Quando Limpar os Bicos Injetores? Tudo Sobre Essa Manutenção

Saiba quando a limpeza dos bicos injetores deve ser feita. O que eles são, será mesmo que está manutenção é necessária, como ela é feita, e quais são principais cuidados com os bicos da injeção eletrônica.

quando fazer a limpeza dos bicos injetores

Essa com certeza é uma dúvida que paira sobre todos os donos de carros: quando limpar os bicos injetores do sistema de injeção eletrônica de combustível do meu carro? Saiba que os bicos também são conhecido como válvulas injetoras.

Esse é um assunto que gera bastante polêmica entre fabricantes de veículos, proprietários e mecânicos, pois cada um deles tem uma opinião diferente, muitos acreditam que a limpeza é necessária e importante, enquanto outros não.


Os bicos são componentes autolimpantes, mas é praticamente impossível fazer o controle da qualidade do combustível que você utiliza em seu automóvel. Tudo isso devido à alguns donos de postos que geralmente adulteram e batizam o combustível, o que pode ocasionar entupimentos.

A principal funcionalidade dos bicos injetores é fazer a injeção do combustível de maneira pulverizada, fazendo com que a mistura com o ar seja sempre uniforme, garantindo assim um ótimo funcionamento do motor.

Então para que você consiga tirar essa dúvida da cabeça de uma vez por todas, preparamos esse conteúdo onde você vai descobrir quando deve fazer a limpeza dos bicos injetores.


O que é bico injetor?

Mais que essencial para o sistema de injeção eletrônica, bicos injetores ou válvulas injetoras como também são conhecidas, são as peças responsáveis por fazer a pulverização do combustível de forma eficiente na câmara de combustão do motor.

Resumindo, o combustível é então injetado de maneira totalmente pulverizada, o que irá permitir que a mistura com o ar seja muito mais uniforme,  possibilitando que uma menor quantidade de combustível seja perdida.

Então caso não saiba para que os bicos injetores funcionem corretamente, o motor do carro necessita receber a quantidade certa de combustível para que seja possível ocorrer a combustão.

Essa funcionalidade fica garantida devido aos pequenos furos nos bicos, que permite que o combustível seja injetado de maneira totalmente calculada.

É preciso fazer a limpeza dos bicos injetores?

Antes de fazer uma limpeza dos bicos injetores do seu veículo, o mesmo necessita passar por testes para verificar se existe a necessidade dessa manutenção ou não.

Normalmente quando um mecânico especializado se encontra com um automóvel que apresente algum sintoma de problema de bico injetor, o mesmo na hora irá passar o scanner a fim de encontrar possíveis defeitos ou falhas em sensores e atuadores.

Caso não saiba, um dos principais sinais que um carro dá quando os bicos estão sujos são problemas com a marcha-lenta, que na grande maioria das vezes fica irregular, e o desempenho na hora de sair com o carro também fica fraco.

Usar combustível de má qualidade também poderá acarretar em problemas na válvula injetora, devido a sua composição suja, ou então se o carro estiver consumindo muito óleo. Então do que iria adiantar fazer a limpeza de bicos, sendo que o problema continuará.

Um dos objetivos de um combustível de qualidade é fazer a limpeza da sujeira do interior dos bicos injetores, cabendo a você realizar somente a limpeza externa da peça.

A câmara de combustão do motor está em contato direto com os bicos, por isso quando um combustível ruim é utilizado, o mesmo poderá ocasionar problemas principalmente de carbonização. O que acaba por tapar todos os orifícios que são responsáveis por fazer a pulverização do combustível.

Isso diminui o volume de combustível injetado na câmara de combustão, pois como sabe o acúmulo de detritos e sujeira além de causar danos ao veículo, também pode trazer outros defeitos e problemas. Principalmente prováveis falhas na aceleração.

Esses e outros indícios mencionados podem te dizer quando limpar os bicos injetores, então para o bom funcionamento de seu carro saiba que todo veículo necessita de manutenções. Algumas preventivas, outras corretivas.

Mas também existe outra maneira de descobrir se é preciso limpar os bicos, basta ir até uma oficina mecânica especializada e faça um teste de vazão.

Quando limpar os bicos?

No início desse artigo mencionamos que esse é um tema um tanto polêmico sobre a real necessidade da limpeza dessa peça, saiba que os bicos precisam ser limpos quando o motorista percebe que o desempenho do motor do carro já não está como antes.

Outros indícios também podem indicar quando limpar os bicos injetores, como por exemplo:

  • Aceleração do veículo apresentando falhas;
  • O consumo de combustível está maior;
  • Aumento na emissão de gases poluidores;
  • Alteração na rotação.

Em praticamente todos os carros a luz da injeção eletrônica se acende no painel para assim avisar o proprietário que o sistema de injeção possa estar passando por algum problema.

Em muitos casos somente o procedimento de limpeza do bico já irá fazer com que muitas funcionalidades da válvula sejam recuperadas, o que já seria o suficiente para a volta do bom funcionamento.

Mas também existem casos onde limpar já não adiantaria mais, assim sendo trocar a peça seria a única maneira de solucionar o defeito.

E não podemos deixar de mencionar que praticamente a grande maioria desses problemas e defeitos que exigem a limpeza dos bicos aparecem em veículos que já contem uma alta quilometragem.

Como é realizada a limpeza dos bicos injetores?

Existem 2 maneiras de fazer a limpeza, uma é através de uma máquina de ultrassom, e a outra forma é através da aplicação de um produto certo para tal tipo de limpeza.

  1. Limpeza de bicos por ultrassom;
  2. Limpeza de bicos por aplicação de produto.

Cuidados necessários com os bicos injetores:

Claro que é importante também ter alguns cuidados para manter sempre o bom funcionamento de todo o sistema de injeção e o motor, por isso é essencial que o filtro de combustível seja trocado a cada 5 ou 10 mil quilômetros.

Ou conforme orientação existente no manual do proprietário do veículo. Filtros em boa qualidade impedem a passagem de sujeira que possa vir do tanque e também do próprio combustível.

Se você é do tipo de dono de carro que usa ele muito pouco, a recomendação é fazer uso do combustível tipo aditivado, simplesmente porque esse tipo de combustível tem um maior prazo de validade que os comuns sem aditivos.

O que irá auxiliar a não formação de possíveis gomas de combustível, que como já sabe são essas gomas que obstruem e entopem os bicos. Combustíveis de má qualidade na grade maioria dos casos são os verdadeiros culpados pelo aparecimento de defeitos nos injetores.

Pois quando o combustível passa por essa peça do sistema de injeção, ele deixará sempre rastos de sujeira e impureza até o entupimento do componente.

É sempre importante mencionar que o dono do carro deve sempre dar uma verificada no manual do mesmo, pois lá podem também conter informações à respeito da manutenção ou quando limpar os bicos injetores.

O manual apresenta uma série de itens que necessitam ser inspecionados ou até mesmo substituídos a cada tantos quilômetros. E para evitar que os bicos da injeção se entupam, vale alguns cuidados extras, confira:

  • Troca de óleo em dia;
  • Troca dos filtros;
  • Nível da água;
  • Mudança de marchas.

Como acabou de ler, os bicos injetores são componentes essenciais para o bom funcionamento do motor do carro que possui essa tecnologia, mesmo sabendo que essas peças são consideradas autolimpantes, a principal causa de problemas na grande maioria dos casos está na péssima qualidade do combustível.

Por isso, considere as dicas passadas aqui, e procure sempre uma oficina mecânica especializada que conta com profissionais capacitados e equipamentos certos para fazer essa manutenção caso necessário, essa é a melhor forma de saber quando deve limpar os bicos injetores.