Quanto Tempo Dura a Embreagem de Um Carro? Guia Completo

Saiba o que é, para que ela serve, como funciona, e quanto tempo dura a embreagem de um carro. Conheça quais são os tipos, o que pode prejudicar a peça, manutenção e mais.

qual a duração da embreagem de um carro

Uma peça muito importante para qualquer carro, é a embreagem. Mas você saberia dizer quanto tempo dura a embreagem de um carro? Ou ainda, para o que serve a embreagem?

Se você não sabe as respostas destas perguntas, não se preocupe, neste artigo iremos te explicar um pouco mais sobre como funciona a embreagem, e quanto tempo dura a embreagem de um carro. Confira:


O que é a embreagem?

Certamente você já ouviu falar na embreagem, por mais que não saiba como muito bem o que seja, ou qual a função essa peça desempenha em um carro, tenha em mente que ela é muito importante para o funcionamento dos veículos.

A embreagem recebe a energia produzida pelo motor, e transmite de volta a velocidade. Em sua composição, a embreagem possui diversas pequenas peças, que possuem diversas funções, e as principais são estas que citamos, receber a energia produzida, transformando-a em velocidade para o motor, fazendo o carro andar.

Em um resumo lúdico, para que você possa entender, imagina que o motor é um grande recipiente, que é abastecido com energia. Essa energia, é processada, e enviada para ligar fontes deste recipiente. Esta é a função da embreagem, receber a energia e transmitir a velocidade.


Para o que serve a embreagem?

Conforme a introdução que demos acima, podemos dizer que a embreagem é uma das principais responsáveis pelo funcionamento do motor, e não somente, mas como do veículo também.

A embreagem é basicamente um gerador e receptor, que desempenha a função de fazer com que o motor receba energia, onde esta energia será transformada em velocidade, para ser transmitida, fazendo com que o carro ande.

Ela serve justamente para realizar esta recepção e transformação da energia gerada, em velocidade, que é dissipada para o motor, consequentemente, fazendo o veículo se movimentar.

Como funciona a embreagem?

A embreagem desempenha um papel físico, onde a energia é transformada em velocidade. É denominada energia cinética, onde a energia recebida, neste caso pelo motor, é transformada em velocidade e, transmitida pela embreagem.

O formato da embreagem, facilita seu desempenho, onde ela recebe minimamente a energia, realiza o processo de transformação em velocidade, e dissipa para as demais partes do motor, fazendo também com que o carro ande.

A ação dos pedais estão diretamente ligada ao funcionamento da embreagem, onde o controle da velocidade, controla também a velocidade, quanto maior for a rotação da peça, maior será a velocidade, quanto menor for, menor será a velocidade.

Quais os tipos de embreagem?

Existem basicamente três tipos de embreagem, que são elas:

  • Cerâmica;
  • Carbono;
  • Multidiscos.

Cada veículo tem um tipo de embreagem específico, alguns são favoráveis para cada determinado tipo de pista (asfalto/rua, terra, pista de corrida).

Quanto mais moderno for o veículo, mais moderno será também o tipo de embreagem, dentro destes tipos nos quais citamos, existem diversas outras funcionalidade que podem ser adaptadas, de acordo com a capacidade veicular.

Quanto tempo dura a embreagem de um carro?

O tempo de duração pode variar de um carro para outro, e também de acordo com o uso do veículo, ou seja, quanto maior for a utilização do veículo, menor será o período de duração da embreagem, e vice-versa. Em média, as embreagens nos carros duram aproximadamente de 100 a 150 mil quilômetros rodados.

Vale lembrar que o uso, correto, ou não, da embreagem, colaboram para a determinação do período de duração da peça. Por isso, recomendamos que você se atente a forma como está utilizando a velocidade do carro.

Ações que prejudicam a embreagem:

Este é um tópico muito importante, pois como vimos, a embreagem desempenha um papel importantíssimo em um veículo, no entanto, existem ações, completamente erradas que fazem e prejudicam, ou até mesmo estragam a embreagem.

Confira alguns deles:

  1. Acelerar ao máximo a velocidade;
  2. Aceleração máxima em pouco tempo;
  3. Não realizar a manutenção do veículo;
  4. Peças erradas ou falsificadas;
  5. Mal uso da marcha;
  6. Excesso de peso ou carga.

Como funciona a manutenção das embreagens?

Em uma simples avaliação do mecânico, pode ser realizada a manutenção da embreagem, na maioria das vezes, será necessário apenas a aplicação de algum produto para melhorar o desempenho, ou substituição de alguma determinada peça.

Mas há também casos que necessitará da troca por completa da embreagem, o que demandará mais tempo, uma vez em que este processo é muito importante, e novamente ressaltamos a importância de colocar uma peça de qualidade, para que tenha um bom desempenho, e não haja acidentes.