Como Montar Um Auto Center Automotivo? Melhores Dicas

Confira neste artigo as melhores dicas de como montar um Auto Center Automotivo. Entenda o que é, e qual a diferença entre uma oficina mecânica para um centro automotivo. Mercado, custo médio, se vale mesmo a pena e muito mais.

como abrir um auto center automotivo

Quer saber como montar um auto center automotivo? Então tenha em mente desde já que investir no ramo de manutenção automotiva é uma excelente estratégia de negócio. Trata-se de um segmento com muitas perspectivas extremamente positivas, com possibilidade de crescimento e diversas opções de atuação.

Mas saiba também que esse mercado é muito competitivo, e requer muito profissionalismo de sua parte e de toda a sua equipe para conseguir se destacar sobre os concorrentes. E um ponto importantíssimo para se destacar e ser competitivo é ter bons fornecedores, equipamentos de qualidade e profissionais capacitados.


Como em qualquer negócio, você sabe que não existe sucesso sem dedicação plena, gostar do que faz, ter capacidade de inovar e trabalhar muito duro. Esses são só alguns pontos que iniciam na fase do planejamento do seu negócio, muito antes de abrir as portas do seu auto center automotivo.

Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre como abrir um auto center automotivo, preparamos esse texto bastante completo para ter auxiliar. Falaremos sobre planejamento, equipamentos necessários e tudo o que você precisará para montar um auto center de sucesso. Por isso fique conosco até o fim dessa importante leitura.

O que é um auto center automotivo?

Um auto center automotivo é um local que tem a finalidade de solucionar problemas em veículos, contando com profissionais treinados e capacitados e equipamentos de ótima qualidade.


Um auto center geralmente costuma oferecer serviços bem completos em setores diferentes como por exemplo serviços de borracharia, elétrica e também de mecânica.

Os funcionários que são contratados para trabalhar em um auto center automotivo possuem uma formação adequada para exercerem suas funções em seus respectivos cargos.

Justamente por isso eles são capazes de conseguir identificar problemas e defeitos nos automóveis com muito mais eficácia e rapidez.

De forma resumida, um centro automotivo é conhecido por prestar serviços de qualidade para seus clientes.

Um auto center também tem a sua estrutura física diferenciada, tudo para poder comportar equipamentos modernos onde os mesmos podem proporcionar um atendimento muito mais amplo e completo para seus clientes que levam seus veículos até lá quando os mesmos apresentam problemas.

Quanto custa para abrir um auto center automotivo?

O custo para montar um centro automotivo pode variar bastante de um negócio para outro, isso porque existem inúmeras variáveis que irão impactar no custo inicial de abertura.

Variáveis como a marca dos equipamentos, o estoque inicial, a quantidade de funcionários, e até mesmo qual é a expectativa de faturamento. Justamente por isso fazer um excelente planejamento financeiro é mais que essencial, tudo tem de ser colocado na ponta do lápis.

Melhores dicas de como montar um auto center automotivo:

Agora que já sabe o que é um centro automotivo, qual a diferença dele pra uma oficina mecânica, qual o custo para abrir um auto center e que o cenário está bem favorável para o ramo, chegou a hora de saber como montar um auto center automotivo de sucesso.

Confira as dicas:

Elabore um plano de negócios:

Se realmente deseja ter sucesso montando um auto center automotivo, a primeira coisa que precisa fazer é elaborar um bom plano de negócios, tenha em mente que toda empresa precisa de planejamento. No seu plano deve ser incluso objetivos para onde seu negócio está indo.

Escolha a localização ideal:

Outro ponto essencial para o sucesso do seu centro automotivo é fazer a escolha do ponto onde ele será montado, saiba que lojas desse tipo que por sua vez ficam localizadas próximo de centros urbanos e também de rodovias tem a possibilidade de se sair melhor.

Isso porque o fluxo de veículos nesses locais são maiores. E não esqueça do valor do aluguel do ponto, ou do valor da aquisição do mesmo caso for comprar.

Procure definir quais serão os serviços ofertados:

Outra dica muito importante para você que pretende montar um auto center automotivo é escolher quais são os serviços que sua loja irá oferecer pros seus clientes.

Você poderá se especializar em atender apenas uma determinada área, mas saiba que isso limitaria o seu negócio. Nossa dica é oferecer vários tipos de serviços diferentes, o que irá aumentar a quantidade de dinheiro que seu negócio pode render.

Procure conhecer o perfil dos seus clientes:

Para poder oferecer para seus clientes serviços com muito mais qualidade e mais completos, é fundamental conhecer e avaliar qual é o perfil de seus clientes.

Por isso, tenha em mente que se o auto center será especializado em somente alguns serviços, ou então prestará vários serviços como é o mais indicado. Justamente por isso conhecer em detalhes seu público-alvo é importante para iniciar qualquer negócio hoje em dia.

Invista em bons equipamentos:

Os equipamentos de um auto center fazem parte da identidade do seu negócio, por isso jamais invista em equipamentos usados, os mesmos poderão passar para sua clientela uma imagem de uma empresa mal cuidada.

Sem falar nos custos de manutenção dos equipamentos, sendo assim planeje bem e pesquise bastante para encontrar o que existe de melhor para o ramo.

Procure investir em equipamentos novos, onde eles não te darão problemas e nem dores de cabeça por bastante tempo, afinal de contas novo é novo.

Confira quais são os principais equipamentos que um auto center necessita:

  • Alinhador: para realizar serviços de alinhamento das rodas;
  • Balanceadoras de rodas: para fazer o balanceamento dos pneus;
  • Desmontadora: equipamento essencial para a desmontagem das rodas e pneus;
  • Elevadores com rampa: um elevador pneumático é utilizado para muitas coisas dentro de um auto center, equipamento essencial;
  • Elevadores hidráulicos: assim como o elevador com rampa, o hidráulico também é outro equipamento necessário, ele irá ajudar a facilitar manutenções na parte debaixo do veículo.

Não podemos deixar de mencionar que ao fazer a aquisição de bons equipamentos você estará agregando muito mais valor ao seu próprio negócio.

Pois estará oferecendo mais segurança pras pessoas e pros automóveis, estará otimizando o espaço físico do auto center, estará melhorando a sua produtividade, e terá muito mais flexibilidade de serviços.

Divulgue sua empresa:

Procure inserir dentro do seu plano de negócios uma verba para divulgar seu centro automotivo, afinal de contas ela é necessária para você conseguir chegar no seu público-alvo e assim ir conquistando o seu espaço nesse mercado.

Divulgue em rádios de sua cidade e região, carros de som, e use também a internet fazendo anúncios na pesquisa do Google, faça anúncios no Facebook e também no Instagram.

E não esqueça de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, que é um serviço gratuito.

Tenha uma equipe treinada e capacitada:

Se realmente está decidido em montar um auto center, jamais esqueça de contar com uma equipe de profissionais treinados e capacitados, pois saiba que o sucesso de seus serviços prestados irá depender do excelente trabalho que sua equipe realiza.

E não se esqueça de investir sempre em novos treinamentos para seus funcionários ficarem sempre atualizados sobre o mercado.

Ofereça um atendimento diferenciado:

Nos dias de hoje os consumidores além de procurar por excelentes serviços, ele também buscam por melhores experiências na hora de ser atendido, por isso para você que vai começar a empreender nesse negócio, saiba que é primordial investir em um atendimento que tenha muita qualidade.

E você pode conseguir isso com simples dicas como por exemplo: ter um banco de dados organizado de clientes, usar canais de comunicação como as redes sociais e o WhatsApp, criar programas de fidelidade, trabalhar o pós-venda entre outros.

Informatize seu negócio:

Evite que o seu auto center perca dados e informações de valor como notas fiscais, caixa, ordens de serviço, controle de estoque e muito mais informatizando o seu negócio.

Essa é a realidade da grande maioria dos negócios modernos, por isso invista em um bom software de gestão, pois com toda certeza será de grande ajuda.

Legalize seu negócio:

Para que o seu negócio possa funcionar trate de legalizar ele, então procure na sua cidade um bom escritório de contabilidade, pois um contador experiente irá te auxiliar em muitas coisas como por exemplo: tirar o CNPJ da empresa, obter a licença da prefeitura, alvará do Corpo de Bombeiros entre outros.

Jamais abras as portas do seu auto center sem ele estar devidamente legalizado para poder funcionar.