá-lo agora.


Resumindo, o financiar um automóvel é como um cliente comprando um carro com crédito agora, mas pagando em prestações ao longo do tempo.

O banco então concede crédito para o valor do veículo, este deve ser pago à concessionária, e aumenta o valor emprestado com a taxa de juros para cobrir o risco da operação. Por sua vez, o cliente paga o valor diretamente ao banco em parcelas mensais no prazo que foi firmado em contrato.

Esse é o funcionamento básico de um financiamento, mas é claro que é possível encontrar vários tipos de financiamento diferentes deles, e cada um dos tipos é adequado para diferentes tipos de pessoas, seus orçamentos e propósitos.

Quais são os tipos de financiamentos de veículos?

Realizar seu sonho de adquirir um automóvel pode não ser tão complicado quanto você pensa, com planejamento e determinação você pode atingir seus objetivos mais facilmente.

Então se realmente precisa de um carro à curto ou médio prazo, existem algumas alternativas que podem ajudá-lo a adquiri-lo, aprenda como cada método alternativo funciona e qual deles se adequa melhor ao seu orçamento e objetivos.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC):

Por meio do CDC, os consumidores compram carros com empréstimos bancários, o veículo ainda é uma propriedade de quem comprou, mas o mesmo não poderá ser negociado (pois o bem está alienado juntamente banco) até que todas as parcelas do mesmo tenham sido quitadas.

Qualquer pessoa então poderá contatar diretamente com o banco, sem a necessidade de intermediários por meio de uma concessionária que comercializa automóveis. Assim poderá negociar a taxa de juros que será paga. Saiba que elas são fixas desde o início do contrato e não sofrerão alterações durante o período do parcelamento.

Leasing:

Nessa modalidade, a aquisição do carro é feita por uma chamada empresa de Leasing (banco que presta esses serviços), que na verdade aluga o veículo aos consumidores. Portanto, o cliente paga o aluguel do mesmo e paga em nome da locadora até o final de todo o parcelamento.

Você pode contatar bancos sem ter a necessidade de um intermediário como uma concessionária por exemplo para realizar essa transação. Isso possibilitará uma negociação mais direta das taxas de juros, que são fixas no início do contrato e não sofrerão alterações durante o período de parcelamento.

Consórcio:

Nessa modalidade de crédito os consumidores fazem parte de um grupo composto por outros compradores, organizado pelas administradoras de consórcio. O participante paga as parcelas, mas só receberá o bem mediante sorteio (que acontece uma vez por mês).

Além do sorteio, os consorciados também podem licitar, sendo um adiantamento com pagamento parcelado,  nesse caso, o consorciado participante que oferecer o maior valor no lance será então o ganhador.

Diferente do CDC e do Leasing, o prazo de parcelamento do consórcio varia de acordo com a variação do preço do bem a ser adquirido.

Então caso o preço suba, a participação aumentará, se o preço cair, por exemplo, se o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) for reduzido, a parcela acompanhará essa redução.

O contrato de um consórcio pode ser de até 84 meses, não podemos deixar de mencionar a taxa de administração que é cobrada pelos serviços prestados pela empresa, e que é cobrada mensalmente e varia de administradora para administradora.

Quais os benefícios em financiar veículos?

Se você já está convencido de que fazer um financiamento é a melhor oportunidade de conquistar seus objetivos, confira então a seguir alguns benefícios do financiamento que poderão fazer você mudar de ideia.

  1. Você tem o carro imediatamente;
  2. É possível pagar menos antecipando parcelas;
  3. Será mais fácil realizar o sonho de possuir um carro.

Quais são as taxas de financiamento de veículos?

Por meio de CDC e do Leasing, as taxas de juros são fixas no momento do fechamento do contrato, pois não há alteração no pagamento de todas as parcelas.

Não há cobrança de juros no consórcio, mas sim uma taxa administrativa estipulada em contrato. A volatilidade das prestações se refere às mudanças no preço do bem que podem aumentar ou baixar o valor.