Quando Trocar o Filtro de Combustível? Guia Essencial

Saiba o que é, qual a importância, onde ele fica localizado, para que ele serve e quando trocar o filtro de combustível do seu veículo. Confira também dicas para saber se o componente está ruim, e como aumentar sua vida útil.

quando o filtro de combustível deve ser trocado

Como sabe as manutenções dos veículos de forma geral são realizadas por pessoas treinadas e capacitadas no caso mecânicos onde eles fazem uma análise completa principalmente das peças que são essenciais para o bom funcionamento do mesmo. Muitas dessas peças e componentes são os filtros, onde um dos principais é o de combustível. Mas será que você sabe quando trocar o filtro de combustível?

Muitos proprietários simplesmente não dão muita atenção para esse componente tão importante, por isso garantir que ele esteja sempre em um bom estado só irá fazer com que o seu carro tenha um melhor funcionamento. Sem falar que ele também poderá fazer a prevenção de muitos problemas futuros indesejáveis.


Então, resolvemos elaborar esse conteúdo onde explicaremos para você tudo sobre o filtro de combustível, o que é, para que serve, qual a sua função, quando deve ser trocado, onde é localizado e muito mais.

O que é o filtro de combustível?

O filtro de combustível de um veículo é uma peça essencial para o bom funcionamento do mesmo, ficando instalado geralmente entre o tanque e o motor, e normalmente ligados por uma mangueira.

Ele possui um formato cilíndrico, e conta com 02 pontas em suas extremidades para a passagem do combustível, seus resíduos e impurezas.


Na parte interna dessa peça que tem o formato cilíndrico, existe uma rede de filtros que é por onde o combustível precisa passar para que o mesmo fique mais limpo e mais puro antes de ir diretamente para a câmara de combustão.

No caso de carros mais antigos, ou então para bicos injetores do sistema de injeção eletrônica no caso de veículos que já contam com essa tecnologia, e depois ir para a combustão.

Qual a importância do filtro de combustível?

O filtro do combustível do motor de um veículo é praticamente a principal e única proteção para a bomba de combustível, e também para praticamente todos os componentes da injeção eletrônica, como os bicos injetores entre outros.

Como sabe essas peças são importantíssimas para o bom funcionamento do motor, e por isso é muito importante cuidar delas.

E é justamente nessa hora que o filtro de combustível mostra a sua importância, pois ele irá proteger essas peças de muitos resíduos e sujeiras prejudiciais que podem causar muitos danos ao seu propulsor.

Para que serve e qual a finalidade do filtro de combustível?

O filtro de combustível serve e tem a função de fazer a filtragem do combustível que está no tanque, eliminando assim impurezas contidas nos combustíveis, para que assim o mesmo chegue até a câmara de combustão o mais limpo e puro possível.

O filtro tem a função de remover impurezas que não conseguimos enxergá-las á olho nu, como a ferrugem, a poeira, á água, partículas orgânicas que são bastante presentes no álcool. Entre outras impurezas, jogando assim o combustível filtrado, mais puro e limpo no motor do veículo.

Saiba que o carro só consegue se movimentar através de um processo químico que ocorre na grande maioria dos casos dentro de seu motor, que também é muito conhecida como a queima de combustível.

Ele entra puro e mistura-se com o ar, onde ele é ativado por uma faísca gerada pelas velas de ignição, transformando-se em fogo, gerando assim energia para movimentar os pistões e posteriormente as rodas.

E para que todo esse procedimento aconteça da melhor maneira, mais rapidamente e com muito mais eficácia do combustível, o líquido necessita estar muito bem limpo e o mais puro possível.

Saiba que impurezas não conseguem fazer com que o motor gere calor o suficiente para conseguir empurrar os pistões, e nesse caso o automóvel poderá ficar sem nenhuma potência, ou apresentar problemas quando estiver em alta velocidade. Sem falar que o consumo de combustível também será maior.

Quando trocar o filtro de combustível?

O mais recomendado é sempre verificar o manual do veículo, pois nele está presente qual é o tempo ideal para realizar a troca desse componente, mas a grande maioria dos fabricantes recomenda que a troca do elemento filtrante seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados.

Mas como mencionamos nada melhor que verificar o manual, pois pode ser que essa troca varie de um fabricante para outro.

Mas também existem outros fatores que podem prejudicar o filtro fazendo assim com que ele se desgaste antes mesmo do tempo de troca que é recomendado pelo fabricante, como por exemplo a qualidade do combustível usado, e a limpeza do tanque.

E não podemos deixar de citar que filtros de combustíveis também são itens de segurança pro seu veículo, então atrasando a sua substituição complicações e problemas podem acontecer com seu motor.

Jamais limpe o filtro, sempre substitua por um novo, pois se trata de uma peça relativamente barata. Onde seu tempo de troca é bastante rápida em qualquer oficina mecânica.

Procure também comprar filtros seguindo as especificações do fabricante de seu modelo, pois saiba que eles são produzidos com materiais diferentes.

Veículos que são alimentados somente por biocombustíveis ou álcool necessitam de filtros que são fabricados com materiais bem mais resistentes. Sem falar que esse tipo de combustível é muito mais corrosivo que a gasolina.

Como saber se o filtro de combustível está ruim?

Agora que já sabe quando fazer a troca do filtro de combustível, é importante saber como identificar possíveis problemas e saber se a peça está ruim, pois saiba que existem alguns indícios que o veículo pode apresentar quando esse componente não está em bom. Confira quais são os principais deles e fique atento:

  1. Dificuldades na aceleração;
  2. Diminuição de desempenho;
  3. Perda de potência na hora da partida;
  4. Ferrugem no filtro;
  5. Luz de advertência acesa no painel;
  6. Marcha lenta irregular;
  7. Maior consumo de combustível.

Como aumentar a vida útil do filtro de combustível?

Para você conseguir aumentar a vida útil do filtro, claro que respeitando os prazos para a troca do mesmo recomendada pelo fabricante, saiba que algumas dicas poderão ajudar fazer com ele chegue no seu tempo de troca muito melhor.

Saiba quais são:

  • Procure usar sempre combustível aditivado;
  • Não deixe jamais o tanque de combustível chegar na sua reserva;
  • Se possível faça limpezas periódicas no tanque que podem ser feitas juntamente com a manutenção preventiva.

Como você acabou de ler, podemos concluir que o filtro de combustível é uma peça bastante simples, porém extremamente importante para o bom funcionamento do veículo.

O componente tem a funcionalidade de evitar que resíduos, sujeira e impurezas contidas nos combustíveis cheguem no cilindro de combustão ou nos bicos injetores e causem problemas. Deixando assim o líquido que sai do tanque mais limpo, puro e eficiente.