Como Vender Seguros de Carros? Guia Essencial Completo

Confira neste guia essencial as melhores dicas de como vender seguro de carros e se destacar no mercado como um excelente corretor. Capacite-se.

como vender seguros de automóveis

Se você já trabalha nessa área ou pretende ingressar nela, tenha em mente que é extremamente importante saber como vender seguros de carros da maneira mais eficiente possível para poder sempre estar maximizando seus ganhos.

Por isso, se realmente quer se dar bem nesse ramo sendo um excelente corretor de autos, é necessário prática, treino e também adquirir habilidades para o seu sucesso profissional.


Então, saiba que de nada adiantará ficar esperando que clientes batam a sua porta, você precisa de um bom planejamento para poder sempre prospectar mais clientes e vender mais apólices.

Trabalhar como um corretor de seguros de veículos é um negócio atrativo, e o potencial para lucrar com esse tipo de negócio também é, pois o mercado vem registrando crescimento constante. Assim sendo, o que não te faltará são clientes em potencial.

Justamente por isso, resolvemos elaborar esse conteúdo com as melhores dicas de como vender seguros de carros, são dicas simples, porém valiosas para colocar em prática e alavancar as suas vendas.


O que faz um corretor de seguros de carros?

Um corretor de seguros de carros é o profissional responsável por fazer a intermediação entre a empresa de seguros, e a pessoa interessada, no caso o seu cliente, indiferente se ele for pessoa jurídica ou física.

Caso o cliente tenha interesse em contratar o seguro, é o corretor que será responsável em fazer a mediação do contrato e tudo mais, como cláusulas, entre outros.

Sem falar que o corretor deverá analisar todos os riscos, e também verificar se existem possibilidades de prejuízos para seu cliente, além de fazer a indicação de apólices que mais atendam à necessidade dele.

Ajudar seu cliente a escolher a melhor empresa de seguro para ele, assessorá-lo e orientá-lo da melhor forma possível, inclusive sobre condições de renovação contratual.

Seja um corretor de seguros habilitado:

Se realmente deseja ganhar dinheiro e ter sucesso sendo um corretor de seguros de veículos, tenha como prioridade que a primeira coisa que você necessita fazer é se tornar um corretor habilitado. E para isso precisará passar por um processo, se formalizar e adquirir a certificação da Escola Nacional de Seguros (ENS).

Ter essa licença é mais que uma obrigação para poder exercer legalmente essa profissão, sem falar que é um baita diferencial na hora de vender seguros automotivos. Os clientes tendem sempre a ter mais confiança em um corretor habilitado.

Por que ser capacitado faz você se destacar?

Existem muitos motivos para ser um corretor de seguros devidamente capacitado, que fará você se destacar dos concorrentes na hora de fechar um contrato, como por exemplo:

  • Saber aconselhar corretamente o seu cliente sobre qual é a cobertura adequada para ele;
  • Responder questões mais complexas que as pessoas tem sobre seguradoras e seus planos;
  • Entender e interpretar todos os detalhes técnicos das apólices para tirar dúvidas da pessoa interessada em fazer o seguro;
  • Saber entender todos os aspectos tributários e também legais sobre o seguro de carros;
  • Acompanhar todo o processo de decisão de compra e sinistro dos veículos.

Resumindo, se quer realmente ser um bom vendedor de seguros de carros é fundamental que saiba de A a Z como funciona o seguro automotivo, assim poderá auxiliar da melhor maneira possível seus potenciais clientes.

Quanto ganha em média um vendedor de seguros de veículos?

Como esse mercado está sempre em crescimento devido ao serviço que o mesmo oferece, no caso a proteção, que por sua vez trazem mais segurança e também tranquilidade para seus usuários.

Os consumidores que precisam dessa proteção só cresce, afinal de contas o número de veículos vendidos no Brasil só aumenta a cada ano que passa.

A média de comissão para um vendedor de seguros aqui no Brasil gira em torno de 20%, e se levar em conta as possibilidades de venda que o atual mercado oferece, mais a remuneração média, saiba que é sim possível lucrar vendendo seguros para carros.

Mas tenha em mente que para conseguir chegar nessa média e conseguir até mesmo ultrapassá-la é necessário ter jogo de cintura e muito foco.

Melhores dicas de como vender seguros de carros:

Agora que já sabe o que um corretor de seguros auto faz, sabe também qual é a importância de ser habilitado e capacitado, sabe quanto ganha em média um vendedor de seguros no Brasil, chegou a hora das dicas de vendas, pois tenha em mente que oferecer a proteção veicular é uma verdadeira arte.

Todo proprietário de um veículo necessita desse serviço, mas a grande maioria não enxerga isso, e caberá a você vendedor encantá-lo e fazer ele assinar o contrato.

  1. Procure sempre fazer as perguntas certas;
  2. Seja sempre transparente na negociação;
  3. Faça propostas atrativas sempre;
  4. Fique sempre ligado ao mercado;
  5. Ouça seus clientes;
  6. Faça vendas cruzadas;
  7. Procure participar de eventos e feiras;
  8. Conheça os seguros que vende;
  9. Adeque planos para seus clientes;
  10. Use o marketing digital para vender mais;
  11. Também busque auxílio de outros profissionais da área;
  12. Ofereça a proteção somente para quem quer;
  13. Venda benefícios para seus clientes e não um seguro;
  14. Não esqueça da pós-venda.