O Que São Carros SUV? Saiba Tudo Sobre Esse Modelo

Saiba o que são carros SUV. Qual é o significado da sigla SUV. Como surgiu o modelo. Diferença do SUV para o SRV e CUV. O que um carro necessita para ser mesmo considerado um modelo SUV. Quais são os modelos existentes, design, tração, prós e contras. Como é o mercado e muito mais.

o que são veículos suv

Saber o que são carros SUV é uma dúvida que muitos consumidores tem tido ultimamente, principalmente depois da chegada deles aqui no Brasil nessa última década, e que vem tomando a cada dia que passa mais conta do mercado. Se tornando praticamente um verdadeiro sonho de consumo de muitos brasileiros.

Como é do conhecimento de todos, o mercado automotivo é bastante variado permitindo assim que os consumidores possam escolher entre as mais variadas opções diferentes para terem seus desejos e necessidades atendidos. Mas de uns tempos pra cá nenhum outro modelo de veículo esteja tão em alta no momento quanto os SUV’S, ou utilitários esportivos como também são conhecidos.


Mas saiba desde já que para um modelo se tornar um autêntico SUV ele precisa apresentar características que são obrigatórias. Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre o que é um carro SUV, preparamos esse artigo completo para tirar suas dúvidas à respeito desses utilitários esportivos incríveis.

O que significa a sigla SUV?

A sigla SUV “Sport Utility Vehicle” vem do inglês e significa “Veículo Utilitário Esportivo”. Onde o mesmo é um carro destinado para o trabalho com cargas, assim como as caminhonetes, mas apresentando características mais esportivas.

Geralmente os SUV’S são equipados com tração nas quatro rodas e seu porte é bem mais avantajado que veículos menores como os hatches e sedans.


Mas quando o mesmo é comparado com um veículo utilitário de trabalho, o modelo SUV seria praticamente como uma derivação bem mais refinada e também bem menos rústica.

Obviamente muito menos voltada para o trabalho, pois simplesmente não apresentam caçamba e contam somente com um amplo porta-malas.

O modelo mantem a proposta de ser mais robusto, contar com tração nas quatro rodas, preferencialmente com a caixa de marchas reduzida, e também suspensão traseira independente.

Como surgiram os SUV’S?

Os primeiros modelos utilitários que foram chamados assim eram capazes de enfrentar terrenos do tipo off-road e também levar a família e suas bagagens em uma carroceria fechada.

De forma resumida os carros SUV’S surgiram como veículos sobre chassis de carros utilitários, como por exemplo pick-ups e jipes.

Na verdade esses modelos eram chamados de peruas quando surgiram, como é caso da famosa Rural Willys, e do conhecido Toyota Bandeirantes alongado.

A ideia era poder oferecer espaço para mais passageiros, e assim poder levá-los a locais onde carros baixos de passeio não conseguiam chegar, já que o mesmo contavam com tração 4×4 temporária e até mesmo reduzida.

Ou então pelo menos bloqueio do diferencial traseiro como era o caso da famosa perua Chevrolet Veraneio. Onde o público era diversificado, sendo moradores de áreas rurais, empresas e também militares.

Diferença entre SUV, SRV e CUV:

Essa é uma dúvida muito grande que os consumidores interessados em veículos desse segmento tem, é saber qual é a diferença entre o SUV, SRV e CUV, a diferença é claro que está em sua nomenclatura, mas também está na sua forma de construção. Entenda a diferença:

SUV:

O SUV é um veículo utilitário esportivo baseados em off-road ou pick-ups, onde tem as principais características na altura mais elevada e também na capacidade de reboque, e esses modelos podem ser de tamanho médio ou também grande.

Os SUV’S podem ser facilmente equipados com tração nas 4 rodas, e até com motores de 8 cilindros. São considerados veículos excelentes para estradas de terra, pois os mesmos possuem uma distância maior do solo.

A carroceria do SUV é construída separada do chassi do veículo, sendo unidas somente no momento de sua fabricação.

SRV:

A sigla SRV vem de Sport Raly 5, ou “V” em números romanos, a mesma representa versões intermediárias, onde é considerado um veículo esportivo intermediário. Como exemplo podemos citar a SW4 e a Hilux.

CUV:

Normalmente são construídos com carroceria tipo monobloco, apresenta diferença na condução, também oferece conforto e economia de combustível. Modelos CUV’S geralmente são modelos que tem altura, comprimento e peso menores que carros SUV.

E não podemos deixar de mencionar que no seu segmento de vendas estão divididos entre os compactos e até mesmo subcompacto dependendo do tamanho de seu comprimento.

Esse tipo de veículo também é equipado com tração traseira e possuem menores motores que normalmente são de 4 ou 6 cilindros. Alguns exemplos de CUV’S são Peugeot 5008, Kia Carnival e Chevrolet Captiva.

O que o carro necessita ter para ser considerado um verdadeiro SUV?

Caso não saiba, existem alguns atributos e características estipulados pelo Inmetro (Instituto de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia), que são fundamentais para que um modelo seja verdadeiramente considerado um SUV.

Um deles principalmente é possuir capacidade off-road. Para o instituto, um carro SUV é um modelo que por sua vez oferece no mínimo 2 das 4 características mencionadas abaixo:

  • Mínimo de 23° de ângulo de ataque;
  • Mínimo de 20° de ângulo de saída;
  • Mínimo de 10° de ângulo de transposição de rampa;
  • Altura do chão entre seus eixos de no mínimo 200mm;
  • Altura livre sob eixo traseiro e dianteiro de no mínimo 180mm.

Só para você entender melhor, o ângulo de ataque trata-se do ângulo da dianteira do veículo à seguir, e o ângulo de saída é o ângulo da parte traseira.

O mesmo também precisa ter seu porte mais avantajado e ser originário de uma pick-up. Sem falar que o espaço interno é outro atributo, tanto para a capacidade de número de ocupantes, mas como para as bagagens também.

O que são carros SUV?

Podemos dizer que um carro SUV pode ser qualquer veículo que por sua vez atenda as características estipuladas pelo Inmetro.

Sendo assim na prática pode ser um carro que seja alto, mas não necessariamente parrudo, mas com uma altura que seja livre do solo, e que possibilite que o mesmo vença os obstáculos mais altos que o próprio carro.

E para poder diferenciar SUV’S grandes e compactos, o instituto do Inmetro faz essa diferenciação baseada na área da planta do carro, como é feito em plantas de apartamentos.

Então para ser considerado grande, a área tem de ser maior que 8 m², e para ser considerado pequeno, sua área não pode ser maior que 8 m².

Principais modelos de carros SUV’S:

Geralmente o assunto veículo utilitário esportivo é bastante polêmico mesmo, por isso ter dúvidas sobre esse segmento é mais que normal, pois muitas pessoas realmente não conseguem distinguir realmente o que é ou não um carro SUV.

E também não conseguem entender quais são as principais diferenças entre os vários tipos de carros SUV’S que estão presentes no mercado atual. Confira quais são:

  1. SUV médio;
  2. SUV compacto;
  3. SUV completo.

Vantagens e desvantagens dos carros SUV’S:

Agora que já sabe o que são carros SUV, é importante se ligar também nas suas vantagens e desvantagens que o modelo oferece, confira quais são:

Conforto:

Muitos consumidores resolvem comprar um modelo SUV principalmente pelo conforto que o veículo oferece, o mesmo conta com a posição de dirigir mais alta, e isso é uma grande vantagem para seus condutores. Sem falar na cabine que é mais vertical dando mais conforto ao motorista e aos ocupantes também.

Desempenho:

Uma outra vantagem dos SUV’S está no seu desempenho, os carros utilitários esportivos são veículos reconhecidos por apresentarem dimensões grandes, ser mais robusto, e ter motores mais potentes.

Então, saiba que o desempenho de um carro SUV é bem superior à muitos outros modelos de automóveis disponíveis no mercado atualmente.

Consumo de combustível:

Como desvantagem está o consumo de combustível, mesmo com a tecnologia estando cada dia mais presente no mercado automotivo, tenha em mente que muitos automóveis desse segmento ainda consomem grandes quantidades de combustível.

Claro que isso também tem relação com a maneira que o motorista dirige, mas no entanto a carroceria dos veículos SUV’S não contribui muito para a economia de combustível.

Como esses modelos são largos e altos, isso significa que eles também são bem mais pesados, tendo o seu coeficiente aerodinâmico inferior. E como sabemos, a dimensão e o peso tem total influência no consumo de combustível dos carros.