Comprar Carro Zero ou Usado? Qual Deles Vale Mais a Pena?

Comprar carro zero ou um usado? Qual será que vale mais a pena? Saiba o deve ser levado em consideração, e quais são os prós e contras do novo e do usado. Qual compensa mais e formas de compra.

comprar carro usado ou zero

Nos dias atuais a escolha de aquisição de um veículo poder ser classificada como uma fase importantíssima na vida de qualquer pessoa, indiferente se o carro for novo ou usado. A escolha desse bem tem de ser assertiva, pois perder dinheiro não está nos planos. Mas você sabe se vale a pena comprar carro zero ou usado?

Como sabe a variedade é enorme, tanto as concessionárias oferecendo modelos novos e muitas garagens por ai vendendo modelos usados. Então antes de tomar a decisão de qual comprar é preciso por na balança os pros e contras, as vantagens e desvantagens de cada um.


E para auxiliar você, preparamos esse conteúdo onde poderá ver se vale a pena comprar carro zero km ou um usado. Para saber continue com sua leitura.

Diferenças entre carros novos e usados:

É de extrema importância que antes de tomar qualquer decisão de compra, e para que não fique dúvidas, é necessário que entenda o conceito de carro novo e usado:

Zero:

Como o próprio nome já diz “carro novo”, ou então carro zero km, novinho em folha e que saiu da fábrica à pouco, com aquele cheiro de novo que deixa qualquer um louco. Como sua quilometragem é “0” então todas as partes do veículos são 100% originais e novas.


E já que o mesmo ainda não passou por nenhum desgaste por uso, o proprietário pode usá-lo tranquilamente sem ter preocupações com defeitos ou problemas.

Tudo isso porque os carros zeros que acabaram de sair da fábrica possuem garantia, o que acaba oferecendo muito mais segurança para quem está pensando em adquirir um carro. Devido à isso os veículos novos tem valor mais elevado quando comparados aos seminovos e usados.

Usado:

Caso não saiba, carros usados são aqueles que já tem mais de 3 anos de utilização, onde os mesmos já podem ter tido muito mais de 1 proprietário apenas. Não confunda com raridades antigas de 30 ou 40 anos que muitas vezes custam muito mais que muitos zeros quilômetros por aí.

Na grande maioria das vezes quem está procurando por um carro usado leva apenas em conta o valor do bem, e geralmente não se preocupa muito com detalhes de possíveis danos ou avarias no veículo.

Então como a quantidade de veículos usados com preços bem abaixo da média é muita, atenção na hora da compra pra evitar de adquirir um carro que tenha inúmeros defeitos e problemas.

A quantidade de carros usados em boas condições também é vasta, mas para encontrá-los é necessário procurar bem, e nessa busca poderá encontrar automóveis com mais de 15 ou 20 anos de fabricação que até hoje só possuíram 1 único dono.

Vantagens e desvantagens de comprar um carro zero ou usado:

Antes de fechar qualquer negócio é preciso que você saiba quais são as vantagens e as desvantagens em adquirir um carro novo ou um usado.

Muitos fatores precisam ser analisados, pois na maioria das vezes a melhor opção dependerá do que procura e também de quanto pretende ou pode gastar.

Vantagens do zero:

  • Garantia de fábrica, muitas montadoras oferecem até 5 anos em alguns modelos;
  • Peças e itens de reposição são encontradas facilmente;
  • Muito provavelmente não terá gastos com manutenções preventivas ou corretivas, mas saiba que das revisões por ser um zero km não se livrará;
  • Ser o 1º proprietário do automóvel;
  • Confiabilidade da procedência do carro;
  • Caso necessite fazer um financiamento para a compra conseguirá taxas muito menores no caso dos veículos novos;
  • Converse com o vendedor e consiga mais descontos e também alguma bonificação como uma película para os vidros e o 1º ano de impostos grátis;
  • Ser o 1º dono torna a revenda mais fácil.

Desvantagens:

  • Sem sombra de dúvidas os carros são bem mais caros que usados ou seminovos;
  • A desvalorização do valor do bem, o maior de todos os problemas que deixam muitos loucos de raiva, e que não é por menos, muitos modelos perdem só de sair da concessionária 10 a 15% só no 1º ano.

Vantagens do usado:

  • Sem sombra de dúvidas a principal vantagem está é no valor mesmo;
  • Praticamente não existe desvalorização na hora de revende-lo;
  • Pesquisando bem com toda certeza conseguirá encontrar um usado em boas condições de uso;

Desvantagens:

  • Sem garantia de fábrica;
  • Obviamente irão exigir mais manutenção se comparado aos novos ou seminovos;
  • Dependendo do ano do veículo poderá ter problemas em encontrar peças de reposição caso precise;
  • Carros já com bastante quilômetros rodados;

Qual compensa mais: o zero ou o usado?

Dar uma resposta certeira para essa pergunta não é tarefa fácil, ou talvez nem mesmo exista uma resposta certa pra ela. Em primeiro lugar você deve fazer uma análise completa da sua situação financeira atual, mas sempre levando em conta que imprevistos futuros podem acontecer.

Faça uma boa análise do seu perfil, é solteiro, é casado e tem filhos, quais são os seus gastos mensais, tudo isso necessita ser analisado antes de tomar qualquer decisão de compra.

Reflita se gosta de conforto ou isso é indiferente para você, carros completos com muitos acessórios seriam os ideais, qual é mesmo o seu principal objetivo, usar o carro no dia a dia somente, trabalho, viaja muito.

Jamais esqueça no custo de manter o carro, adquiri-los é a vontade de muitas pessoas, mas como se trata de uma negociação de um valor alto, a mesma só deve ser concretizada depois de muita análise e pesquisa.

Carros zeros, seminovos e usados ambos tem suas vantagens e desvantagens, mas a tarefa de fazer a escolha do que comprar é totalmente sua.

Procure escolher o mais parecido com o seu perfil, situação financeira e qual a real necessidade, pois como sabe, um carro, indiferente de ser novo, usado ou seminovo pode sim te trazer muitos privilégios. Mas sem um bom planejamento então poderá fazer um mal negócio, que é o que não queremos pra você.