Para Que Serve a Gasolina Aditivada? Guia Essencial

Entenda o que é, e para que serve a gasolina aditivada. Diferença da comum, benefícios em usar, se rende mais e se pode ser misturada com a comum.

qual a função da gasolina aditivada

Se você deseja saber para que serve a gasolina aditivada, saiba que essa dúvida é mais comum do que possa imaginar, a grande maioria dos motoristas tem essa mesma dúvida. Principalmente quando se chega em algum posto para abastecer e nas placas são oferecidas muitas variedades diferentes de tipos de gasolinas.

Mesmo tendo a oferta de muitas variedades diferentes de gasolina e até mesmo de outros combustíveis, é preciso entender que existem sim diferenças entre todos. Por isso é importante saber qual é o resultado que cada tipo irá proporcionar ao veículo, e para qual situação.


Saiba que abastecer o tanque do seu carro sem ter o mínimo de conhecimento sobre aquele produto, e se ele é ou não recomendado para seu modelo pelo seu fabricante pode trazer diversos problemas para o bom funcionamento do motor.

Então, para tirar todas as suas dúvidas sobre para que serve a gasolina aditivada, quais são as suas maiores vantagens, diferença entre gasolina comum e aditivada e muito mais, preparamos esse breve guia essencial para você motorista e proprietário de veículos.

O que é a gasolina aditivada?

A gasolina aditivada nada mais é que a gasolina comum acrescida de aditivo com propriedades dispersantes e detergentes que auxiliam a manter mais limpo todo o sistema de alimentação dos veículos.


Essas propriedades também contribuem para reduzir e até mesmo minimizar a formação de fragmentos no tanque de combustível dos automóveis.

Resumindo de forma simplificada, a fórmula da gasolina aditivada é a mesma da comum, a única diferença entre elas é que a aditivada conta com compostos que ajudam a melhorar a lubrificação e o bem estar tanto do tanque como do motor.

Diferença entre a gasolina comum e a aditivada:

Como já mencionado no tópico anterior, a única diferença entre a gasolina comum e a gasolina aditivada está na adição de aditivos que a aditivada recebe em sua composição.

Ao contrário do que muitos donos de veículos pensam, ambas contam com a mesma taxa de octanagem que é estabelecida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), que é de no mínimo 92 RON.

Vale salientar que a octanagem trata-se do índice de resistência à explosão do combustível, assim sendo quanto mais alta for sua taxa, maior também será a sua resistência. Melhorando assim o desempenho do veículo.

Saiba que os 2 tipos de gasolina contem em sua formulação total mais de 50 elementos, mas no entanto a comum não conta com nenhuma adição de aditivos, enquanto a aditivada possui em sua composição dispersantes químicos que tem como função limpar os resíduos que são gerados pelo combustível na parte interna do motor.

Podemos dizer que a gasolina aditivada oferece benefícios em manter a limpeza do sistema de alimentação do veículo.

Benefícios e vantagens da gasolina aditivada:

Muitos donos de automóveis acham que usar a gasolina aditivada realmente não é bom, mas na verdade isso não passa de um grande mito criado por eles mesmo, esse combustível com seus aditivos não irá prejudicar e nem danificar o desempenho do motor do veículo.

Ao contrário disso, ela evitará a perda de performance, melhorando assim o seu desempenho e rendimento, e ajudando a evitar problemas à médio e longo prazo. Confira as suas principais vantagens e benefícios:

Motor mais limpo:

Como já mencionado, a gasolina aditivada tem em sua composição dispersantes e detergentes que contribuem para manter o motor mais limpo, e isso poderá ser sentido em médio prazo através do funcionamento do veículo.

E nos veículos com a sujeira já acumulada dentro do sistema de combustão, os componentes da aditivada começaram a fazer uma verdadeira limpeza removendo de forma crescente depósitos de sujeira já acumulados. Isso irá deixar o motor mais limpo funcionando muito melhor.

Bicos da injeção sempre limpos:

Se optar por fazer sempre uso da gasolina aditivada, e manter as manutenções do automóvel sempre em dia, é bem provável que nunca irá necessitar fazer uma limpeza de bicos injetores, pois a mesma irá manter os bicos sempre limpos.

Antioxidante e anticorrosivo:

Para pessoas que rodam pouco a gasolina aditivada é ótima, já que na sua formulação contem antioxidantes que tem a função de conservar o combustível, retardando dessa forma o seu envelhecimento.

E os anticorrosivos ajudam a diminuir a deterioração das peças de metal do motor reduzindo o atrito entre elas, e até mesmo do tanque de combustível.

Melhor queima:

Como o motor está muito mais limpo, então existe uma melhor queima de combustível dentro da câmara de combustão, gerando dessa forma um melhor funcionamento, que possivelmente se transformará em uma economia de combustível.

Pode ser usada em carros antigos:

A mesma também pode ser utilizada em carros mais antigos que não tem injeção eletrônica e sim carburador, em suma ela pode ser usada em todos os carros que aceitam gasolina.

Pode ser utilizada no tanquinho de partida a frio:

Essa é outra dúvida que muitos donos de carros flex tem: posso colocar gasolina aditivada no reservatório de partida a frio? Sim, o tanquinho pode ser preenchido com a aditivada, pois os antioxidantes tem a função de retardar o envelhecimento do combustível armazenado ali. E que muitas vezes fica sem uso por um bom período de tempo.

Veículos flex:

Praticamente todos os fabricantes de veículos recomendam o uso em carros flex sem problema algum, todo veículo bicombustível pode ser abastecido com a aditivada.

Baixo custo pelos benefícios:

Geralmente a média geral de acréscimo no preço do litro da gasolina aditivada comparada com a comum é de aproximadamente r$ 1,50 reais para cada 10 litros.

No início você até pode achar que essa diferença seja alta, mas saiba que esse pequeno investimento em um combustível de melhor qualidade poderá te livrar de possíveis problemas com o sistema de combustão do motor e suas peças.

Aumento da vida útil do veículo:

Veículos em geral que fazem uso desse combustível sempre tem seus motores, suas peças, tanque, sistema de ignição da partida muito mais limpos, assim, como a sua conservação é maior, o aumento da vida útil do veículo também é.

Diminui o impacto ambiental:

Como sabe, o gás carbônico é altamente prejudicial pro meio ambiente, por isso ao fazer uso da gasolina aditivada você estaria contribuindo para a redução de impactos ambientais.

Como esse tipo de combustível tem em sua fórmula compostos que ajudam a reduzir o acúmulo de carbono no motor, menor será a emissão do gás carbônico expelido pelo escapamento.

A gasolina aditivada rende mais?

Não existem indícios nem científicos e nem mecânicos que comprovem isso tanto em carros como em motos, e também não existe comprovações se os mesmos abastecidos com a aditivada rodem mais quilômetros com o mesmo tanto de combustível no tanque.

O que ocorre é como o motor e suas peças estão mais limpos, isso proporciona ao condutor uma melhor dirigibilidade, o que pode provocar a sensação de que o veículo está economizando e com desempenho superior.

Qual a melhor gasolina para meu carro?

A potência do motor de um carro já foi estabelecida pelos engenheiros durante o projeto, justamente por esse motivo para você descobrir qual é o melhor tipo de combustível para o seu modelo, basta efetuar uma consulta no manual do proprietário. Já que o mesmo visa a melhor forma de aproveitamento do veículo como um todo.

A grande maioria dos fabricantes, principalmente de carros importados, deixam a informação do valor da octanagem ideal pro veículo, cabendo dessa forma o dono escolher qual o tipo de gasolina irá usar, e as opções que estão disponíveis no país.

Mas como já sabe, a gasolina aditivada possui em sua fórmula componentes detergentes e dispersantes que evitam que depósitos de carbono se formem na parte interna do motor, evitando assim que o mesmo perda seu desempenho. E se levar isso em consideração obviamente a aditivada é melhor.