Como Funciona o Motor de Arranque de Um Automóvel?

Neste guia simplificado você vai entender como funciona o motor de arranque de um carro. Quais são os seus componentes e suas funções. Vai saber para que serve o motor de partida. Seus principais defeitos e cuidados com a peça.

qual é a função do motor de arranque dos automóveis

O próprio nome da peça já diz para que ela serve. Mas será que você sabe como funciona o motor de arranque de um automóvel?

Também muito conhecido e chamado de motor de partida, é uma peça essencial para que o motor possa funcionar corretamente.

Está peça é responsável por fazer o motor dar os seus primeiros giros, quando se da início aos ciclos de combustão interna, que faz o carro entrar em movimento saindo do lugar.

Talvez você não saiba disto, mas a muito, mas muito tempo atrás os automóveis necessitavam digamos assim que de uma forcinha extra para poderem pegar.

Era preciso girar uma manivela grande que ficava na parte externa do motor, onde ela era conectada diretamente ao eixo virabrequim.

Mas graças a tecnologia está manivela foi substituída pelos motores elétricos, no caso o motor de arranque.

E depois disto então ninguém mais iria precisar ficar girando uma manivela pesada para o veículo poder funcionar.

E como nosso único interesse aqui é ajudar nossos leitores, preparamos este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é o motor de arranque ou motor de partida de um automóvel, quais são os seus componentes, para que serve a peça, como funciona, principais problemas, cuidados e mais.

Então, fique com a gente até o fim da leitura.

qual é a função do motor de arranque dos automóveis

O que é o motor de arranque de um veículo?

O motor de arranque ou então motor de partida como é chamado por muitos, inclusive mecânicos é um motor elétrico que possui escovas onde sua função é fazer a transformação da energia elétrica em energia mecânica.

A peça, caso não saiba, é desativada automaticamente depois que a partida no automóvel é dada, ela só funciona quando a chave da ignição da partida é ligada/girada.

Ficando depois disso totalmente inoperante mesmo quando o motor do veículo está em funcionamento.

O motor de arranque está localizado junto ao sistema de transmissão e ao volante do motor nos automóveis.

Sendo este um componente muito importante, já que é ele o grande responsável por colocar o motor em funcionamento, proporcionando que o mesmo se movimento posteriormente.

E como a peça fica praticamente mais tempo parada do que funcionando, ela apresenta menos desgaste e problemas se compradas com outras peças de um carro.

Componentes de um motor de partida e suas funções:

Agora que já sabe o que é o motor de arranque de um carro, é essencial que também conheça quais são os seus componentes e as suas funcionalidades:

  1. Suporte dianteiro;
  2. Chave magnética;
  3. Conjunto de comando;
  4. Indutor;
  5. Induzido;
  6. Porta-escovas;
  7. Mancal traseiro;
  8. Impulsor.

Como funciona o motor de arranque de um automóvel?

O motor de partida de um carro funciona através da energia da bateria do veículo.

Está energia é passada pelos componentes do motor de arranque para então ser intensificada e assim poder gerar ao motor do veículo a potência que ele necessita para poder se movimentar inicialmente.

Depois de algumas rotações o motor do automóvel já consegue se movimentar por si só com seu ciclo interno de combustão.

Para que serve o motor de partida de um carro?

O motor de arranque serve para fazer a transformação da potência elétrica em mecânica para dar início aos primeiros movimentos do motor dos nossos automóveis.

No caso dos veículos considerados mais leves, como carros, dentro do motor de arranque existe um pinhão e nele tem uma pequena engrenagem em sua ponta.

E é está engrenagem que está conectada ao volante do motor.

O que pode acontecer se o motor de arranque não funcionar?

Se está peça ou algum de seus componentes não estiver funcionando da forma correta, isto então irá causar dificuldades para dar a partida no carro.

Sendo assim, dependendo de onde estiver com o automóvel será até mesmo necessário dar um tranco no veículo para ele pegar.

Mas aí é que está o problema, muitas vezes está prática pode prejudicar outras peças como por exemplo o câmbio.

Sendo assim, logo que percebido que o automóvel não quer ligar por algum defeito no motor de arranque é essencial procurar ajuda profissional em uma auto elétrica ou uma oficina mecânica de sua confiança.

Principais problemas e defeitos do motor de partida de um automóvel:

Agora que já entendeu o funcionamento da peça, e já sabe também para serve, e o que pode acontecer se a mesma não funcionar corretamente.

Saiba quais são os principais defeitos que o motor de arranque pode apresentar:

  1. Escovas;
  2. Automático da partida;
  3. Induzido;
  4. Bendix;
  5. Ruídos ou barulho ao ligar ou desligar o carro.

O que pode estragar ou danificar a peça?

Um dos principais causadores de problemas e falhas na peça com toda certeza é a falta de manutenção.

Mas não podemos deixar de citar que alguns fatores externos também podem danificar o motor de arranque e também acelerar o processo de desgaste principalmente dos componentes que tem contato elétrico e mecânico, no caso o movimento.

No entanto, existem outros fatores como por exemplo as vibrações provenientes do motor, possível instalação mal feita, e também contaminação por óleo, água e poeira externa.

Como saber se o problema é no motor de partida ou na bateria do carro?

Conforme já explicado anteriormente, o motor de arranque é alimentado pela bateria do automóvel.

Então, se por ventura não tiver carga o suficiente nela, tenha em mente que o motor de partida não será acionado.

Quando se gira a chave no seu 1º estágio, o símbolo da luz da bateria tem de se acender no painel, mas caso isto não aconteça, com toda certeza o problema é na bateria.

E caso a luz da bateria se acender quando se gira a chave no 2º estágio, e você notar que o motor de arranque está girando de forma lenta e não consegue fazer o motor do veículo funcionar, e no painel indica que a bateria está com carga baixa, o problema também é na bateria.

Mas se ao ligar seu automóvel, e você vier a ouvir tipo um estalo, e nenhum som de acionamento for emitido, neste caso o problema é mesmo no motor de arranque.

O que pode acontecer se o motor de arranque queimar?

Saiba que quando o motor de partida queima fica impossível ligar o carro, e neste caso o que precisa ser feito é levar seu veículo até uma auto elétrica ou até uma oficina mecânica de sua confiança para que um profissional possa fazer uma verificação.

Depois da verificação o profissional irá te dizer o que aconteceu e se da para fazer a troca dos componentes danificados, ou então se precisará fazer a troca por um novo motor de partida.

Qual é a duração do motor de partida de um automóvel?

O tempo de vida útil do motor de arranque de um automóvel é mensurado em número de partidas.

Onde o mesmo tem um ciclo que pode variar entre 60 mil que é o mínimo, até mesmo 150 mil partidas em caso de veículos mais atualizados e novos.

Então, se levar em consideração que um carro de passeio rode 12 mil quilômetros ano, a peça pode durar até 10 anos ou mais.

E isto sem ter a necessidade de fazer a substituição de nenhum componente.

Mas vale lembrar que para o motor de partida durar mais tenha em mente que todo o sistema como a bateria, o alternador, fios e cabos estejam também em perfeitas condições.

Odilio Júnior
Sou brasileiro natural do Paraná, tecnólogo em Processos Gerenciais. Adoro carros, rock e marketing digital. Atualmente, dedico-me à escrita, contribuindo para diversos blogs e portais abordando uma variedade de temas. Minha missão é proporcionar sempre informações de alta qualidade aos meus leitores.