Saiba Quando Fazer Alinhamento e Balanceamento dos Pneus

Saiba quando fazer o alinhamento e balanceamento dos pneus. Entenda o que é o balanceamento, para que serve e quando deve ser feito. Entenda também o que é alinhamento, para que serve e quando fazer. Mantenha seus pneus em perfeitas condições para uma condução segura e melhor desempenho do veículo.

quando o alinhamento e o balanceamento deve ser feito

Não importa a forma que você motorista utiliza o seu carro, seja para o trabalho diário, viagens aos finais de semana com a família, viagens longas, enfim. Mas será mesmo que você como condutor sabe quando fazer alinhamento e balanceamento dos pneus do seu veículo?

Pois caso não saiba quando se deve realizar essa manutenção preventiva, o seu automóvel provavelmente começará a apresentar problemas, principalmente problemas ligados a dirigibilidade, e até mesmo de desempenho e de consumo.


Grande parte dos usuários de veículos simplesmente ignoram mesmo o fato de ter de balancear e alinhar os pneus e rodas, sendo que com isso a vida útil dos mesmos durará ainda mais. Sem falar na segurança que isso proporciona à todos os ocupantes do veículo.

Certamente que existe uma quilometragem pra se realizar essa manutenção, mas também é importante ficar atento a alguns outros indícios que podem indicar que já chegou a hora de fazer essa verificação e revisão.

Então caso seja um daqueles donos de carros tipo meio que desligado, ou vive na correria, ou então é mesmo desinformado sobre o assunto e sua importância, convidamos você para ficar conosco até o fim desse texto, para saber tudo o que precisa e muito mais.


O que é balanceamento e para que serve?

Se ao dirigir o seu carro, principalmente após chegar ou passar de uma determinada velocidade, e sentir o volante do mesmo trémulo e também fazendo algum tipo de barulho, saiba então que chegou a hora de fazer uma verificação no balanceamento dos seus pneus.

Essa sensação de tremor também é perceptível no painel, no assoalho do veículo e até mesmo nos bancos, isso ocorre porque os pneus não estão corretamente equilibrados com as rodas. Resumindo, somente um dos lados do automóvel está recebendo peso, e isso precisa ser corrigido.

Essa manutenção tem a finalidade de acabar com todas as vibrações já mencionadas no tópico anterior, como:

  • Vibrações no volante;
  • Tremores no painel;
  • Nos assentos;
  • E até mesmo no piso do carro.

O que é alinhamento e para que serve?

Caso o seu carro começar a puxar para um lado ou para outro em quanto dirige, saiba então que chegou a hora de fazer uma verificação no alinhamento do mesmo. Realizar esse procedimento é importante, pois assim estará corrigindo e ajustando o ângulo exato dos pneus e rodas.

Existem vários motivos para fazer essa preventiva em seu veículo e se prevenir de muitas coisas como:

Mas quando devo fazer essa manutenção?

Em praticamente todos os carros é recomendado que o alinhamento e o balanceamento devem ser sempre realizados a cada 10.000 km, mas a nossa recomendação é que em caso de dúvidas leia atentamente o manual do proprietário.

Pois hoje em dia temos muitos modelos de carros importados em nosso país onde essa manutenção talvez seja feita com outras quilometragens.

E como já mencionamos acima, o uso diário e rotineiro do carro também é um fator que se deve ser levado em conta, pois em muitas cidades as ruas estão em péssimo estado de conservação. O que faz com que essa revisão tenha de ser feita antes do recomendado pelo fabricante.

Então começou a sentir puxões para um do lados, saiba que chegou o momento de alinhar, e se começar a sentir que seu volante está instável enquanto dirige, saiba que está na hora de balancear.

Por que fazer?

Fazer essa manutenção é essencial, pois ela permitirá que o seu veículo além de ficar muito mais seguro, também evitará o desgaste acelerado dos pneus, e ainda irá melhorar o desempenho do carro.

É um serviço simples, porem essencial, e que se você calcular isso só vai trazer ainda mais economia pro seu bolso pensando à médio e também à longo prazo. Sem falar que essas preventivas ajudam a evitar que outras peças do automóvel também se desgastem e quebrem. O que te trará ainda mais prejuízo.

Onde fazer?

Nossa recomendação nesse quesito será bastante objetiva e direta, procure sempre um mecânico de sua confiança, caso já conheça algum, procure também por lojas especializadas como por exemplo autocenters. E se preferir procure a concessionária da marca do seu carro.

Quanto será que vou gastar?

O custo para fazer o alinhamento e o balanceamento dependerá muito de região para região, do tipo de oficina, revendedora, e se é autorizada ou não, e é claro do modelo do carro.

Mas normalmente o preço médio esse tipo de serviço em todo o país gira em torno de r$ 80 a r$ 260 reais.

Então agora que já sabe tudo sobre quando fazer alinhamento e balanceamento dos pneus, será que não está na hora de verificar como andam os pneus do seu carro, e dessa forma saber se não está na hora de uma revisão.